sinergia

Significado de Sinergia Como ela Impacta o nosso Dia a Dia?

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de dezembro de 2017

Você sabe qual o significado de Sinergia? Pois bem, esta é uma palavra de origem grega, derivada do termo – synergía. Podemos defini-la como um sistema de cooperação, onde a soma dos esforços comuns, de todos os envolvidos, leva ao alcance efetivo de determinada meta ou objetivo.

Por isso mesmo, a sinergia é fundamental em nosso dia a dia de trabalho, pois quando está presente neste ambiente, é um fator de motivação essencial ao alcance dos resultados. Neste sentido, para ter sucesso em sua gestão, os líderes e suas equipes precisam estar sinergicamente conectados, ou seja, atuando em conjunto para que as demandas e projetos tenham êxito.

Sem esta cocriação, não há empatia, engajamento e os colaboradores não se reconhecem como sendo realmente importantes nos processos da empresa. Não adianta apenas o gestor ou a organização quererem alcançar uma meta, por exemplo. Para atingi-la todos os envolvidos devem estar alinhados e comprometidos com a mesma, numa relação de sinergia pura.

O impacto da sinergia no dia a dia

Não há como negar que o impacto da sinergia, seja em um ambiente profissional ou não, é altamente positivo. São inúmeros os benefícios que ela traz, uma vez que por meio dela as pessoas passam a se ajudar mutuamente, com o objetivo de realizar e alcançar um objetivo que será benéfico a todos. Veja de que forma isso acontece:

Estimula a união

Dentro de uma empresa, para que um processo seja verdadeiramente efetivo, é necessário que haja união, que todos tenham a consciência de que é somente por meio da cooperação mútua que os objetivos serão alcançados. Sendo assim, a sinergia entra neste contexto como um elemento de grande importância, pois é através dela que as pessoas vão enxergar o quão o seu empenho, participação e dedicação são fundamentais para que tudo saia conforme o planejado.

Dessa maneira, em todos os ambientes nos quais ela está presente, as pessoas tendem a se unir mais em prol da realização das metas e objetivos propostos a elas.

Gera empatia

A empatia é um dos elementos fundamentais e que, infelizmente, estão em falta nos mais diversos ambientes pelos quais transitamos. É por meio dela que compreendemos o outro, suas atitudes e comportamentos, e evitamos qualquer tipo de julgamento, uma vez que não nos cabe julgar ninguém, somente ajudar naquilo que qualquer indivíduo necessite.

A sinergia tem o poder de gerar empatia, o que causa grande impacto positivo, pois a partir disso, as pessoas passam a compreender umas às outras, sem julgamento, buscando se ajudar mutuamente, independentemente de uma ter determinada característica que desagrade a outra ou não.

Incentiva o trabalho em equipe

Não há como um projeto ter sucesso se uma pessoa olhar apenas para o que ela mesma tem a fazer. É claro que temos de nos preocupar em entregar o que nos é designado diariamente, entretanto, não podemos simplesmente fechar os olhos para todo o resto. Precisamos nos colocar à disposição de nossos colegas, ajudando-os em suas dificuldades, para que assim, as metas sejam cumpridas conforme o planejado.

Este é um dos grandes benefícios gerados pela sinergia, pois ela estimula as pessoas a trabalharem em equipe, cooperando para que os objetivos sejam alcançados de maneira rápida e assertiva.

Aumenta a produtividade

Nada melhor do que uma equipe trabalhando de forma produtiva para o alcance dos resultados almejados pela empresa e também por eles mesmos. Dessa forma, a partir do momento em que há sinergia entre as pessoas, há também o aumento de sua produtividade, pois elas procuram trabalhar de maneira mais assertiva, minimizando ao máximo os possíveis erros que venham a ocorrer ao longo da execução de um projeto, por exemplo.

Contar com equipes altamente eficazes e produtivas, é algo que muitas empresas têm buscando ao longo do tempo. Por isso, quanto mais estas estimularem a sinergia entre seus colaboradores, melhores serão os resultados a serem alcançados.

Melhora a comunicação

Outro gap que muitas empresas tem buscado resolver com o passar do tempo é a comunicação ou a falta dela entre suas equipes. Geralmente, muitos problemas ocorrem, pois as pessoas ficam resmungando e fofocando umas com as outras e não procuram resolver as situações de forma madura e objetiva.

Esta é uma situação que ocorre com pouca frequência quando falamos de equipes sinérgicas, uma vez que as pessoas que dessas equipes fazem parte têm abertura umas com as outras para conversarem e darem feedbacks assertivos, com o intuito de resolver de maneira definitiva qualquer tipo de situação problemática que venha a surgir no dia a dia de trabalho.

Como o Coaching estimula a sinergia

De modo geral, a maioria das empresas sofre não apenas com as deficiências técnicas de seus colaboradores, mas especialmente, com problemas relacionados ao aspecto comportamental. Em outras palavras, se há relacionamentos ruins entre colegas de trabalho ou se o líder não se comunica de maneira assertiva, dificilmente eles conseguirão trabalhar em equipe e obter bons resultados.

O processo de Coaching, com suas diversas técnicas e ferramentas, de desenvolvimento e aceleração de resultados, possibilita às organizações desenvolver seus profissionais, de maneira assertiva e planejada. A intenção, com isso, é identificar e eliminar gaps comportamentais, as falhas na gestão de pessoas e nos processos e trazer soluções efetivas para reverter esta situação.

Este modelo diferenciado de treinar e desenvolver pessoas torna esta metodologia uma poderosa aliada das empresas e dos seus profissionais que, tendo este apoio específico; conseguem identificar seus pontos fortes e potencializá-los, bem como trabalhar seus pontos de melhoria e eliminar crenças e comportamentos que limitam seu crescimento profissional.

Com isso, observamos melhorias significativas no ambiente empresarial, pois os colaboradores passam a enxergar a si mesmos e a empresa, de maneira sistêmica. Com isso, tendem a colaborar mais ativamente para que tanto o trabalho em conjunto como as demandas individuais tragam sempre o excelente retorno que todos desejam.

A sinergia proporcionada pelo processo de Coaching é tão alta porque amplia a visão dos profissionais sobre o ser humano e traz novos insights sobre o trabalho de todos. Promove também um ambiente de maior respeito às diferenças, de menos julgamentos e, mostra, na prática, como a junção de conhecimentos, habilidades, experiências e talentos é fundamental à conquista dos resultados extraordinários.

Crie um ambiente sinérgico também entre seus colaboradores e potencialize ainda mais o sucesso de sua liderança. Para isso, invista na formação Professional & Self Coaching – PSC, o melhor curso de desenvolvimento humano e profissional, do Brasil, e aprenda a criar sinergia em todos os dias de sua vida!

Gostou deste artigo poderoso? Então, curta e compartilhe estes conhecimentos em suas redes sociais!