Nos dias atuais, em nosso trabalho, ouvimos muito o termo CEO, entretanto, você sabe qual o significado desta sigla? Este é Chief Executive Officer, termo em inglês, que traduzido para nossa língua, representa o maior cargo na hierarquia organizacional de uma empresa – o de presidente.

Esta função não existe em todas as empresas e por muito tempo foi mais conhecida no universo das grandes multinacionais. Neste sentido, onde não há o cargo de presidente, o CEO é representado pelo diretor – geral, que rege toda a organização e é considerado o membro mais importante da instituição.

Cabe ao Chief Executive Officer definir a visão e missão da empresa e tomar as decisões estratégicas que colaborem para seu crescimento. É dele ainda a função de gerenciar e representar a organização, ser um embaixador da marca e tornar público o seu posicionamento de mercado frente aos clientes, colaboradores, sociedade, concorrentes, fornecedores, ou seja, a todos os seus stakeholders.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Exemplos de Chief Executive Officer

Entre os CEOs mais conhecidos do mundo destacamos Bill Gates (Microsoft), Larry Page (Google), Jeff Bezos (Amazon) que se destacam no ramo da tecnologia por seu desempenho extraordinário. À frente de suas empresas criaram verdadeiros impérios, construíram inovações e grande parte do seu legado.

Assim, estes executivos são os grandes responsáveis, tanto por cuidar do desenvolvimento de seus produtos, como também da direção estratégica da empresa. Esse é por si só, um importante diferencial competitivo, pois ao ouvir os nomes de grandes CEOs, automaticamente, já os associamos às suas organizações.

PSC

Entretanto, atualmente, mesmo nas pequenas empresas, vemos profissionais se autointitulando como CEOs, o que causa certa confusão, pois sempre associamos este cargo ao alto escalão. Ainda assim, podemos entender que ao usar este termo, os empreendedores estão apenas querendo dizer, de forma mais rebuscada, que são os principais gestores de suas empresas.

Ainda assim, o CEO significado vai além, pois mais que o mais alto cargo na hierarquia da empresa, esta posição denota a importância da figura deste profissional. Este, por sua vez, deve ter competências e habilidades diferenciadas, visão sistêmica, espírito empreendedor e inovador, tomar decisões assertivas, ter uma comunicação clara e objetiva e habilidades nas relações interpessoais.

Esta última qualidade, não é uma unanimidade entre os CEOs, que muitas vezes são conhecidos também pelo seu temperamento forte, o que nem sempre agrada aos liderados e subordinados mais próximos. Ainda assim, a genialidade de Chiefs, como Steve Jobs, por exemplo, faz com que até mesmo seus pontos de melhoria sejam vistos como seus pontos fortes. Maravilhoso!

Qual o papel de um CEO numa empresa?

Existem inúmeras tarefas que o CEO de uma empresa não pode deixar de fazer. Vou deixar as tarefas mais importantes e expressivas que esse profissional tem que ser capaz de realizar e que são essenciais para o seu bom desempenho dentro da empresa.  

  • O CEO tem que ser capaz de motivar e inspirar toda a sua empresa e fazer com que todos cumprem a Visão da empresa. Ele é o líder inspirador. Ele que aconselha a diretoria;
  • Precisa ter certeza de que a empresa está sustentável, que há reserva no banco. Gastar com sabedoria e garantir a empresa em um patamar forte;
  • É função do CEO criar uma ótima estratégia, conhecer o mercado e manter sua empresa competitiva;
  • Defende e promove mudanças na organização e nas partes interessadas relacionadas à Missão da organização;
  • Motivação dos funcionários nos produtos, programas e operações da organização;
  • Visionário e Portador de Informação. Olha para o futuro e para as oportunidades de mudança;
  • É o elo de ligação entre diretoria e funcionários, organização e comunidade;
  • Formula políticas e recomendações de planejamento para a diretoria;
  • Decide ou orienta cursos de ação em operações pela equipe;
  • Supervisiona as operações de organização, implementa planos, gerencia os recursos humanos da organização, os recursos financeiros e físicos;
  • Auxilia na seleção e avaliação dos membros do conselho, faz recomendações, apoia a diretoria durante a orientação e a autoavaliação, apoia a avaliação do conselho diretor do executivo.

Responsabilidade do CEO

Apesar de não ter uma lista padronizada das principais funções e responsabilidades desempenhadas pelo cargo de diretor executivo. Vamos listar uma perspectiva que inclui as principais funções normalmente abordadas por descrições de cargos de diretores executivos.

  1. Administração e Suporte do Conselho

Apoia as operações e a administração do Conselho, assessorando e informando os membros do Conselho, fazendo a interface entre a diretoria e a equipe, e apoiando a avaliação do conselho diretor do executivo.

  1. Programa, entrega de produtos e serviços

Supervisiona design, marketing, promoção, entrega e qualidade de programas, produtos e serviços

  1. Financeiro, Fiscal, Risco e Gestão de Instalações

Recomenda orçamento anual para aprovação da Diretoria e administra com prudência os recursos da organização dentro dessas diretrizes orçamentárias de acordo com as leis e regulamentações atuais.

  1. Gestão de Recursos Humanos

Efetivamente gerencia os recursos humanos da organização de acordo com as políticas e procedimentos autorizados de pessoal que estão em total conformidade com as leis e regulamentos vigentes.

  1. Comunidade e Relações Públicas

Assegura que a organização e sua missão, programas, produtos e serviços são consistentemente apresentados em uma imagem forte e positiva para as partes interessadas relevantes

  1. Captação de recursos (sem fins lucrativos)

Supervisiona o planejamento e a implementação da captação de recursos, incluindo a identificação dos requisitos de recursos, a pesquisa de fontes de financiamento, o estabelecimento de estratégias para abordar os financiadores, a apresentação de propostas e a administração de registros e documentação de captação de recursos.

O diretor executivo é um dos títulos mais cobiçados e menos compreendidos em uma empresa. Muitos acreditam que os CEOs têm autonomia para fazer o que querem, com todo o poder nas mãos e o mais competente profissional da empresa. Nada poderia estar mais longe da verdade. Por sua própria natureza, a descrição de cargo de um CEO significa atender às necessidades de funcionários, clientes, investidores, comunidades.

Gostou desse artigo? Fico claro para você qual a importância do CEO numa empresa? Compartilhe sua resposta abaixo!

Copyright: Gajus/Shutterstock