Compromisso e coerência

PHOTOCREO Michal Bednarek/Shutterstock Compromisso e coerência são elementos indispensáveis a todo ser humano

Nos dias atuais, onde vemos muitos discursos sem nenhuma coerência entre fala e ação, muitas vezes, não sabemos ao certo em que acreditar. Quem não se lembra daqueles discursos épicos, dos deputados federais, na votação do impeachment. Com certeza, a maioria de nós não sentiu nenhuma verdade no que foi dito ali e ficou até envergonhada.

Por isso mesmo, eu já quero começar ressaltando uma frase maravilhosa de Mahatma Gandhi, em que eu acredito muito, e que tem tudo a ver com compromisso e coerência; o tema que estamos tratando aqui.  Em resumo sua declaração diz: Pensamentos tornam-se palavras. Palavras tornam-se atitudes. Atitudes tornam-se hábitos. Hábitos tornam-se valores e valores tornam-se o seu destino.

Estas palavras nos ajudam a perceber como o ativador mental do compromisso e da coerência é um alerta mental e moral que nos faz seguir nossas crenças e valores e agir conforme ambos.

Compromisso e Coerência – Elementos Cada Vez Mais Importantes nos Dias Atuais

Então, se você tem coerência e compromisso com aquilo que diz e faz, com certeza, como ser humano, profissional, pai, mãe, cidadão ou líder; as pessoas ao seu redor sentirão congruência em você, te respeitarão e darão a credibilidade que você merece ter.

Por outro lado, quando suas atitudes são estão alinhadas com a sua fala, a pessoa tende a ser vista com desconfiança pelos demais. Isto em todas as esferas da vida é muito ruim, pois ao fazer isso, você vira aquela pessoa que “tudo que se fala não se escreve”, como um velho ditado já dizia.

Aposto que você conhece alguém assim; que na teoria é uma coisa e na prática outra bem diferente. Isso se chama incongruência e este é um caminho muito perigoso. Digo isso porque compromisso é uma responsabilidade que assumimos em fazer alguma coisa por nós ou pelo outro.  E coerência é colocar isso em prática e ter atitudes nesta direção específica.

Colocando seu Compromisso e sua Coerência em Prática

PSC

Quando, por exemplo, você assume o compromisso de fazer uma dieta e perder 10 kg, também é preciso ter a coerência de fazer exercícios físicos e alimentar-se de modo certo, para que no tempo X, você consiga alcançar o seu peso desejado.

Este ativador mental é muito usado inclusive pelas blogueiras fitness, com aquelas postagens de antes e depois, que mostram uma foto do estado inicial, com x quilos e uma atual com os resultados de seu processo de emagrecimento.

Estes exemplos, para quem acompanha as postagens destas pessoas no Facebook ou Instagram, por exemplo, serve de motivação e como um poderoso ativador mental que estimula e motiva você a também acreditar pode conquistar um corpo bonito e saudável se seguir aquelas dicas.

E sabe por que isso dá tão certo e atraí tanta atenção? Por conta do compromisso e da coerência entre fala e atitude. Aqui é o faça o que eu digo, faça o que eu faço; que faz toda a diferença na credibilidade.

Por outro lado, quando alguém famoso e que não come carne há anos aparece na propaganda na TV, vendendo carne e salsicha, o público antenado, logo sabe que ali não há nenhuma coerência e se sente enganado, ludibriado.

Por isso, minha dica para você é – tenha congruência e busque agir conforme o seu discurso. Se você tem um negócio, por exemplo, seja verdadeiro com seus clientes e funcionários e só assuma compromissos que você verdadeiramente possa honrar.

Se você tem filhos, saiba que seus exemplos contam muito. Então, não adianta, por exemplo, falar para não fumarem, se a vida inteira você fumou na frente deles. Tenha coerência.

Boas atitudes ajudam a construir respeito e autoridade frente às pessoas e a manter seus valores e crenças alinhados com suas ações. Por isso, busque usar este ativador mental de forma positiva e de modo que todos se lembrem de você por ser alguém: congruente, coerente e por honrar seus compromissos. Pense nisso e tenha congruência!