curiosidade

Syda Productions/Shutterstock A curiosidade é nata do ser humano que está sempre em busca de respostas para suas dúvidas

Dizem que a curiosidade é a mãe da sabedoria. Não é para menos, este interesse em conhecer, revelar, desvendar o desconhecido é a chave de todas as descobertas do universo. E o tema curiosidade é também o assunto de hoje de nossa série de sucesso sobre os ativadores mentais.

Bem, o pesquisador americano George Loewenstein, estudioso de Ciências Comportamentais e professor de Economia, criou a interessante teoria do Intervalo da Informação. Nela, ele defende que existe um espaço em branco, um espaço vago entre aquilo que conhecemos e o que queremos conhecer.

E é exatamente neste espaço vazio que mora a nossa curiosidade e é isso que desejamos preencher quando estamos em busca de respostas para questões e assuntos que ainda não foram resolvidos.

Isso explica porque fatos curiosos e notícias polêmicas chamam tanto a nossa atenção e aguçam a nossa curiosidade de forma única. Eles despertam em nós aquelas perguntas que ainda não foram respondidas pelo conhecimento geral e que nos fazem criar desde respostas coerentes a teorias malucas para dar algum sentido lógico a certos acontecimentos.

Além disso, quando “matamos” a nossa curiosidade em relação a algo ou alguma pessoa, sentimos certo prazer em resolver aquele dilema e tirar aquela pulguinha de trás da nossa orelha, e isso se aplica mesmo que o desfecho seja menos surpreendente do que o esperado.

O Poder da Curiosidade

Pensando nisso, eu te pergunto – Por que quando vemos um trailer interessante ficamos querendo ver o que acontece no final do filme? Sabe por quê? Porque as cenas foram cuidadosamente escolhidas para aguçar a nossa curiosidade e nos fazer querer ir ao cinema ou baixar aquele filme, que parece ser incrível, e descobrir o que vem depois.

PSC

De maneira geral, o ser humano é curioso e gosta de experimentar lugares, coisas, sabores e cheiros novos e ver de perto o que aquilo tem de interessante. Queremos a todo instante preencher aquele espaço em branco e saber, por exemplo, o que aconteceu no acidente na esquina, quem é o colega novo no trabalho, quem é namorado novo da amiga ou o que vamos ganhar de presente de aniversário.

Em resumo, somos curiosos por natureza e, sabendo disso, muita gente também age de má fé quando, por exemplo, nos mandam aqueles emails cheios de promessas e com um belo de um vírus que copia nossos dados e acaba com o nosso computador.

A Curiosidade no Universo de Vendas

A curiosidade é um ativador mental poderoso também no universo das vendas, especialmente quando acompanhado da palavrinha “novo”, pois a novidade é outro ativador mental influenciador, que associado à nossa curiosidade torna a tomada de decisão ainda mais facilitada, especialmente, quando queremos muito ter ou comprar algo, por exemplo.

Entretanto, é preciso também tomar cuidado, pois há outro ditado que diz que a “a curiosidade matou o gato”. Então, seja um curioso saudável e não um especulador da vida alheia. É muito importante ter bom senso e saber a diferença entre uma curiosidade positiva e a invasão de privacidade.

Use a curiosidade a seu favor do seu crescimento na carreira. Faça deste ativador mental a base de seu interesse em fazer novos cursos, ir a palestras, workshops, especializações e para desenvolver as habilidades e capacidades técnicas e emocionais que você precisa para ser mais bem – sucedido.

Use sua curiosidade para conhecer lugares e pessoas novas e resolver de forma mais dinâmica e assertiva os problemas do cotidiano. Seja curioso e coloque sua energia mental na criação de ideias inovadoras, para ser mais criativo, se permitir sair da caixa e ter experiências e comportamentos novos.

Deixe sua curiosidade fluir de forma positiva e por meio dela busque aprender mais sobre si mesmo. Seja curioso para descobrir qual é a sua missão no mundo e qual o legado que você está construindo. Não tenha medo de mudar.

Como disse lá no início do nosso texto, a curiosidade é a mãe da sabedoria, então, use-a para ficar mais sábio e conquistar resultados extraordinários em sua vida. Permita-se e seja curioso na medida!