Mulher sentindo-se poderosa, inspirada por seu Self-Empowerment

PlusONE/Shutterstock O Self -Empowerment é proveniente das crenças fortalecedoras que alimentamos sobre nós mesmos!

Em nossa vida, temos tanto fatores externos quanto internos que podem nos influenciar positiva ou negativamente. Um desses fatores são nossas crenças, que podem ser de dois tipos: Crenças Fortalecedoras (Self-Empowerment) ou Crenças Limitantes (Self-Destruction).  Vamos entender melhor o conceito de empoderamento e de como podemos potencializá-lo a partir da mudança de crenças.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

O que é Self-Empowerment?

Quando falamos de Self Empowerment falamos sobre nos fortalecer, assumir o controle de nossas vidas, estabelecer metas e fazer escolhas de forma positiva. Isso significa que quando conhecemos e entendemos nossas forças e fraquezas, somos capazes de acreditar muito mais em nós mesmos.

A ideia do Self-Empowerment é dar às pessoas liberdade, poder e informações para que possam tomar decisões em suas vidas, tornando-se atores principais de suas histórias. No sentido literal da palavra, Self-Empowerment significa “empoderar-se”, um neologismo de uso comum para designar as relações de hierarquia dentro de uma sociedade.

Empoderar-se é ser quem somos; com um maior autoconhecimento e autoconfiança. No contexto administrativo-empresarial, a expressão adquire o significado de “descentralização de poderes”, ou seja, todo trabalhador pode ser munido de uma maior participação nas atividades da empresa quando lhes é dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.

Por outro lado, como fenômeno sociológico, muitas vezes, o Self-Empowerment é associado a grupos que sofrem discriminação por conta de questões de etnia, gênero ou crenças religiosas. Refere-se ao aumento de força política e social desses grupos de pessoas, por meio da fortificação de seus conhecimentos.

Praticando o Self-Empowerment

PSC

Para praticar o Self-Empowerment, devemos nos manter firmes em nossas crenças e, a partir dessas crenças, executar ações que nos permitam desenvolver cada vez mais nossas habilidades e competências. Praticar o Self-Empowerment é como “ter fome”. Ter fome de sucesso, de realização em nossas vidas, fome de fazer a coisa certa, fome de ultrapassar limites e vencer desafios que possam aparecer em nossos caminhos.

Sendo assim, podemos dizer que autoconfiança e Self-Empowerment caminham lado a lado. Quando falamos de Self-Destruction, nos referimos a uma das sete falhas de caráter ou “sombra” que cada pessoa tem dentro de si.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Geralmente o termo é explicado como sendo “a destruição voluntária de algo/alguém por si só”. Por exemplo: “Não sou capaz de realizar essa tarefa”; “Não consigo; Tenho medo: Não dá”. Quantos de nossos comportamentos nos causam prejuízos por serem nocivos, e mesmo tendo consciência de que não nos favorecem, continuamos a fazê-los?

Há quem diga que esses comportamentos são fraquezas, falta de disciplina e de força de vontade, mas o que nos levaria a ter comportamentos autodestrutivos de maneira consciente? Normalmente, comportamentos autodestrutivos são guiados por fatores inconscientes, de cunho negativo que podem ser originados por conta de:

  • Experiências negativas vividas no decorrer da vida: o que gera emoções mal resolvidas;
  • Aspectos culturais: o que aprendemos com nossas famílias, dentro das escolas e da sociedade como um todo;
  • Experiências e comportamentos negativos de outras pessoas: que de alguma maneira nos influenciam emocionalmente.

Esses sentimentos acumulados pelas pessoas acabam por encobrir o amor próprio e a autoestima, fazendo surgir processos de autossabotagem e autodestruição. Todos nós possuímos esse tipo de força interior pouco inteligente que pode causar prejuízos consideráveis às nossas vidas.

Mas se tivermos força de vontade e nos policiarmos em relação aos nossos pensamentos e atitudes que tomamos, conseguiremos identificar nossos pontos de melhoria e transformaremos nosso Self-Destruction em Self-Empowerment.