VGstockstudio/ Shutterstock Para evitar a demissão por justa causa é muito importante ter uma postura profissional: correta, idônea e honesta, tanto dentro como fora da empresa

Em tempos normais ou de crise, como os que vivemos atualmente, ser demitido por justa causa é muito ruim para o colaborador. Este tipo de desligamento é um dos mais graves a que o profissional está sujeito e, além de mostrar comportamentos negativos também suspende direitos do trabalhador.

Por isso, para evitar uma demissão por justa causa, é muito importante ter uma postura profissional, correta, idônea e honesta, e tanto dentro da empresa, como fora dela. A seguir compartilharei com você dicas importantes que ajudarão a preservar seu emprego e ter uma boa imagem profissional. Confira!

Atitudes que levam à Demissão Por Justa Causa

  1. Desonestidade: Agir de má fé, de forma de desonesta, omitindo informações, usando a estrutura da empresa a seu favor ou ainda causar fraude, furtos e roubos são atitudes que levam ao desligamento.
  1. Conduta Agressiva: Profissionais sem Inteligência Emocional e Social, que reagem de forma violenta e brutal a críticas e agridem os colegas de forma física e verbal também são passivas de demissão por justa causa.
  1. Manter Negócio Concorrente: Manter um negócio semelhante ao que sua empresa faz; mesmo em paralelo ao trabalho, e que concorre diretamente por seus clientes e o mercado, ou ainda manter outra função que prejudique sua atuação, também é considerado um comportamento antiético.
  1. Condenação Judicial: Profissionais que tenham sido processados e condenados pela justiça ou mesmo passagens pela Polícia, dependendo do tipo de crime, podem ser demitidos por justa causa.
  1. Embriaguez: Quando o colaborador assume uma condição habitual de embriaguez e comportamentos anormais, devido ao uso descontrolado da bebida. Ainda assim, hoje em dia, o alcoolismo é tratado como uma doença e, neste caso, a pessoa deve ser afastada para tratamento e não desligada da empresa.
  1. Violação de Sigilo e Indisciplina: Acontece quando o profissional torna públicas informações: secretas e confidenciais e passa as mesmas a terceiros. O ato indisciplinar, por sua vez, é caracterizado quando o funcionário desobedece a ordens diretas de seus superiores.

 Comportamentos Positivos no Trabalho

 Um bom profissional é aquele que cultiva boas atitudes no trabalho, sem se apegar ao fato da demissão. É aquele que é honesto e responsável, possui Inteligência Emocional, trato social, mas de forma natural, sem pressões externas.

Por isso, fique sempre atento a sua conduta, busque ser um colaborador idôneo, efetivo e correto. Com isso, suas chances de crescer na carreira e se destacar na empresa são infinitamente maiores. Fique atento e boa sorte!

PSC

Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais!