socializacao-importancia

Socialização – Por que é importante?

Por: José Roberto Marques | Blog | 19 de abril de 2018

“O homem é um animal social”, essa frase do filósofo grego Aristóteles (384 a.C – 322 a.C.) provém de uma de suas teorias, que defende o ser humano como um indivíduo que gosta da socialização desde o início da vida. Para ele, precisamos nos relacionar uns com os outros para nos sentimos plenos verdadeiramente e, isso, é o que nos diferencia dos demais animais.

 

Este pensamento corrobora a teoria das Três Necessidades Básicas do Ser humano:

 

 

Para que isso seja possível, precisamos estar contato com outras pessoas e desenvolver vínculos que nos possibilitam ser, de fato, amados, reconhecidos e perdoados.

 

A socialização é importante porque é à base das relações humanas. Quando ela é gregária, possibilita estar em meio às pessoas e criar relacionamentos pessoais e profissionais com elas. Do contrário, quando não gostamos ou não nos sentimentos bem fazendo contato, tendemos a nos afastar do processo de comunicação e a nos tornar indivíduos mais solitários.

 

A comunicação é a base da socialização

 

O homem é o único animal que se manifesta por meio da comunicação verbal. Desenvolveu este meio de expressão para que pudesse fazer de sua linguagem uma forma única de diálogo com os seus semelhantes. Por meio de sua fala, ele pode expressar empatia, emoções, sentimentos, ideias, intenções e verbalizar seus sonhos, desejos e ideologias.

 

No processo de socialização, que representa estar e participar ativamente da sociedade, nós exercemos nossa comunicação para desenvolvermos relações interpessoais no trabalho e na vida pessoal. Isso possibilita construir relacionamentos positivos, amizades e um ambiente de cooperação e fraternidade.

 

Neste contexto onde, invariavelmente, todos nós precisamos nos comunicar, as pessoas tímidas ou que têm maiores dificuldades em socializar, acabam sendo as mais prejudicadas. Isso porque tanto no trabalho como nas amizades e em família, este obstáculo as limita na hora de mostrar seu potencial como profissional, suas ideias e seus sentimentos.

 

A linguagem é um dos meios que criamos para demonstrar quem somos na essência. Ela se complementa por meio de nossos comportamentos e, estes por sua vez, evidenciam nossas qualidades, competências, talentos, pontos de melhoria e diferenciais.

 

Socialização organizacional

 

Base das relações humanas, a comunicação e a socialização também são fundamentais dentro do conjunto de ações de uma organização, sendo extremamente importante para integrar os colaboradores e fazer com que todos sigam o mesmo conjunto de normas e valores e sintam-se parte de um sistema único.

 

Entende-se como socialização organizacional o conceito que tem como foco, receber e adaptar novos colaboradores à cultura de uma empresa, transmitindo, assim, seus valores, o comportamento desejado na mesma e quais serão as funções do profissional.

 

O processo de socialização é essencial não só para a gestão da empresa, como também para o colaborador, que começa suas atividades dentro da organização com menos ansiedade, estresse, expectativa e medo do desconhecido.

 

E isso acontece, justamente, porque a socialização organizacional é caracterizada por aspectos característicos que envolvem a pessoa durante todo o processo. Sendo assim, ela passará pela seleção inicial, será apresentada a um grupo de trabalho e, em seguida, participará de um programa de integração, que o farão gerar os resultados esperados pela organização.

 

Vantagens da socialização organizacional

 

Além disso, a socialização organizacional também traz algumas vantagens como:

 

  • Melhora o desempenho do novo profissional;
  • Permite que o colaborador entenda seu papel quanto o trabalho realizado na empresa;
  • Desenvolve competências, habilidades e conhecimentos;
  • Promove o relacionamento interpessoal;
  • Favorece a disseminação da cultura organizacional;
  • Reduz a rotatividade de profissionais;
  • Iguala as expectativas da empresa e do novo colaborador.

 

Ao implementar a socialização organizacional, a empresa melhora a sua imagem e garante que o novo profissional sinta-se parte importante da organização e do seu desenvolvimento e então, trabalhe de forma eficaz e engajada e entregue resultados de excelência.

 

Dicas para socializar no ambiente de trabalho

 

Às vezes, nos esquecemos como simples ações são capazes de transformar as nossas relações no ambiente profissional e pessoal. Se você é novo na empresa, ou tem alguns bloqueios sociais, como timidez e introversão, fique atento a pequenas dicas que podem revolucionar a forma como você lida com as pessoas a sua volta. Veja como isso é possível e comece a socializar:

 

 

  • Sorria: sorrir com frequência pode ajudar você a melhorar os relacionamentos interpessoais e trazer melhorias para a sua vida pessoal e profissional. Isso acontece porque, ao sorrir, você mostra para as pessoas ao seu redor que você está aberto e receptivo a uma aproximação. Pesquisas mostram que os sorrisos ajudam as pessoas a se aproximar e a iniciarem uma conversa. E os benefícios vão além das relações, mas o bom humor e os sorrisos trazem benefícios para a sua saúde também. Uma vez que o cérebro entende que você se encontra em um lugar agradável, ele passa a liberar os hormônios da endorfina e serotonina, que geram uma sensação de prazer e bem-estar.

 

 

 

  • Chame as pessoas pelo nome: parece simples, mas muita gente se esquece dia na correria do dia a dia. Monitore-se e tente usar o nome das pessoas ao seu redor, quando estiver se dirigindo a elas. Você vai perceber que o ato, apesar de singelo, mudará a forma como as pessoas interagem com você durante as conversas. Isso acontece porque ao ouvir o seu próprio nome a pessoa passa a ficar totalmente focado em você e tende a ter um comportamento mais simpático e aberto. Não custa tentar, vai!

 

 

Processo de socialização para pessoas tímidas e introvertidas

 

A socialização pode ser o maior pesadelo para as pessoas que sofrem de timidez e introversão. No entanto a dificuldade de se relacionar com as pessoas ao seu redor, pode ser melhorada com acompanhamento de profissionais e treinamentos de Coaching. Nunca ouviu falar?

 

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano, que usa técnicas e ferramentas que proporcionam o despertar do potencial infinito que cada indivíduo possui. E isso pode ser aplicado para várias necessidades, como a de manter relações saudáveis com as pessoas em diferentes ocasiões da vida.

 

Todo a metodologia deste processo é pautado a partir do autoconhecimento, o caminho mais efetivo para identificar suas verdadeiras motivações pessoais e profissionais. A partir desta clareza de compreensão sobre si mesmo, se torna natural encontrar recursos internos que estimulem a socialização com outras pessoas.

 

O autoconhecimento também permite obter maior domínio sobre as próprias emoções, e consequentemente sobre seu comportamento, conduzindo-o de maneira favorável ao alcance de metas e objetivos.

 

Sabendo da importância do assunto, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) criou o curso Professional & Self Coaching para despertar o seu melhor e lhe ajudar na conquista de resultados extraordinários em sua carreira!

 

Ao realizar a formação PSC do IBC, você estará munido de técnicas e ferramentas, tendo um diferencial competitivo de mercado, pois desenvolverá habilidades e otimizar suas competências para alcançar seus resultados em um curto espaço de tempo. Além disso, estará apto a aplicar seus conhecimentos em Coaching em pessoas, equipes e organizações, tanto no âmbito profissional como no pessoal.

 

Como vimos, a socialização permite mostrar o melhor que habita em nós e criar vínculos positivos com as pessoas ao nosso redor. Socializar é estar aberto ao outro do mesmo modo que este deve estar a nós; é ouvir e ser ouvido, amar e ser amado, respeitar e ser respeitado, reconhecer e ser reconhecido e ter direito de expressar o que pensamos livremente. Por isso ela é tão importante!

 

E você, como costuma se socializar no dia a dia? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

Copyright: 502885915 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ivanko80