Voltar

Seus atos trazem consequências

Publicado em | 0 comentários

Xavier Gallego Morell’s/ Shutterstock Cada uma de nossas ações, causa seus efeitos, vão, mas sempre  voltam para nós!

Você conhece, acredita ou já ouviu falar na Lei do Retorno? Também chamada de Lei da “Causa e Efeito”, esta abordagem defende que tudo que fazemos, seja bom ou ruim, de algum modo, cedo ou tarde, voltará para nós.

Fazendo uma breve metáfora, tudo que fazemos é como uma espécie de bumerangue que, após lançado, vai, faz seu movimento, mas sempre volta. Por isso, cabe a nós, decidir o que queremos dar e receber, das pessoas e do mundo à nossa volta, pois tudo o que fazemos traz consequências.

Daí vem os questionamentos: O que você está fazendo da sua vida? Qual resultado está construindo? Quais os pensamentos que está alimentando? Quais são os seus comportamentos? E qual será o seu legado?

Fazer estas e outras reflexões, de vez em quando, é muito importante para avaliarmos nossas ações, nossos progressos, corrigirmos falhas e evoluir como seres humanos. Também se faz necessária para que não deixemos de estar atentos aos nossos atos e para mudar enquanto ainda é tempo.

Lei da Ação e Reação

O físico inglês, Isaac Newton, com sua Terceira Lei da Dinâmica, foi um dos primeiros a defender o princípio da Ação e Reação. Segundo ele, que também era matemático, para toda ação há sempre uma reação igual e correspondente.

Na prática, imagine o seguinte exemplo: Quando esbarramos numa pessoa, exercemos uma força sobre ela, que de acordo com a força que empregamos, tende a mover-se de seu lugar original ou mesmo a cair, num ponto oposto ao que nós estávamos quando a tocamos.

Assim como um contato físico pode mudar a direção de um indivíduo, nossos comportamentos e atitudes também podem transformar radicalmente nossas vidas. Por isso, devemos buscar sermos pessoas, cada dia melhores, a fim de que o bem que propagamos atinja mais e mais pessoas, torne-se uma corrente do bem e volte para nós positivamente.

 Fique Atento às suas Atitudes

 Atravessar a rua com o sinal aberto, perdoar seus pais ou filhos, consumir excessivamente comidas e bebidas, elogiar um colega publicamente, deixar de fazer um tratamento médico, demonstrar seu amor por alguém, fazer corretamente suas demandas de trabalho. Seja com os mais simples ou os mais complexos exemplos, podemos perceber que tudo que fazemos, realmente, traz uma reação boa ou ruim para a nossa vida.

Por isso, devemos assumir o papel de protagonistas da nossa história e evitar atribuir à responsabilidade aos outros pelo que de negativo ou positivo nos acontece. Cada escolha mostra um caminho diferente, cabe a você escolher por onde deseja caminhar a construir sua jornada evolutiva. Permita-se!

Gostou do texto? Curta e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!