simplicidade

Simplicidade – Nossa Maior Riqueza

Por: José Roberto Marques | Blog | 19 de março de 2018

Muitas vezes supervalorizamos aquilo que é complicado e deixamos de lado as coisas que são simples, mas que, nem por isso, são menos positivas. Isso vale para relacionamentos, estilo de vida, diálogos, solução de problemas diários e mais uma infinidade de situações. Nesta contramão vai à simplicidade, que é algo extraordinário, pois nos traz o significado e a beleza das coisas simples e que nem por isso são menos importantes. Por isso mesmo, para saber desfrutar de todas as coisas positivas que ela nos traz, antes de tudo, é necessário aprender a enxergá-la e valorizá-la.

Simplicidade Rima Com Felicidade!

Imagine que está em uma mesa com as pessoas que mais ama para fazer uma refeição. Acha que a origem dos pratos que serão servidos irá impactar na felicidade desse momento e torná-lo mais ou menos especial? Digo no sentido de serem receitas simples e caseiras ou preparadas por um grande e renomado chef. A verdade é que o sabor mais marcante não estará no prato elaborado, mas sim no fato de estar na presença daqueles que ama e é exatamente aí que mora a simplicidade.

Em se tratando de relacionamentos, nem sempre é a paixão mais avassaladora que irá permanecer e te fazer mais feliz. Talvez, aquela pessoa que surgiu de mansinho e que entrou calmamente em sua vida, sem causar grandes tempestades, se torne mais marcante do que aquele sentimento que já começou intenso e arrebatador. Aprender a valorizar a simplicidade fará com que adquira uma nova visão a respeito de tudo e saiba que nem sempre o caminho mais complicado é o melhor.

O nascimento de um bebê, por exemplo, é cheio de simplicidade e amor. Mãe e filho estão ali, se encontrando pela primeira vez e, todo o resto, ao seu redor para, por um instante para que eles possam viver aquele momento único. Quando sentem o cheiro um do outro pela primeira vez a conexão começa a ser feita, e quando o bebê encontra o colo de sua mamãe, toda a magia da vida se realiza. Tudo tão simples e ao mesmo tempo tão profundo e significativo. A simplicidade da vida está em dar valor a estes minutos e em saber apreciá-los.

 

Dicas Poderosas Para Começar a Apreciar a Simplicidade da Vida

Ser simples não quer dizer ser simplório. Muitas pessoas confundem estas ideias e acreditam que, para ter grandes momentos na vida, precisam necessariamente passar por eventos épicos. Aprender a apreciar a simplicidade é simples, basta querer e se dedicar. Para te ajudar nesse processo e para apurar sua visão, preparei algumas dicas especiais. Confira!

1 – Repense as Suas Necessidades

Reflita a respeito da sua vida como um todo, incluindo as coisas que possui, objetos, relacionamentos, compromissos. Todos eles são realmente importantes e estão contribuindo para a sua felicidade? Pense nisso e fique apenas com aquilo que estiver em congruência com seus objetivos e valores. Acumular coisas demais torna a vida mais complicada e te leva para longe do que está buscando, a simplicidade. No caso dos objetos, faça doações para pessoas que estejam precisando e sinta a satisfação de fazer o bem.

2 – Descubra o Que Te Faz Feliz

Você sabe o que te deixa feliz? Ao encontrar a resposta para essa pergunta irá chegar ao caminho para encontrar a simplicidade. Pense nos momentos da sua vida que mais enchem o seu coração de alegria, aqueles que torce para chegar e sempre aproveita ao máximo. Alguns exemplos: viajar para conhecer lugares novos, passar um tempo com a família, receber os amigos em casa, ler, caminhar, preparar receitas saborosas, aprender coisas novas. As opções são inúmeras, encontre as suas e valorize esses momentos.

3 – Valorize as Experiências

Ter o sonho de adquirir um bem e trabalhar para realizar isso não é nenhum pecado e nem faz de você melhor ou pior do que ninguém. O problema acontece quando as coisas começam a ser mais valorizadas do que as experiências. Ter o carro do ano é maravilhoso, mas utilizá-lo para sair com a família ou os amigos para fazer um passeio não tem preço. Aprender a dar valor para as experiências irá te ajudar a enxergar melhor o quanto a simplicidade pode ser extraordinária.

4 – Aprecie a Paisagem

Essa dica pode ser aplicada tanto literalmente quanto metaforicamente. No sentido literal, a ideia que quero passar é a de olhar ao seu redor, apreciar a natureza ou mesmo a paisagem formada por edifícios nas grandes cidades, o céu em todas as suas fases, ensolarado, nublado ou estrelado. Já no sentido metafórico, sugiro que aproveite ao máximo as experiências ao invés de esperar para ser feliz apenas quando atingir os seus objetivos. Sempre haverá algo para ser apreciado, basta abrir os seus olhos e enxergar.

5 – Passe Mais Tempo Com as Pessoas Que Ama

A vida é bastante corrida e a maioria das pessoas, que precisam se desdobrar entre o trabalho, os cuidados com a família e os afazeres domésticos. Contudo, se você for se manter sempre preso a isso, dificilmente conseguirá desfrutar da presença de todos aqueles que ama e dar a cada um a atenção que merecem. Nesse sentido, sugiro que priorize esses encontros da mesma forma que faz com suas obrigações do dia a dia. Esses momentos irão te ensinar cada vez mais a valorizar a simplicidade do amor.

6 – Exerça a Gratidão

A gratidão é um sentimento maravilhoso que faz com que os seus olhos se abram para tudo de bom que já conquistou em sua vida. É como colocar luz sobre as coisas positivas que já aconteceram, para que veja o quanto tem motivos para se alegrar e agradecer. Essa é mais uma maneira de dar o devido valor para as coisas que muitas vezes passam despercebidas, como o fato de estar vivo e com saúde, ter as pessoas que ama por perto e mais uma infinidade de outros motivos.

7 – Simplifique a Sua Vida

Analise a sua vida em relação aos mais diferentes aspectos e pense no que pode fazer para torná-la mais simples. Verificar as suas finanças e eliminar gastos excessivos e desnecessários, manter a rotina organizada para que não fique sobrecarregado de tarefas e consiga dar conta de tudo o que é realmente importante, repensar as suas preocupações. Tudo isso são exemplos de atitudes que podem te ajudar a simplificar a sua vida e te levar a viver de forma mais leve.

A simplicidade é nossa maior riqueza porque ela nos mostra o quanto podemos ser felizes com pouco. Lembrando que a intenção não é utilizá-la como motivo para se acomodar, mas sim para agradecer pelo que se possui e evitar os excessos, que são sempre prejudiciais. Ao eliminar aquilo que está sobrando em sua vida, poderá canalizar as suas energias para o que realmente considera importante.

Volte a sua atenção para si, descubra o que te faz feliz e aprenda a dar valor para as pequenas coisas. Esse é o caminho para entender que o ser é muito mais valioso do que o ter. Espero que tudo o que compartilhei neste artigo tenha feito sentido para você e que te inspire a olhar ao seu redor e identificar todos os motivos que tem para se alegrar e agradecer. Simplifique!