Rawpixel.com/Shutterstock Quando uma pessoa tem autoridade ela possui a expertise, postura e o conhecimento que nos faz segui-la e admirá-la

Na série dedicada a conhecer alguns dos principais ativadores mentais do ser humano, vamos conhecer mais dois exemplos de influenciadores em nossa tomada de decisão.  Estamos falando dos gatilhos mentais da autoridade e da prova social. Continue lendo e entenda melhor como cada um funciona.

Ativador Mental – Autoridade

Por que você vai a uma palestra de uma cientista, escritor, empresário ou coach? Com certeza é pela autoridade que aquela pessoa tem ao abordar um assunto de seu interesse. Então, quando você viu que aconteceria aquele evento, envolvendo aquela pessoa que tanto admira, não pensou duas vezes e se inscreveu para participar.

Este ativador mental é diferente dos demais, porém, não menos poderoso. Quando falamos em autoridade estamos falando na influência direta que alguém exerce sobre outro e que a faz segui-lo. É o caso do líder servidor, do livro “O Monge e o Executivo”, famoso Best seller, do aclamado escritor americano James C. Hunter, que defende que a liderança se faz pela autoridade e não pela imposição do poder.

Para Hunter, autoridade tem a ver com confiança e não controle. Quando um líder tem autoridade ele influencia seus liderados de maneira positiva e os faz caminhar junto por vontade própria e não pode uma obrigação. Isso se conecta com o poder do exemplo, sendo assim, só uma pessoa que tenha os quesitos morais, intelectuais e humanos poderá realmente ter autoridade frente ao um grupo que presa pelos menos valores que defende.

Autoridade é, então, um ativador mental que nos faz agir pelo exemplo a pela admiração que temos pela forma de ser e pensar de alguém, bem como por suas habilidades, criações e experiências em determinada área do conhecimento humano. Isso, com certeza, explica muito porque nós lemos determinados autores, gostamos de ouvir tal palestrante e admiramos certos professores e líderes. Sua autoridade sobre nós é inegável e nos faz segui-los de forma consciente, pois sabemos exatamente o que nos chama atenção.

Ativador Mental – Prova Social

Rawpixel.com/Shutterstock A prova social é a opinião das pessoas em relação à nós, a algo ou alguém e também é muito importante na hora de decidir

PSC

O ativador mental da Prova Social é aquilo que atesta quem você é na visão das outras pessoas. Pense e responda, então: o que os outros falam de você? Indicariam a um amigo para que conseguisse um trabalho, por exemplo? A prova social como o nome mesmo indica é a comprovação prática daquilo que somos; temos ou fazemos.

Indicação de trabalho ou carta de recomendação são dois tipos de provas sociais dadas por outras pessoas em relação ao nosso profissionalismo, uma espécie de assinatura embaixo. No caso do IBC, recebemos diariamente milhares de provas sociais em nossas redes sociais, emails e nas indicações de ex-alunos que atestam a qualidade de nossos cursos para seus colegas, amigos e parentes e que assim, também os fazem chegar até nós.

Sabe quando você vê na TV aqueles depoimentos de consumidores falando de sua experiência positiva com a marca ou produto tal? Estes também são bons exemplos de como a prova social é um gatilho importante para que outras pessoas possam conhecer uma pessoa ou empresa e gostar do que ela oferece.

Nós também vemos muitos exemplos de prova social nos sites de compras pela internet, os famosos e-commerces. Você sabia que muita gente antes de comprar um produto ou serviço, entra antes do site, e vê o que os outros clientes falam deles? Hoje em dia, mais do que a descrição que a empresa faz, o consumidor quer saber é se o produto que deseja adquirir realmente é de confiança e bom na prática.

Eu mesmo quando vou comprar algo na internet, sempre busco as provas sociais e, confesso que já deixei de comprar algumas coisas ao ler os comentários negativos. Tá vendo como a prova social é um ativador mental realmente decisivo? Quantas vezes nós compramos ou deixamos de comprar algo ou mesmo fomos ou deixamos de ir a algum lugar porque ouvimos boas e más recomendações? Muitas né?

Por isso, é sempre bom colher algumas informações antes de se decidir por A ou B, e verificar quais são as provas sociais de que aquele produto, serviço ou empresa realmente oferecem o que você busca e deseja. Esta é uma boa forma de evitar frustrações e experiências ruins, que apenas vão te fazer dar sua própria prova social de uma situação negativa. Fique de olho e use este ativador mental ao seu favor!