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Significado de Apatia – O Que Ela Muda Na Organização?

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Wakebreakmedia/Shutterstock A Apatia é um estado emocional que leva à desmotivação profissional, desânimo e falta de energia

Indiferença – este é o estado emocional que melhor define o significado da palavra Apatia. Esta expressão, por sua vez, deriva do termo grego – Apátheia; e representa o sentimento de inércia que afeta o nosso corpo e a nossa alma.

Por isso mesmo, quando nos sentimos apáticos, sentimos grande desânimo, fraqueza física, desmotivação e falta de vontade de fazer as coisas que, até então, gostávamos. É como se o trabalho e a vida pessoal perdessem o sentido e todas as situações não trouxessem mais nenhum sentimento positivo.

Nas empresas, quando os profissionais estão apáticos, isso é sinal importante de que algo, interna ou externamente, está desmotivando a equipe. Pode ser que problemas pessoais estejam atingindo sua motivação ou mesmo que dilemas com gestores e colegas estejam atrapalhando e diminuindo a sua produtividade.

Para evitar estes tipos de prejuízos causados pela apatia, os líderes devem estar atentos aos seus colaboradores e, ao menor sinal de mudança de humor, oferecer o seu apoio. Isso possibilita que o profissional tenha as condições necessárias para conseguir vencer sua indiferença e voltar ao seu pleno estado emocional positivo.

Coaching Para Vencer a Apatia Profissional

Quando nos sentimos cansados, temos problemas no trabalho ou questionamos a nossa capacidade de fazer bem as nossas tarefas, podemos acabar nos tornando profissionais apáticos e sem motivação. Por isso, também é papel da empresa trabalhar para que seu colaborador consiga recobrar sua energia, motivação e o ânimo físico, emocional e profissional.

O Coaching apoia no desenvolvimento de maior sensibilidade na liderança para que, deste modo, os gestores tenham melhores condições de identificar problemas relacionados à apatia. A intenção, com isso, é ajudar os liderados a solucionar este problema e assumir uma postura mais positiva em relação a si mesmo, ao trabalho e à vida como um todo.

Por meio de suas técnicas e ferramentas que visam o desenvolvimento emocional e comportamental, este processo permite aos líderes aprimorar suas competências, expandir seus conhecimentos sobre o comportamento humano nas organizações e acumular experiências e ferramentas que lhes permitam dar um suporte mais efetivo aos seus colaboradores que sofrem em decorrência de problemas relacionados à motivação.

Investir em Coaching também é muito importante para evitar que outros profissionais sejam contaminados pelo estado de apatia do colega e para criar e disseminar, no ambiente corporativo, práticas mais positivas, que levem o grupo a sentir-se acolhido, importante, engajado e sempre motivado a ir além.

Sabendo de tudo isso, não espere mais! Leve os benefícios do Coaching para sua empresa, para os seus líderes e liderados e melhore a qualidade de vida no trabalho. Invista em você; faça a formação Professional & Self Coaching – PSC; aprimore suas habilidades emocionais e elimine de vez a apatia da sua história. Permita-se!

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