Assim como o corpo pode passar por desequilíbrios que desencadeiam diversos tipos de doenças, a mente também pode. Enxergar problemas físicos e emocionais com a mesma seriedade é essencial para colocar fim ao preconceito relacionado aos transtornos mentais e incentivar mais pessoas a buscarem tratamento. A Síndrome de Borderline é um exemplo de uma condição psicológica que pode acometer um indivíduo e influenciar na forma como ele pensa e se comporta.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

O Que é a Síndrome de Borderline?

Também conhecida como Transtorno de Personalidade Limítrofe, a Síndrome de Borderline faz com que uma pessoa esteja sempre no limite entre uma emoção e outra. Assim, ela pode alternar momentos de intensa alegria e tristeza em um curto espaço de tempo. A principal diferença entre essa condição e o Transtorno Bipolar é que as mudanças acontecem de maneira mais rápida, podendo levar o indivíduo a mudar subitamente de humor várias vezes em um mesmo dia.

O nome borderline, que significa limite em português, foi dado porque, no passado, as doenças de ordem mental eram classificadas em neuroses ou psicoses. Então, quando esse transtorno foi descoberto, os médicos perceberam que ele não se encaixava em nenhuma dessas categorias, pois se posicionava no limite entre as duas classificações.

As causas do transtorno podem tanto estar relacionadas à genética, quanto a um desequilíbrio ocorrido no cérebro e a experiências traumáticas vividas na infância, como o bullying e outros tipos de abuso, por exemplo. É algo bastante delicado que deve ser tratado com muita seriedade, principalmente por parte dos familiares e amigos. O preconceito e os julgamentos apenas farão com que o indivíduo que está passando pelo problema sofra ainda mais e possa ter os seus sintomas agravados.

Principais Sintomas da Síndrome de Borderline

O sintoma mais marcante em um indivíduo portador da Síndrome de Borderline é a mudança súbita de humor e a forma intensa com a qual ele experimenta as emoções. Além desses, existem outros sinais que ajudam a identificar o transtorno. Veja quais são eles.

  • Medo de sofrer abandono por parte de amigos e familiares;
  • Alterações intensas de humor, podendo sair de um estado de depressão para euforia em um curto espaço de tempo;
  • Agir de forma impulsiva e sem considerar os riscos envolvidos;
  • Relacionar-se com outras pessoas de forma intensa e instável;
  • Todas as emoções são sentidas de uma forma extremamente intensa e o indivíduo não consegue se controlar;
  • Sentir-se inseguro e inadequado;
  • Sensação de grande vazio interior.
PSC

Por conta desses sintomas, causados principalmente pelo descontrole emocional, um indivíduo com borderline pode se envolver em situações perigosas ou que causem outros tipos de prejuízos, como: fazer uso de substâncias ilegais; automutilação; atentar contra a própria vida; se envolver em brigas; dirigir de maneira imprudente; gastar dinheiro sem pensar.

Diagnóstico e Tratamento da Síndrome de Borderline

O diagnóstico da Síndrome de Borderline deve ser dado por um profissional da área da saúde mental, baseado em análises feitas sobre as informações relatadas pelo paciente durante a consulta e o seu comportamento, propriamente dito. Além disso, são realizados alguns tipos de exames para descartar outros tipos de doença que possam estar se manifestando através de sintomas parecidos, como o Transtorno Bipolar, problemas na tireoide, esquizofrenia e depressão.

Com o diagnóstico em mãos é possível dar início ao tratamento correto, que costuma incluir medicação e psicoterapia. Enquanto os remédios atuam para tratar sintomas específicos, a terapia entra em cena como uma forma de autoconhecimento, para que o paciente se conheça melhor e, aos poucos, comece a aprender a identificar e a controlar as suas emoções.

Vale lembrar que o apoio de pessoas próximas é fundamental para que o paciente se sinta verdadeiramente acolhido e siga as indicações médicas à risca, aumentando assim as chances de sucesso. Por isso, em muitos casos, é interessante que a família também participe de algumas sessões de terapia, para aprender a lidar com a situação de forma positiva e evitar o abandono ou o excesso de proteção.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

Como Lidar Com uma Pessoa Que Tem a Síndrome de Borderline

Se você tem um familiar ou amigo que está apresentando esses sintomas ou já foi diagnosticado com a Síndrome de Borderline, saiba que existem formas de ajudá-lo e acolhê-lo nesse momento delicado. Veja quais são as medidas que se pode tomar.

Busque Informações: procurar informações em fontes confiáveis, como em livros e sites especializados, e também conversando com profissionais da área da saúde mental, é uma ótima maneira de entender melhor o que está se passando na vida do seu ente querido.

Cuide de Si: por mais que exista outra pessoa com um problema e que precise da sua atenção, é essencial que também cuide de si. Afinal, você precisará estar se sentindo bem física e mentalmente para oferecer o seu melhor ao outro e realmente poder ajudá-lo.

Incentive o Tratamento: seguir o tratamento à risca é fundamental para que os sintomas sejam controlados e o indivíduo possa levar uma vida normal. Portanto, incentive-o e o ajude, seja acompanhando-o nas consultas, lembrando o horário da medicação, enfim, demonstrando o seu apoio.

Participe de Grupos de Apoio: existem diversos grupos, online e presenciais, que oferecem apoio aos familiares de pacientes que sofrem de Borderline. Trocar experiências com essas pessoas pode ser uma ótima maneira de aprender a lidar melhor com o problema e perceber que não está só.

Comunique-se de Forma Clara: lembre-se que alguém que tem Borderline já passa por problemas para equilibrar as suas emoções, que são extremamente intensas, portanto, evite se mostrar irritado em relação a ele. Opte sempre por se comunicar de forma clara e com tranquilidade, sem se exaltar.

Mantenha a Atenção: em momentos de crise, o indivíduo pode se descontrolar a ponto de se machucar ou atentar contra a própria vida. Nesse sentido, é muito importante que a família se mantenha atenta ao ouvir comentários envolvendo esse tipo de atitude, a fim de evitar que ameaças se concretizem.

A Síndrome de Borderline é um transtorno que, apesar de delicado e impactar em toda a vida de um indivíduo, pode ser controlado. Quando o tratamento é realizado da forma correta e há o apoio das pessoas próximas, é possível ter os sintomas reduzidos e, assim, levar uma vida normal.  

 

Copyright: 464119868 – https://www.shutterstock.com/pt/g/brasil%20creativo