Voltar

Significado de CTO – O Que é e Suas Funções

Publicado em | 0 comentários

Kheng Guan Toh/Shutterstock O Chief Technology Officer é o profissional responsável por todas as atividades ligadas à tecnologia nas empresas

CTO é a sigla em inglês para o termo Chief Technology Officer. Na prática esta é a função do diretor técnico, que é o profissional responsável por cuidar de todas as ações que dizem respeito à infraestrutura tecnológica da empresa. Porém, este cargo não é encontrado em todas as organizações, sendo mais frequente naquelas focadas em Tecnologia da Informação – TI.

A função do CTO está em garantir que os sistemas tecnológicos e de informação estejam sempre em perfeito funcionamento. Assim, tanto nas empresas de tecnologia, como nas indústrias, este profissional é responsável por desenvolver soluções científicas e tecnológicas que evitem problemas técnicos em relação aos produtos e serviços por ela desenvolvidos.

Principais Responsabilidades do CTO

Cabe a este profissional ter visão sistêmica para identificar as ameaças e oportunidades tecnológicas da empresa; gerenciar as equipes de desenvolvimento de novas soluções e tecnologias e, com elas, desenvolver novos produtos.

Também é seu papel trabalhar junto à alta direção na tomada de decisões assertiva, estar sempre atento às tendências de mercado, sejam elas sociais ou culturais, ser um porta-voz da estratégia empresarial frente aos stakeholders e garantir que as práticas utilizadas pela empresa estejam seguindo as normas técnicas no que tange sua conformidade.

A Importância do Chief Technology Officer Para as Empresas

O Chief Technology Officer tem uma importante missão, pois é dele a responsabilidade de transformar os objetivos estratégicos das empresas em realidade. Isso quer dizer que é dele a função de colocar em prática estas metas por meio do desenvolvimento de soluções em tecnologia.

Se, por exemplo, a empresa deseja aumentar a sua produtividade, cabe ao CTO desenvolver máquinas ou sistemas mais ágeis e efetivos, que possibilitem à organização alcançar os resultados que objetiva, do modo que planeja.

Isto se aplica, de modo geral, a todos os setores que necessitam de inovações e melhorias constantes, uma vez que cabe ao diretor técnico trabalhar continuamente para que a empresa esteja sempre à frente.

Por isso, podemos dizer que assim como CEO, que é o presidente da empresa, o CTO também é um profissional extremamente importante para as organizações. Afirmo isso porque é dele a função de tangibilizar as estratégias e transformá-las em tecnologias e soluções palpáveis.

Sem seus conhecimentos, pesquisas e liderança, as empresas de tecnologia ficam sem o aporte necessário ao desenvolvimento de suas ideias, melhorias, inovações e crescimento contínuo. Valorize esta função e obtenha grandes resultados!

Gostou do artigo sobre CTO? Aproveite, curta, comente e compartilhe em suas redes sociais.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!