Anastasios71/Shutterstock  Sócrates e a arte de levar as pessoas a refletirem através de perguntas poderosas.

Eu sei que você ficou curioso para compreender porque as perguntas funcionam tão bem para acionar nosso inconsciente. É realmente incrível como uma simples questão pode mexer com nossas crenças e colocar nosso conhecimento sobre nós mesmos na berlinda.

Para isso é preciso entender o importante papel de Sócrates para compreendermos de onde vem a base filosófica do método Coaching.

O filósofo desenvolveu no século IV a.C. o método maiêutico, que consiste na busca da verdade dentro de cada pessoa. Sua mãe era parteira, e foi com base em tal atividade que Sócrates desenvolveu o conceito do mecanismo. A prática realizada pela sua mãe, se tratava do parir do corpo, já a dele, era de “parir do saber”.

A maiêutica tem como papel, evidenciar através de uma série de perguntas precisas, a fraqueza dos argumentos do indivíduo, fazendo com que o mesmo duvide daquilo que ele acredita ser uma verdade absoluta, além de esclarecer as falhas que um discurso pode ter. Tal ação gera contradição e assim, permite que a pessoa reveja sua forma de pensar e liberte-se de preconceitos, opiniões induzidas e ambiguidades. Com isso, o indivíduo adquire o verdadeiro conhecimento e passa a pensar por si mesmo.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

O objetivo da técnica não é o de constranger a pessoa, mas sim, fazê-lo se livrar de ilusões e pensamentos tendenciosos, purificando seu pensamento. A ideia é esclarecer que todo ser humano possui a verdade latente, e que basta fazer as perguntas adequadas para o questionamento ser estimulado, e assim, a verdade ser aflorada.

PSC

E qual é a ligação da maiêutica com o Coaching? Tudo!

O poder das perguntas

Você provavelmente já sabe o quanto as respostas são poderosas, mas você já pensou no poder das perguntas? Elas provocam reações, fornecem informação, motivam as pessoas a continuarem um assunto, geram atenção, apontam caminhos e estabelecem ações. Basta fazer a pergunta correta!

A pergunta ideal deve gerar impacto e prender a atenção da pessoa, além de gerar questionamento e alimentar a discussão. Assim, ela será capaz de alterar o pensamento do indivíduo e expandir as formas de agir e pensar, gerando significados profundos.

Mas como gerar tamanha reflexão? A riqueza de ideias não está na resposta dada, mas sim, na dúvida e na crítica que a pergunta tem o poder de causar, pois ela tira a pessoa da zona de conforto e permite a observação, a interpretação, o questionamento e consequentemente, o conhecimento.

A Maiêutica e o Coaching

Como visto, a Maiêutica tem como objetivo, trazer através de uma série de perguntas, análise e reflexão para o indivíduo, até que o mesmo se veja livre de conceitos impostos e opiniões tendenciosas e assim, consiga chegar as suas próprias conclusões.

O processo de Coaching consiste exatamente em tal ação. Seu papel é o de ajudar a pessoa a sair de um estado e chegar em outro. Para tanto, a metodologia utiliza de ferramentas e técnicas comprovadas para desenvolver as habilidades do cliente, fazendo com que ele alcance o resultado esperado através das suas próprias reflexões e autoconhecimento. O Coach auxilia a pessoa em tal reflexão, para que a consiga perceber quais são suas qualidades, pontos de melhoria e trace metas assertivas.

Através de perguntas poderosas, nasce o questionamento e com ele, novas ideias e atitudes. Esse é o papel do Coaching, ajudar a pessoa a desenvolver o seu potencial e assim alcançar resultados de excelência.

Gostou de conhecer o conceito da metodologia Maiêutica e sua ligação com o Coaching? Maravilhoso! Curta, comente e compartilhe estes poderosos conhecimentos.