Diferenciais do Self Coaching do IBC

Por: José Roberto Marques | Blog | 03 de setembro de 2016
Self Coaching

Racorn/Shutterstock O Self Coaching do IBC acredita que em primeiro lugar vem sempre o ser humano

Você sabe o que é Self Coaching? Bem, para começar Coaching é um mix de técnicas, portanto, pode ser usado nos mais variados contextos, inclusive na vida pessoal. No Brasil, o método se popularizou no mundo dos negócios, o que chamamos de Professional Coaching, ou seja, o Coaching aplicado à vida profissional e ao ambiente das empresas.

Contudo, o grande diferencial do Instituto Brasileiro de Coaching é o trabalho com as pessoas, um tipo de Coaching pessoal, que alguns chamam de Life Coaching, mas nós, no IBC, adotamos Self Coaching.

O Self Coaching do IBC

É importante entender que o Self Coaching é a essência da filosofia do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC e da formação Professional & Self Coaching – PSC, e que um é interdependente do outro, assim, toda vez que falamos no self, estamos falando da base filosófica e do plano de ação do IBC.

O ponto de partida é entender que o ser humano é essencialmente pura luz. Dessa maneira, as ferramentas usadas no Self Coaching visam trazer à tona toda a luz das pessoas, focando no ponto positivo de cada um. Nesse caso, a luz é uma metáfora de potencialidade, de capacidade, de desenvolvimento máximo, de evolução.

Self Coaching é uma metodologia que aborda a nascente da essência de quem nós somos, da melhor e pior pessoa que existe em nós e da vocação natural de transcendência da luz sobre nossas sombras. Por isso, acreditamos fortemente que todo comportamento tem uma intenção positiva e que por trás de qualquer atitude, sentimento ou ação teremos fundamentalmente, e em essência, o lado positivo.

Para a compreensão do mundo externo e a consequente interação com ele, o melhor caminho que conduzirá a essa evolução é o autoconhecimento. Dessa forma, mesmo a potencialização profissional (Professional ou Business Coaching) depende de uma evolução pessoal. Quanto mais eu me conheço, mais integro minhas próprias partes, mais estou preparado para entender o que está fora.

Self Coaching é a aliança da percepção do mundo interno e do mundo externo como se fosse um único processo, uma continuidade. A compreensão da relação desses dois eus é o ponto de interseção em que se dá o Self Coaching, com o entendimento de que é um único sistema que sempre acontecerá internamente e estará conectado dentro e fora também. À medida que evoluímos e nos conhecemos mais e mais, seremos capazes consciente e inconscientemente de fazer a integralização desses dois mundos.

Damos o nome de self à estrutura dos nossos pensamentos e à nossa estrutura sistêmica maior. O self compreende nosso ser em essência, aquele que está dentro do nosso corpo físico e que pode ser entendido numa divisão binária, o self 1 e o self 2. Self 1 é o centro direcionador da consciência, da cognição. Self 2 é o centro direcionador da inconsciência, nossa luz, a transcendência das sombras, nossa espiritualidade, centelha divina, tudo de melhor que existe dentro de nós.

Há Distância entre Self e Professional Coaching?

O distanciamento que parece existir entre as duas modalidades principais do Coaching está cada vez menor. Um exemplo simples de como isso acontece é percebermos que o processo de Self Coaching contribui diretamente para a melhoria pessoal e também profissional do coachee.

E por que isso acontece?

Porque todas as áreas da nossa vida estão interligadas. Exatamente por isso damos mais ênfase ao Self Coaching, ele é o segredo de tudo. Mesmo quando você atua com questões muito específicas do Coaching de Carreira, como Team Coaching ou Coaching de Lideranças, é o self que queremos alcançar.

A distância entre Self Coaching e Professional Coaching tem sido diminuída na medida em que os estudos sobre Coaching se desenvolvem. Eles têm mostrado de forma irrefutável como todas as áreas de nossa vida estão interligadas, sempre partindo da centralidade do self.