A música é, antes de tudo, poesia, e pode ter muito a nos ensinar através de reflexões sobre os mais diferentes assuntos. No artigo de hoje falarei sobre uma canção em especial, Prelúdio, que faz parte do repertório do saudoso cantor Raul Seixas e foi inspirada em uma citação de Miguel de Cervantes. Em apenas três versos, que dizem que sonho que se sonha é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é uma realidade, podemos refletir sobre muitas coisas.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

A Origem da Mensagem da Canção Prelúdio

Muitas pessoas atribuem a frase que deu origem à música de Raul Seixas ao cantor John Lennon. Realmente, o músico inglês fez com que ela se tornasse mundialmente conhecida, mas a inspiração veio de um passado um pouco mais distante, mais precisamente do século XVII. Nessa época, o grande romancista espanhol Miguel de Cervantes escrevia “Dom Quixote de La Mancha”, uma obra que reúne fantasia e realidade e é considerada como a melhor do gênero ficção de todos os tempos, que é de onde a mensagem se originou.

Independente da maneira com a qual essa frase chegou até você, se foi através da canção de Raul Seixas, da citação de John Lennon ou da obra de Miguel de Cervantes, o importante é a mensagem que ela passa. Então, antes de iniciarmos a análise, te convido a pausar a leitura deste artigo e refletir a respeito. Você acha que para um sonho começar a se transformar em realidade ele precisa sair do plano individual e se tornar coletivo?

Um Sonho Que Se Sonha Só é Mesmo Apenas um Sonho?

Em primeiro lugar, devemos considerar o título da canção, que se chama Prelúdio. Esse termo, originado do latim praeludium, significa o início de algo. Nesse sentido, o sonho de ter um negócio próprio, por exemplo, pode ser um prelúdio de um futuro de sucesso. Entretanto, para que esse desejo seja transformado em realidade ele precisará sair do campo das ideias e, principalmente, ser compartilhado. Afinal, como também disse Miguel de Cervantes na obra Dom Quixote, uma andorinha só não faz verão.

Um ponto importante a ser dito é que, obviamente, uma pessoa não deve depender de outras para tomar uma atitude e ir em busca da realização de seus objetivos. A ideia da mensagem deixada pela música não é a dependência, mas sim o apoio, o trabalho colaborativo, a cocriação. Voltando ao exemplo anterior, o indivíduo que sonha em empreender precisará de pessoas que irão ajudá-lo a se preparar e, também, a colocar os planos em prática.

PSC

Pense em um sonho que já tenha realizado em sua vida e em quem o ajudou na caminhada para chegar até o destino. Por mais que o maior esforço tenha partido de você, sempre há alguém que contribuiu de alguma maneira, seja através de apoio, conselhos, ajuda financeira ou de qualquer outra forma. Assim, o sonho que começou a ser sonhado de maneira individual ganhou força com o apoio daqueles que o ajudaram a transformá-lo em realidade.

Fatos Que Comprovam Que Sonho Que Se Sonha Junto Se Torna Realidade

Depois de conhecer mais a respeito da forte mensagem da música de Raul Seixas, confira cinco fatos que comprovam que os objetivos que são sonhados em conjunto se tornam realidade.

1 – Pessoas Positivas nos Motivam

As pessoas positivas são aquelas que nos animam apenas com a sua presença, pois parecem estar sempre rodeadas de luz e de boas energias. Compartilhar um sonho com alguém assim é fantástico, porque sempre receberemos em troca uma palavra de ânimo e motivação. Mesmo que elas não possam participar ativamente da realização do objetivo em questão, apenas o seu apoio já fará uma grande diferença.

2 – Aprendemos Muito Através do Exemplo

Os pais dão educação aos seus filhos através de ensinamentos, mas devemos reconhecer que o exemplo também é fundamental e serve para tornar as palavras mais fortes. Nesse sentido, tudo aquilo que aprendemos ao observarmos as outras pessoas também contribui para que tenhamos força e atitude para realizar os nossos sonhos. É como se cada um daqueles que nos inspiraram tivesse uma parcela de responsabilidade pela nossa evolução e crescimento.

3 – A União Faz a Força

Dentro de uma empresa, é bastante comum que, vez ou outra, todos os colaboradores tenham que se unir para conseguir dar conta de uma demanda muito grande. Assim, através da união de todos, a tarefa é realizada dentro do prazo. O mesmo vale para os sonhos, que poderão se tornar realidade mais rapidamente através da união das forças de várias pessoas, que juntas são capazes de muito mais do que se estivessem agindo de forma individual.

4 – Cada Pessoa Tem Algo a Agregar

Cada indivíduo tem um diferencial que o destaca, assim, enquanto alguns são ótimos nas áreas de comunicação e escrita, por exemplo, outros se dão melhor com números e daí por diante. Nesse sentido, é como se cada pessoa fosse uma peça de um quebra-cabeça, e o sonho é a figura que irá se originar através da união de todas elas. Então, com a contribuição de cada um dos envolvidos, o objetivo pode se transformar em realidade.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

5 – Ideias Se Tornam Mais Fortes Quando Compartilhadas

Muitas vezes, uma pessoa tem sonhos secretos que julga distantes e, por isso, são sempre adiados. A partir do momento em que ela compartilha com alguém, aquela ideia deixe de ser apenas um pensamento aleatório e começa a ganhar força. O simples ato de falar sobre o assunto já é um grande passo para que um sonho individual se torne coletivo e, então, se transforme em realidade.

Para finalizar este artigo, aproveito para te perguntar: você sonha sozinho ou costuma compartilhar os seus pensamentos? Que tal aproveitar para começar a tirar os seus sonhos do campo das ideias e, de quebra, obter incentivo e, até mesmo, conseguir parceiros para a realização dos seus objetivos? Inspire-se na canção de Raul Seixas e transforme esse momento um prelúdio para o seu sucesso e a sua realização.

 

Copyright: 665626567 – https://www.shutterstock.com/pt/g/anyaberkut