William Perugini/Shutterstock Ser uma pessoa recíproca é saber dar e receber e alimentar um ciclo do bem

Este é famoso e sempre bem-vindo – dar e receber. A reciprocidade é um dos ativadores mentais mais valiosos que existem, pois compreende o desenvolvimento de relações humanas positivas, onde todas as partes envolvidas estão abertas a dar e receber o seu melhor.

Geralmente é assim que acontece quando nós recebemos algo de positivo de alguém. Acabamos por querer retribuir, na mesma medida, e, às vezes, no mesmo momento aquela ação. Com isso, acabamos criando um círculo virtuoso e abundante de bondade, compaixão, amor, respeito, gratidão; onde todos podem dar e receber aquilo que tem, de forma equilibrada e sem julgamentos.

Reciprocidade é Reconhecimento

Tudo isso vai de encontro ao que o psicólogo americano, Abraham Maslow (1908-1970), defendia quando criou a Hierarquia das Necessidades Humanas. Para ele, o ser humano, para tornar-se plenamente realizado, também necessita ser reconhecido e estimado. A reciprocidade é o caráter daquilo que é correspondido mutuamente, ou seja: eu te reconheço e você me reconhece; eu te estimo e você me estima; eu te respeito e você me respeita; eu te amo e você me ama e por ai vai.

Quando verdadeiramente sentimos esta correspondência de ações, sentimentos e valores, ativamos nosso gatinho, nosso ativador mental que nos induz a fazer o mesmo. Ninguém abraça sozinho, e este é um bom exemplo, uma excelente metáfora de como precisamos nos abrir um ao outro e entregar o nosso melhor.

Num mundo cada vez mais individualista, este ativador mental nos traz a esperança de que o ser humano pode sim, sentir no outro a intenção positiva e, devolver-lhe o mesmo, por meio de suas: palavras, gestos e comportamentos.

A espontaneidade de um ato recíproco é essencial, porém é mais importante ainda que a pessoa que faz algo de boa vontade não o faça na intenção de receber de volta aquilo que deu. Pode ser que naquele exato momento, o outro não tenha como retribuir, entretanto, saiba que se você faz algo, com carinho e verdade, de um jeito ou de outro, o universo devolverá coisas extraordinárias para você.

PSC

Por tudo isso, podemos concluir que este é um ativador mental que mexe intimamente com os nossos sentimentos, expectativas e com aquilo que melhor nós temos quando falamos em dar e receber.

E por falar em receber, para ser recíproco você deve aceitar que o outro também faça por você o mesmo, isso não quer dizer esperar o mesmo, mas ter a humildade de entender que quando há um retorno positivo é fruto de um ciclo muito positivo, que jamais deve ser quebrado. Pense nisso e exercite o dar e receber!