Voltar

Socialização – Por que é importante?

Publicado em | 0 comentários

Rawpixel.com/Shutterstock O “Homem é um animal social” e, como tal, precisa estar em contato com seu semelhante e interagir com ele

“O homem é um animal social”. Está frase, do filósofo grego, Aristóteles, provem de uma de suas teorias, que defende o ser humano como sendo um socializador nato. Para ele, precisamos nos relacionar uns com os outros para nos sentimos plenos verdadeiramente e, isso, é o que nos diferencia dos demais animais.

Este pensamento corrobora a teoria das Três Necessidades Básicas do Ser humano (Ser Amado, Ser Reconhecido e Ter o Direito de Errar). Para que isso seja possível, precisamos estar contato com outras pessoas e desenvolver vínculos que nos possibilitem sermos amados, reconhecidos e perdoados realmente.

A socialização é importante porque é à base das relações humanas. Quando ela é gregária, possibilita estar em meio às pessoas e criar relacionamentos pessoais e profissionais com elas. Do contrário, quando não gostamos ou não nos sentimentos bem fazendo contato, tendemos a nos afastar do processo de comunicação e a nos tornar indivíduos mais solitários.

A Comunicação é a base da Socialização

O homem é o único animal que se manifesta por meio da comunicação verbal. Desenvolveu este meio de expressão para que pudesse fazer de sua linguagem uma forma única de diálogo com os seus semelhantes. Por meio de sua fala, ele pode expressar empatia, emoções, sentimentos, ideias, intenções e verbalizar seus sonhos, desejos e ideologias.

No processo de socialização, que representa estar e participar ativamente da sociedade, nós exercemos nossa comunicação para desenvolvermos relações interpessoais no trabalho e na vida pessoal. Isso possibilita construir relacionamentos positivos, amizades e um ambiente de cooperação e fraternidade.

Neste contexto onde, invariavelmente, todos nós precisamos nos comunicar, as pessoas tímidas ou que têm maiores dificuldades em socializar, acabam sendo as mais prejudicadas. Digo isso, porque tanto no trabalho como nas amizades e em família, este obstáculo limita a que elas possam mostrar seu potencial como profissional e suas ideias e sentimentos.

A linguagem é um dos meio que criamos para demonstrar quem somos na essência. Ela se complementa por meio de nossos comportamentos e, estes por sua vez, evidenciam nossas qualidades, competências, talentos, pontos de melhoria e diferenciais.

A socialização permite ainda mostrar o melhor que habita em nós e criar vínculos positivos com as pessoas ao nosso redor. Socializar é estar aberto ao outro do mesmo modo que este deve estar a nós; é ouvir e ser ouvido, amar e ser amado, respeitar e ser respeitado, reconhecer e ser reconhecido e ter direito de expressar o que pensamos livremente. Por isso ela é tão importante!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!