Voltar

Significado de CMO – O Que é e suas Funções

Publicado em | 0 comentários

Constantin Stanciu/Shutterstock O Chief Marketing Officer é o responsável por cuidar de todas as ações de Marketing da empresa

O CMO é outro termo, em inglês, que no universo organizacional, representa o Chief Marketing Officer. Esta é a função do diretor de Marketing, que, por sua vez, é o responsável pelo gerenciamento de todas as ações mercadológicas da empresa.

Este é um dos cargos mais estratégicos e importantes das organizações, pois o departamento de Marketing é o responsável por planejar e aplicar todas as ações visando atrair e reter os clientes e aumentar a fatia de mercado das empresas. Sem isso, as empresas dificilmente conseguem se tornar conhecidas e competir com seus concorrentes em seu disputado mercado.

Por isso, o CMO além de conhecer profundamente do universo do Marketing, também precisa ter visão sistêmica da organização e compreender todos os seus processos de produção e gestão pertinentes a ela. Isso é importante para que suas ações estejam sempre alinhadas aos objetivos de médio, curto e longo prazo e possam ser assertivas e surtir os efeitos almejados.

Atividades do CMO

O Chief Marketing Officer responde diretamente ao CEO, que é o presidente da empresa, e quem dá as diretrizes estratégicas de sua atuação. Seu trabalho está mais na escala executiva e consiste em desenvolver novos produtos e serviços, como também projetos inovadores que ajudam a empresa a crescer e conquistar cada vez mais resultados.

Se, por exemplo, a organização deseja aumentar sua lembrança de marca frente aos seus consumidores, cabe ao CMO, em conjunto com sua equipe, estudar e definir as melhores formas de fazer isso. Assim, suas estratégias podem ser implantadas por meio de comerciais e propagandas, anúncios, patrocínios, outdoor, TV, redes sociais, rádio ou internet, por exemplo.

Também é seu papel fazer pesquisas de mercado para avaliar a satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços da empresa e implantar mecanismos para medir a eficiência e eficácia de suas ações de Marketing. Outra importante função consiste em fazer constantes estudos sobre as tendências mercadológicas para assim estar sempre atualizado, informado, saber aproveitar as oportunidades e eliminar as ameaças ao negócio, especialmente, no que tange ficar para trás dos concorrentes.

Por tudo isso, podemos concluir que o diretor de Marketing e sua equipe são um dos setores mais estratégicos das organizações e umas das áreas imprescindíveis em todas as empresas. Digo isso porque não basta apenas ter bons produtos e serviços se ninguém conhece o que você faz de diferente.

As ações comandadas pelo CMO é que possibilitam que tudo aquilo que a empresa faz e produz seja conhecido pelo seu nicho de mercado, gere interesse, curiosidade, traga novos consumidores e mais retorno sobre os investimentos. Isso aumenta a competitividade da empresa e, com certeza, maximiza a sua lucratividade também. Invista em Marketing e tenha uma excelente Chief Marketing Officer.

Gostou do texto? Comente e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!