Voltar

Série Os Ativadores Mentais – Referência

Publicado em | 0 comentários
referência

Sergey Nivens/Shutterstock As referências nos indicam os melhores caminhos e ajudam em nossa tomada de decisão

Você já pediu referência ou indicação para comprar algum produto ou serviço? Tenho certeza que a resposta é sim. E referência é exatamente o ativador mental que vamos abordar hoje em nossa fantástica série.

Referência é aquilo que usamos para facilitar nossa tomada de decisão. Com ela é mais fácil decidir, pois estamos nos baseando em algo concreto e não apenas fazendo uma escolha aleatória. Em resumo, usamos as nossas experiências e também as experiências do outro para nos decidir.

A Importância de um Boa Referência

Em tempos de compras pela internet, as referências são ainda mais decisivas na aquisição de um produto, já que muitas pessoas ainda sentem certo receio de fazer compras online. Por isso, antes de fechar um pedido, muitas buscam referências sobre a empresa, marca e opiniões de outros compradores, por exemplo.

Numa empresa tradicional não é diferente. As referências também são ativadores mentais importantes, ainda mais quando representam avaliações positivas dos consumidores. E sabe por quê? Porque boas referências geram a indicação dos clientes, que satisfeitos vão indicar a sua empresa para novos clientes. Isso ajuda a criar um ciclo positivo e, com certeza, vai fazer o seu negócio crescer no mercado e prosperar financeiramente muito mais rápido.

Por tudo isso, eu tenho certeza que você já perceber o quanto o ativador mental da referência é importante para o negócio e também para a nossa vida de modo geral. Quando, por exemplo, vamos procurar um emprego, muitas empresas pedem referências. Quando buscamos um endereço desconhecido, pedimos referência para chegar até o local, ou seja, a todo o momento usamos as referências para basear nossas ações e decisões.

Os ativadores atuam como atalhos em nossa tomada de decisão, pois seria humanamente impossível ter que parar a todo o instante para avaliar todas as escolhas que temos que fazer. São estes gatilhos que nos ajudam a tomar de quatrocentas a mil pequenas decisões por dia, segundo cientistas. Caso contrário nosso cérebro correria o risco de pifar.

A Influência das Referências no Processo de Decisão

Então, as referências nada mais são do que mais um atalho neste processo de ativação mental para realizarmos nossas metas e objetivos e para construir os resultados. Assim, para tomar as nossas decisões, acabamos buscando em nossas experiências e na experiência de outras pessoas as informações que precisamos para fazer qualquer escolha.

A referência nos direciona, não somos obrigados a segui-las, podemos ir pelo caminho mais longo. Entretanto, se você não quer perder seu tempo, certamente elas são poderosas alternativas. E tanto é que quando dizemos que uma pessoa é referência no assunto, geralmente temos interesse e curiosidade em conhecer mais de perto seu trabalho e os seus diferenciais.

Pensando nisso quero te fazer umas perguntinhas – Ser de luz, você prefere ir a um médico com ou sem referências? Prefere ir a uma palestra de um nome que é referência em sua área ou na de um estranho? Tenho certeza que você, assim com eu prefere alguém que é referenciado, com experiências, conhecimentos e que foi bem avaliado.

Eu, por exemplo, me orgulho de ser uma referência em Coaching, no Brasil. Isso não é autopromoção, de jeito nenhum, mas a mais pura verdade porque é fruto de muito foco, trabalho e dedicação.

Isso faz chegar até a mim, em minhas turmas de Coaching, pessoas extraordinárias, do Brasil e de fora do país, e que em sua maioria receberam boas referências do meu trabalho, da minha metodologia e quiseram me conhecer e se tornarem coaches profissionais comigo. Isso é maravilhoso. Isso é ser referência!

Então, se você também quer ser uma referência positiva em sua carreira, em sua empresa, em sua família e na vida das pessoas, dê o seu melhor e construa sua história por um caminho que te ajude a se tornar a referência que você deseja ser no mundo.

E por fim, lembre-se de se lembrar de nunca esquecer toda vez que ativar este gatinho mental, que as referências são importantes porque nos ajudam a tomar nossas decisões. Se você também busca por isso e deseja fazer escolhas assertivas, use as referências certas e conquiste o melhor para você.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!