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Significado de Stakeholders – O Que São?

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Kritchanut/Shutterstock Os Stakeholders são poderosos aliados das empresas e estão presentes em todas as instâncias das sociedade

Stakeholders é uma palavra de origem inglesa que designa as partes interessadas em um projeto. Dentro de um planejamento estratégico, são os profissionais escolhidos para realizar determinado projeto e os responsáveis por conduzir sua realização até o alcance dos resultados desejados.

O significado de stakeholders foi criado pelo filósofo americano Robert E. Freeman, em 1984, quando lançou o livro: Gestão Estratégica e apresentou sua teoria das “partes interessadas”. Para o professor de Administração de Negócios, numa empresa não apenas os acionistas, colaboradores e clientes se configuram como stakeholders, mas também o governo, as associações sociais, imprensa, sindicatos, comunidades e os fornecedores envolvidos em seus processos.

Na prática os stakeholders podem ser tanto os profissionais que trabalham, temporariamente, em um projeto específico, quanto àqueles que possuem relações com a missão e visão da empresa. Contudo, segundo Freeman, o objetivo de todos sempre deve ser o de trabalhar em direção a três elementos centrais: satisfação das necessidades, compensação financeira e o compromisso com a ética empresarial e profissional.

Exemplos de Stakeholders

Donos e Acionistas: Os empresários são os stakeholders que criam as empresas, organizam seus processos e as colocam no mercado para que possa oferecer seus produtos e serviços ao público alvo. Devem respeitar as normas vigentes e buscar incluir sempre as melhores práticas de gestão. Os acionistas, por sua vez, são aqueles que acreditam em suas ideias e, por isso, resolvem investir seu capital no crescimento do empreendimento visando obter retorno sobre o mesmo.

Colaboradores: Este é o capital humano das empresas, composto por todos os profissionais e todos os setores de uma organização. O seu trabalho individual e coletivo, técnico, operacional e intelectual, colabora, direta e indiretamente, para que a criação de boas ideias, soluções, para vencer os momentos de crise e para que os resultados sejam plenamente alcançados. Isso proporciona tanto o crescimento da empresa como a evolução contínua das pessoas envolvidas em seus processos.

Consumidores: São aqueles que consomem os produtos e serviços das empresas, proporcionam o retorno financeiro para a organização e fazem a cadeia produtiva girar e ganhar todo o sentido. Sem os clientes as empresas não existem e não podem ter colaboradores, donos ou acionistas. São eles que investem seu dinheiro na sua marca e alimentam a economia de modo geral.

A Importância dos Stakeholders

No dia a dia de uma empresa, mesmo sem que todas as partes entendam plenamente a sua importância nos processos e no alcance dos resultados, todos são stakeholders. Como tal, todos os envolvidos devem oferecer seu melhor para que as exigências e necessidades sejam plenamente atendidas.

Neste sentido, o setor de RH em conjunto com as lideranças, deve trabalhar ativamente para que os colaboradores entendam, na prática, como seu trabalho individual e em equipe, é essencial. Esta interligação de energias, investimentos, engajamento e comprometimento por parte dos investidores, profissionais, fornecedores e demais stakeholders potencializa ainda mais o sucesso das ações. Invista nesta ideia e obtenha grandes resultados!

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