Sentimentos de Raiva – Um Empecilho Para o seu Sucesso

Por: José Roberto Marques | Blog | 01 de outubro de 2016
Sentimentos de raiva

Ollyy/Shutterstock Eliminar os sentimentos de raiva é importante para que eles não controlem e prejudiquem a vida da pessoa

Perder a paciência de vez em quando OK, afinal, somos humanos e existem situações que realmente nos tiram do sério, entretanto, quando os sentimentos de raiva são uma constante é hora de parar, analisar e rever comportamentos. Digo isso porque sei que emoções fora de controle nos levam a ficar irracionais e, consequentemente, podem gerar episódios de fúria e apontar extremo desequilíbrio emocional. Na carreira e na vida pessoal e social isto não é nada positivo.

Identifique De onde Vêm seus Sentimentos de Raiva

Se você também sofre com sentimentos de raiva o tempo todo é importante compreender quais são os motivos que levam a isso. Trago então algumas perguntas importantes para você refletir e entender melhor sua irritação constante e para que entenda que é essencial fazer algo para mudar isso.

  • Você está insatisfeito com seu corpo, vida financeira, familiar, casamento, trabalho ou com as pessoas à sua volta?
  • Sente inveja dos outros, pois gostaria de ser como eles e ter que eles têm?
  • Tem a sensação constante de que gostaria de fazer outra coisa, ter outras experiências e uma vida completamente diferente?
  • Estas insatisfações te fazem ficar deprimido, triste e impaciente o tempo todo?
  • Será que não está valorizando demais os acontecimentos e ficando enfurecido sem necessidade alguma? Pense!

Pois bem, sua irritação com certeza não é por acaso, porém para tudo existe uma solução. As emoções servem para extravasarmos nossos desejos e sentimentos reprimidos, mas isso não quer dizer que você tenha que ser escravo delas. Esse ódio é também um sinal de que você precisa mudar imediatamente aspectos de sua vida, pensamento ou comportamento que estão limitando sua felicidade e boicotando seu sucesso.

Reconheça o Problema

É importante, em primeiro plano, ter a consciência de que o problema não é o outro e que ninguém tem culpa por sua frustração. Você é dono da sua história, dos seus caminhos, decisões e realizações. Irritar-se só prejudica suas relações interpessoais, profissionais, sociais, familiares e afetivas e ajuda a criar uma imagem extremamente negativa de você. Ninguém quer ser conhecido com o “o louco ou a louca” do trânsito, prédio ou trabalho, né?

Convido-te neste instante a parar e pensar em como estes sentimentos de raiva têm impactado sua vida. Quantas pessoas você agrediu, ofendeu e afastou por conta deles? Quantas vezes você perdeu as estribeiras e foi injusto e cruel com as pessoas à sua volta? Quantas vezes você agiu de forma irracional e logo em seguida se arrependeu do que fez? Imagino que muitas.

Busque Ajuda para Eliminar os Sentimentos de Raiva

Sentimentos de raiva

Imtmphoto/Shutterstock Sentir raiva o tempo inteiro pode ser sinal de algum problema emocional ou psicológico mais sério. Fique atento!

Está na hora de mudar isso não, é mesmo? Para tanto, é importante que você procure ajuda especializada e converse abertamente sofre seus sentimentos de raiva, expondo claramente as situações e pensamentos que lhe fazem se sentir assim. Muitas vezes, por trás desta irritação pode estar uma depressão ou outro problema psicológico não tratado e que, por isso, afeta seus comportamentos sem que você entenda ou tenha controle sobre si mesmo.

Reconhecer o problema é o primeiro passo para superá-lo e em hipótese alguma quer dizer que você seja uma pessoa fraca ou ruim. Muito pelo contrário, demonstra sua força e consciência de que precisa de apoio para melhorar. Todos nós temos inúmeros sentimentos e emoções, alguns se mostram mais, outros são mais difíceis de lidar, mas é essencial que ainda sim você tenha controle e inteligência emocional e não permita que eles façam “gato e sapato” de você.

Procure ajuda para eliminar estes sentimentos de raiva, fale sobre eles e conquiste maior qualidade nas relações com o outro e consigo mesmo, além de paciência, sucesso, a felicidade e o equilíbrio que merece ter sua vida.