Palavra Serendipity escrita em branco no fundo preto

MIKHAIL GRACHIKOV/Shutterstock O Serendipity pode te ajudar a descobrir coisas que verdadeiramente mudarão sua vida. Leia o artigo e saiba como!

Você já pensou em como a criatividade é essencial no nosso dia a dia? Em como ela é parte importante para o sucesso de grandes empresas e empreendedores? E também para nossa evolução como seres humanos? E mais, você sabia que ela é à base do conceito da palavra Serendipity? A palavra tem origem inglesa (porém alguns estudiosos sugerem o termo “Serendipidade”), foi criada pelo escritor britânico Horace Walpole, em 1754, baseada no conto infantil “The Three Princes of Serendip”. Nele, os personagens estavam sempre descobrindo novidades por acidente e de forma não intencional e através disso, eles puderam solucionar dilemas que surgiam ao longo da história.

Em uma carta destinada ao amigo Horace Mann, o escritor relatou o conto e propôs que o fato dos heróis terem a mente aberta e assim, descobrirem coisas que eles não estavam procurando, era o conceito da palavra Serendipity.  Portanto, a terminologia significa o fato de encontrar oportunidades, respostas e soluções de forma aleatória, inesperada, ao acaso, ou ainda, acidental. Tal ação é capaz de gerar teorias, invenções e conhecimento que resultam em, benefícios, utilidade e valor aos seres humanos.

O termo é bastante usado na ciência, quando um experimento que possuía originalmente outro objetivo, traz descobertas positivas para o estudo. Porém, ele se encaixa em várias áreas e situações do dia a dia. Sendo assim, Serendipity, também se refere ao fato da pessoa, sem querer, descobrir algo que mude sua vida, identifique oportunidades, resolva seus problemas de forma criativa e traga respostas a certas questões.

É em tal realidade que a inovação está presente. Reflita em quantas vezes uma frase, uma imagem, uma música ou uma história, não foram transformadas em oportunidades, serviram para a elaboração de novas estratégias ou desenvolvimento de novos produtos/ serviços de uma empresa. Para que a inovação sobressaia, é necessário que a pessoa identifique pontes e lacunas, para assim, ser capaz de raciocinar de forma criativa e chegar em respostas significativas. Isso é o conceito de Serendipity.

Tipos de Serendipity

São identificados quatro tipos de descobertas aleatórias:

  • Descobrir Y inesperadamente;
  • Procurar por X e encontrar Y inesperadamente;
  • Procurar por X e encontrar X por meios inesperados;
  • Descobrir um uso inesperado para X (ou Y).
PSC

Para que o termo Serendipity ocorra, é necessário um pouco de sorte, mas engana-se quem acha que só isso basta. Ela também exige que a pessoa conheça sobre o assunto em questão, tenha a mente aberta, perseverança e senso de observação, esteja conectada com algo mais.

Como utilizar o termo Serendipity

No livro “O Efeito de Medici” o autor Frans Johansson, discorre que para utilizar o termo Serendipity harmonicamente, a pessoa deve intercalar conceitos, campos, culturas e percepções distintas para que através da combinação dos mesmos, eles possam gerar ideias e resultados inéditos. Através de tal ação, a pessoa conseguirá inúmeras ideias, percepções, estratégias, inspirações e consequentemente, atingir inovação.

O conceito ainda permite que a pessoa entenda conceitos além do que é passado em livros, palestras e faculdade, garante que o mundo seja visto com novos olhos, o que gera insights e garante resultados, ações e ideias extraordinários.

Atitudes que favorecem a Serendipity

Para desenvolver o conceito de Serendipity, a pessoa deve levar em consideração as seguintes questões:

Conhecimento

Estudar e pesquisar o tema em questão é fundamental para que a pessoa consiga abrir a sua mente a novas percepções. Entender os pontos chaves e saber as consequências que determinado acontecimento pode acarretar também é parte importante para que o conceito de fato se aplique.

Curiosidade

Se interessar e explorar os eventos observados é viável, assim, nada que pode ser considerado importante é descartado. Tudo pode ser considerado uma oportunidade.

Mente aberta

Enxergar apenas o que é esperado é uma maneira de anular conceito de Serendipity. É necessário evitar julgamentos e respostas imediatas. São nas situações inesperadas que atingimos ideias fantásticas, com resultados extraordinários.

Atente-se ao inesperado

Ficar preso a horários, metas e bens materiais é uma maneira de diminuir a produtividade das pessoas. Dedicar o tempo para explorar novas ideias e percepções são formas de aplicar o conceito de Serendipity e assim ser capaz de gerar novas teorias, conhecimentos e benefícios aos seres humanos e seu desenvolvimento.

Tecnologia

As novas tecnologias e ferramentas presentes no dia a dia permitem que as pessoas estudem e explorem inúmeros temas e questões, o que pode trazer pontos vantajosos para a aplicação do termo Serendipity. Muitas informações e mecanismos à disposição.

Exemplos de Serendipity

  • Isaac Newton e a Lei da Gravidade: quando uma maçã simplesmente caiu na cabeça de Isaac Newton, ele viu ali, uma oportunidade. Foi assim que ele conseguiu formular a teoria da gravidade e então, modificar todos os estudos seguintes sobre o assunto;
  • Cristóvão Colombo e a América: ao viajar pelo Oceano Atlântico em busca da Índia, o navegador e explorador, Cristóvão Colombo descobriu a América.
  • A descoberta da penicilina: o pesquisador Alexander Fleming esqueceu uma cultura de bactérias estafilococos sobre a mesa, quando saiu de férias. Quando retornou, a mesma estava contaminada por mofo, antes de descartá-la, ele observou que um círculo transparente separava o mofo das bactérias. Através do seu conhecimento, ele foi capaz de perceber que o fungo produzia a substância que conhecemos como penicilina e assim, o antibiótico foi criado.

É preciso enxergar uma oportunidade em meio às situações do dia a dia, mesmo àquelas, que por algum motivo, pareçam ter dado errado, para que o conceito de Serendipity seja aplicado. Assim, a pessoa será capaz de identificar diferentes oportunidades e respostas e consequentemente, conseguirá inovar, seja qual for à circunstância. A questão é; isso só é possível quando o conhecimento já adquirido é relacionado com as adversidades encontradas, resultando, expansão de ideias, criatividade, oportunidade e ação.

Basta observar o mundo ao redor e estar preparado para potencializar a sua mente e percepções e assim, utilizar o conceito como forma de significação pessoal, quebrando crenças limitantes e desbloqueando fatores que impedem a expansão da sua criatividade e inovação. Lembre-se que a mudança de mindset também contribuir para novas formas de ver a vida e as novas oportunidades que podem estar bem ali na nossa frente, e simplesmente mudar o mundo.