Voltar

Sob Pressão? Saiba manter a calma

Publicado em | 0 comentários

Ismagilov/ Shutterstock Saber lidar com a pressão é essencial para termos qualidade de vida

Você sabe lidar com a pressão? Como reage em momentos de forte tensão? O certo é que todos nós estamos expostos a estes contratempos, por isso é muito importante desenvolver nosso controle emocional que, nestes casos, é sempre exigido ao máximo.

Estar sob pressão ao mesmo tempo, que leva o ser humano a testar suas forças mentais e limites emocionais, também o estimula a ser mais criativo e empreendedor. Deste modo, a pessoa pode encontrar soluções efetivas, coesas e rápidas para resolver seus problemas, sejam eles profissionais ou pessoais.

Neste sentido, podemos afirmar que saber lidar com a pressão do dia a dia é um diferencial competitivo essencial. Este componente se destaca ainda mais em momentos de crise, quando as empresas precisam que seus colaboradores mostrem todo o seu potencial.

Já no âmbito pessoal, os indivíduos que dominam esta capacidade também conseguem ser mais assertivos na tomada de decisão e mais resolutivos quando enfrentam seus dilemas. Se você também deseja melhorar esta habilidade, veja a seguir minhas poderosas dicas para manter a calma.

 Dicas para Lidar com a Pressão do Dia a Dia

  • Mantenha a Organização – Para evitar o acúmulo de trabalho e a pressão por atrasos, procure organizar suas demandas, definir a importância e prioridade de entrega, levando em conta sempre o grau de dificuldade de cada execução. Isso facilita a administração das tarefas e evita desgastes emocionais.
  • Evite Acumular Funções – Se você já está no limite e ficando cada vez mais sobrecarregado, evite assumir novas responsabilidades. Para isso, converse com seu gestor, exponha a situação e, se preciso, peça ajuda para não atrasar seu trabalho e acumular atividades. A mesma dica serve para sua vida pessoal. E lembre-se: é importante saber dizer não!
  • Procure Entender-se – Que situações lhe deixam tenso? Quais pessoas lhe pressionam mais? Que problemas lhe tiram do sério? Procure identificar todas as pessoas e situações que lhe fazem sentir pressionado e, a partir daí, busque ferramentas para lidar com cada tipo de situação.
  • Separe as Coisas – Evite dar ouvidos a boatos e fofocas, tanto dentro como fora do trabalho, e não misture sua realidade com os problemas das outras pessoas. Isso evita sofrer, por antecipação, por situações que nem podem vir a ocorrer.
  • Permita-se Relaxar – Nada de perder seus momentos de lazer, com amigos e família, falando ou pensando em problemas. Permita descansar sua mente e aliviar a tensão fazendo atividades prazerosas e na companhia das pessoas que você ama. Isso ajuda a recarregar as energias e clarear as ideias.

Como o Coaching Ajuda a Superar Momentos de Pressão

Tudo na vida é resultado do modo como pensamos, agimos e reagimos às situações. Neste sentido, para ajudar a lidar melhor com os momentos de crise e pressão, o processo de Coaching se apresenta como uma ferramenta poderosa e efetiva.

Com suas técnicas e ferramentas, esta metodologia extraordinária, de desenvolvimento humano, ajuda a pessoa a aprimorar sua inteligência emocional para, deste modo, fazer uma melhor análise das situações, aprender a reagir do modo certo aos acontecimentos e resolver os problemas, com mais assertividade.

Além de desenvolver novas competências e habilidades técnicas e emocionais, o Coaching também ajuda o indivíduo e eliminar comportamentos sabotadores e crenças limitantes, o que, na maioria das vezes, é o que impede as pessoas de lidarem melhor com os momentos onde estão sob forte pressão.

Permita-se ir além também! Faça a Formação Professional & Self Coaching; aprenda a controlar suas emoções e potencialize seus resultados. Faça o PSC!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!