O filme Sociedade dos Poetas Mortos, estrelado pelo brilhante ator Robin Williams, que nos deixou em 2014, estreou nos cinemas em 1990, mas mesmo tantos anos depois esta história ainda tem grandes lições a nos ensinar. Embora retrate uma escola com alunos bastante jovens, os aprendizados vividos por eles na película podem ser aplicados a qualquer fase da vida. Então, te convido a continuar acompanhando este artigo para conferir o que eu aprendi ao assistir essa bela obra do cinema mundial.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

A História do Filme Sociedade dos Poetas Mortos

O cenário da história, que se passa em 1959, é uma escola para rapazes bastante tradicional e conservadora, chamada Academia Welton, que prega quatro valores principais, que são: excelência, disciplina, honra e tradição. Todos os professores seguem esses preceitos para ensinar as disciplinas aos jovens, até que um dia John Keating (Robin Williams) é contratado para dar aulas de literatura e as coisas começam a mudar.

O novo professor tinha ideias um tanto quanto diferentes da direção e do restante do corpo docente. Para ele, era muito importante que aqueles garotos desenvolvessem um senso crítico para formarem suas próprias opiniões e, assim, pudessem ir em busca de seus sonhos e convicções. Então, decide fundar um grupo, chamado Sociedade dos Poetas Mortos, com o intuito de levá-los a refletirem a respeito da vida através da poesia. Sua postura começou a inspirar todos aqueles alunos, que antes eram condicionados a apenas seguirem um padrão, sem se questionarem a respeito do caminho que seguiam.

As Principais Lições do Filme Sociedade dos Poetas Mortos

Esse é um filme que realmente vale a pena assistir e que é inspirador para pessoas de todas as idades. Cada um, através de sua experiência, poderá chegar a diferentes conclusões em relação à história. Aqui, irei compartilhar os pontos que achei mais tocantes, espero que eles façam sentido para você e te inspirem de alguma forma.

1 – A Importância de Aproveitar Cada Dia

O conceito de Carpe Diem (expressão em latim que significa aproveite o dia) é bastante marcante e nos mostra a importância de vivermos cada dia na essência, pois o tempo é implacável e, uma vez que passa, não pode ser recuperado. Essa é uma lição muito valiosa porque, muitas vezes, as pessoas se preocupam demais com o futuro e deixam de viver o hoje, o agora. Contudo, é no presente que a mágica acontece e temos o poder de agir e transformar os nossos sonhos em realidade.

2 – A Mudança Começa Dentro de Cada Um

PSC

Quando chegou ao novo emprego, o professor John Keating tinha ideias bastante diferentes em relação à direção da escola e aos alunos. Ao invés de simplesmente esperar que a mudança acontecesse, ele começou a fazer a sua parte e suscitou a transformação no pensamento de todos aqueles jovens através da poesia. A lição que fica é a de que se deseja que algo mude, comece por você. Se algo te incomoda no mundo, pense em como pode agir para iniciar uma mudança dentro de si, pois esse sempre será o primeiro passo.

3 – Honre Sua Individualidade

Cada indivíduo é único e tem suas próprias ideias e sonhos. Através das aulas do professor, todos aqueles jovens puderam descobrir isso e deixaram para trás a postura padronizada que seguiam e que era imposta pela escola. O universo é extraordinário porque é formado por pessoas diferentes, o que permite que cada um contribua com a sua individualidade. Portanto, tenha orgulho de ser quem é, de expressar o que pensa e ir em busca da realização de seus objetivos.

4 – Faça o Que Te Deixa Feliz

Muitas vezes, as pessoas fazem uma ideia equivocada sobre o que seja necessário para ser feliz. Ter um bom cargo em uma empresa, uma família considerada perfeita, uma condição financeira estável não são garantia de felicidade porque não há uma fórmula padrão. Cada um deve buscar a realização da sua própria imagem do que é ser feliz, porque é ela que dará sentido para todas as outras conquistas.

5 – Desapegue-se da Opinião de Terceiros Sobre Você

Para que os alunos pudessem mudar o seu modo de viver e irem atrás de sua felicidade, eles precisaram desapegar da opinião de outras pessoas. Todos nós devemos fazer o mesmo porque quando tentamos agradar aos outros corremos o risco de desagradar a nós mesmos. Por isso, não permita que aquilo que terceiros pensam ao seu respeito pese no momento em que for tomar alguma decisão em relação à sua vida. Concentre-se no que você pensa, nos seus valores e no que acredita que é o melhor.

6 – Mude o Ângulo e Pense Por Si Mesmo

O professor disse aos seus alunos que quando eles acharem que entendem muito sobre algo, que tentassem enxergar aquilo através de um novo ângulo, para que pudessem chegar a outras conclusões. Através dessa lição, a ideia que fica é a de que devemos sempre fugir da ideia de conformismo e buscarmos ir além. Sempre há novos aspectos a serem explorados e pensamentos a serem aperfeiçoados. Permita-se analisar uma mesma situação de maneiras diferentes e, assim, tirar as suas próprias conclusões sem interferências externas.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

7 – Seja Fiel ao Seu Propósito

Por fim, a última lição que me marcou ao assistir essa bela história foi à garra do professor John Keating para cumprir o seu propósito de transformar vidas. Ele acreditava que todos aqueles jovens poderiam pensar por si próprios, ir atrás de seus sonhos e seguiu firme até mostrar isso a eles, mesmo contra a vontade da direção da escola. No contexto do filme, por conta do conservadorismo da época, essa postura lhe custou o emprego, mas, de qualquer forma, ele conseguiu deixar o seu legado.

Se ainda não assistiu ao filme, assista e volte para me contar nos comentários o que achou. Se já assistiu, veja de novo, pois a cada vez poderá encontrar lições diferentes. Aproveite e compartilhe também a sua opinião. Espero que essa bela história te inspire de alguma forma e te leve a seguir o principal ensinamento do professor aos seus alunos, que é: Aproveite o dia! Faça de sua vida algo extraordinário!

Copyright: 644371840 – https://www.shutterstock.com/pt/g/romrf