Voltar

Significado de CFO – O Que é e Suas Funções

Publicado em | 0 comentários

Den Rise/Shutterstock O Chief Financial Officer é um dos profissionais mais importantes da empresa, pois é ele quem gerencia todo o patrimônio financeiro da organização

O CFO exemplifica a sigla, em inglês, para Chief Financial Officer, na tradução para o português este é o diretor financeiro das empresas. Este profissional é responsável por administrar os recursos da organização e fazer um bom planejamento de suas finanças.

O objetivo, com isso, é o de evitar que a instituição corra risco de perda de patrimônio e consiga expandir progressivamente os seus lucros. As principais formações do CFO são administração de empresas, engenharia e ciências contábeis e, para alcançar este posto, além de experiência comprovada, o mercado também exige MBA na área e fluência em inglês.

Principais Atribuições do Chief Financial Officer

O Chief Financial Officer é considerado um dos mais importantes executivos, entretanto, na hierarquia organizacional, como os demais chiefs, também é subordinado ao presidente da empresa (CEO). Ainda assim, a ele é conferida a grande responsabilidade de cuidar do dinheiro que entra e sai e garantir a efetiva gestão financeira dos recursos.

Também está entre suas funções analisar e sugerir investimentos, cortar e definir os gastos, administrar o capital de giro, bem como apresentar o orçamento que será aplicado em cada projeto da instituição. Por estar a par de todas as informações relacionadas ao dinheiro, o CFO é o braço-direito da organização em todas as questões estratégicas envolvendo seus proventos.

A Evolução da Profissão de CFO

Se antes, para atuar na liderança do departamento financeiro de uma empresa bastava apenas ter conhecimentos contábeis, hoje em dia este quadro mudou completamente. Atualmente, além de compreender todos os processos pertinentes às finanças empresariais, também é preciso saber como captar os recursos externos e fazer uma análise de investimentos mais complexa e precisa.

Apesar de ser uma profissão altamente rentável e importante para as empresas, há um déficit por profissionais com esta expertise. Por isso, este nicho pode ser uma excelente opção para aqueles que se interessam por este tipo de trabalho e desejam projetar sua carreira neste sentido.

Aqui, além de possuir as competências técnicas para a função de CFO, é fundamental ao profissional ter experiências comprovadas na área de gerenciamento financeiro e também no mercado. Diferente de outras profissões, mais teóricas, o Chief Financial Officer precisa ser um profundo conhecedor das melhores formas, práticas, de gerenciar o capital e aplicá-lo assertivamente no crescimento da empresa e dos seus rendimentos.

Esta gestão eficiente é o que faz com que as organizações possam manter sua saúde financeira, maximizar sua lucratividade e conquistar resultados extraordinários sempre. Fica a dica – contrate um Chief Financial Officer!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!