CEO, CFO, CMO, são tantas as siglas utilizadas para designar cargos de autoridade nas grandes empresas que ficamos até meio perdidos não é mesmo? Um desses cargos, por sinal bastante importante nas organizações, é o CMO (Chief Marketing Officer), que é a autoridade máxima da empresa no que diz respeito ao marketing.

Neste artigo, vamos compreender melhor quem é esse profissional, por que essa posição é importante dentro das organizações e quais são as suas principais funções. Preparado? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Quem é o CMO?

CMO é mais um termo em inglês que, no universo organizacional, representa o Chief Marketing Officer. Essa é a função do diretor de marketing, que, por sua vez, é o responsável pelo gerenciamento de todas as ações mercadológicas da empresa.

Esse é um dos cargos mais estratégicos e importantes das organizações, pois o departamento de marketing é o responsável por planejar e aplicar todas as ações que visam a atrair e reter os clientes e aumentar a fatia de mercado das empresas. Sem isso, as organizações dificilmente conseguem se tornar conhecidas e competir com os seus concorrentes no seu segmento de mercado.

Por isso, o CMO, além de conhecer profundamente o universo do marketing, também precisa ter visão sistêmica da organização e compreender todos os processos de produção e gestão pertinentes a ela. Isso é importante para que as suas ações estejam sempre alinhadas aos objetivos de curto, médio e longo prazo e também para que possam ser eficazes, surtindo os efeitos almejados.

Quais são as principais atividades desse profissional?

O Chief Marketing Officer responde diretamente ao CEO, que é o líder executivo máximo da empresa e quem dá as diretrizes estratégicas da sua atuação. O seu trabalho está mais na escala executiva e consiste em desenvolver novos produtos e serviços, como também projetos inovadores, que ajudem a empresa a crescer e conquistar cada vez mais resultados positivos. Confira, a seguir, as suas principais funções.

1. Planejar estrategicamente as ações de comunicação

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Se, por exemplo, a organização deseja aumentar a sua lembrança de marca frente aos seus consumidores, cabe ao CMO, em conjunto com a sua equipe, estudar e definir as melhores formas de fazer isso. Assim, as suas estratégias podem ser implantadas por meio de filmes publicitários, anúncios digitais, patrocínios, televisão, redes sociais, rádio ou internet, por exemplo. Outras ações podem ser promoção de eventos, merchandising, promoção de vendas, e por aí vai.

2. Conduzir pesquisas mercadológicas

Também é papel do CMO fazer pesquisas de mercado para avaliar a satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços da empresa e implantar mecanismos para medir a eficiência e a eficácia das ações de marketing. Outra importante função consiste em fazer constantes estudos sobre as tendências mercadológicas para, assim, estar sempre atualizado, informado. Assim, a empresa consegue aproveitar as oportunidades e eliminar as ameaças ao negócio, superando a concorrência.

3. Conhecer as pessoas e definir um público-alvo

O departamento de marketing da empresa deve ser o primeiro a conhecer profundamente os desejos e necessidades das pessoas. Tudo aquilo que uma empresa oferece — em termos de produtos, serviços e conteúdos — deve resolver essas necessidades de um segmento específico da população. Por isso, o CMO deve orientar a equipe a segmentar o público da organização e a compreender de forma mais profunda como a empresa pode auxiliar esse grupo de indivíduos.

4. Criar produtos e serviços com diferenciais competitivos

Com base nas necessidades e desejos levantados pelas pesquisas, cabe ao departamento definir os produtos e os serviços que serão produzidos. Esses produtos devem não apenas satisfazer as necessidades das pessoas, como também incluir algum tipo de diferencial em relação ao que a concorrência já oferece — o que pode ser identificado nos preços, nas funcionalidades, no design, na variedade de modelos, nas embalagens, e por aí vai.

5. Definir estratégias de precificação e distribuição

O CMO também deve orientar o departamento de marketing quanto à definição dos preços dos produtos e serviços. Isso depende de uma série de fatores, como: tamanho da demanda e da oferta, sazonalidade, custos de produção, valor agregado, força da marca etc. Também deve definir como os produtos serão distribuídos ao consumidor final (em quais praças, por quais canais físicos, por quais canais digitais etc.). Essas 2 questões devem estar em conformidade com o perfil do público-alvo.

6. Fortalecer o branding

O branding é a gestão de uma marca. A marca, por sua vez, é o que dá identidade aos produtos de uma empresa: símbolos, cores, fontes tipográficas, logos, slogans, valores, posicionamentos de mercado etc. Todas essas decisões de marca devem estar de acordo com a identidade institucional, com o público a ser impactado e com os objetivos a serem alcançados. Além disso, o CMO também deve orientar a realização de pesquisas de percepção da marca e, quando necessário, os processos de rebranding.

7. Monitorar os resultados das estratégias adotadas

Por fim, também é fundamental que o CMO defina junto da sua equipe as métricas fundamentais para mensurar o desempenho das estratégias adotadas. Acompanhar essas métricas, também conhecidas como indicadores de desempenho, permite identificar as ações de marketing que estão surtindo os efeitos desejados, bem como as que não estão. Nesse segundo grupo, é necessário fazer ajustes, adaptações e substituições com agilidade, a fim de manter uma boa performance.

Por tudo isso, podemos concluir que o diretor de marketing e a sua equipe formam um dos setores mais estratégicos das organizações e uma das áreas imprescindíveis em todas as empresas. Não basta apenas ter bons produtos e serviços, se ninguém conhece o que você faz de diferente.

As ações comandadas pelo CMO é que possibilitam que tudo aquilo que a empresa faz e produz seja conhecido pelo seu nicho de mercado, gere interesse e curiosidade, traga novos consumidores e gere mais retorno sobre os investimentos. Isso aumenta a competitividade da empresa e, com certeza, maximiza a sua lucratividade também. Invista em marketing e conte com um excelente Chief Marketing Officer.

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