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Seja proativo e destaque-se o mercado de trabalho!

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Conheça as vantagens de ser um funcionário proativo e veja como esta competência pode ser um diferencial em sua carreira | Depositphotos andresr

Proatividade representa antecipar-se aos problemas, criar soluções e buscar resolvê-los antes que impactem negativamente em seu ambiente de trabalho. Esta é também uma das competências mais admiráveis num profissional e, por isso, uma das mais desejadas pelas organizações. Mas, você sabe como se tornar um funcionário proativo?

É certo que muitos profissionais possuem naturalmente este perfil. Isso se torna perceptível quando passamos a observar sua conduta, a relação com o ambiente à sua volta, com as pessoas e, especialmente, a disponibilidade em contribuir para atender, responder, melhorar ou mudar algum aspecto com essa exigência.

Para aqueles colaboradores, com formas de atuação diferentes, que não se sentem confortáveis ou que ainda não assimilaram a importância de serem proativos e ajudarem colegas e a empresa, fica o alerta: procure desenvolver sua proatividade o quanto antes!

Se você se sente intimidado em oferecer seu auxilio ou mesmo inseguro para agir e buscar resolver ou então amenizar um problema eminente, veja as dicas para desenvolver esta competência ou tornar ainda mais assertivas suas ações.

Dicas Para Ser Proativo:

  1. Desenvolva Visão Sistêmica - Quando você consegue visualizar a empresa e suas demandas como um todo, consegue também avaliar as consequências de um possível problema e buscar resolvê-lo antes que prejudique os resultados.
  1. Tenha Iniciativa – Não é porque não é sua função que você vai deixar de ajudar um colega que está com uma tarefa complexa e urgente ou deixar de oferecer seus conhecimentos e colaboração a uma pessoa que esteja com dificuldades. Tenha iniciativa e mostre-se disponível!
  1. Não Espere Pelos Outros – Se você e seus colegas já perceberam determinado problema, não fiquem no “jogo de empurra”, onde todos sabem, mas ninguém faz efetivamente nada. Procure resolvê-lo o quanto antes e, caso o mesmo exija uma atenção mais especial, comunique imediatamente ao seu líder para que ele possa tomar às devidas providências.
  1. TBC – Tire a Bunda da Cadeira - Tenha atitude e não se omita frente às situações. Por mais que se sinta inseguro em agir, lembre-se que você também será cobrado se não fizer nada. Comunique ao seu gestor a situação e coloque-se à disposição para ajudar a resolver a questão.
  1. Tenha Autoconfiança – Acredite em sua capacidade de resolver os problemas, sejam eles de sua alçada ou não. Acesse os seus conhecimentos, observe o ambiente ao seu redor, trace estratégias e escolha as melhores alternativas.
  1. Desenvolva Inteligência Emocional – Esta competência comportamental é fundamental para saber agir de maneira certa, no momento certo, sem deixar que impulsos e emoções desproporcionais, prejudiquem sua proatividade e a transforme num ponto de melhoria.
  1. Utilize o Bom Senso – Tome cuidado para não invadir o espaço do outro. Aprenda a hora de fazer e o momento de deixar que outros colaboradores busquem as soluções. Lembre-se que cada um tem uma forma de resolver e seu próprio tempo. Respeite isso, observe seu colega e aprenda com ele.

Com algumas medidas simples, é possível ser proativo, de forma mais assertiva, e sem invadir o espaço do outro ou causar danos à empresa. Utilize essa competência a seu favor e boa sorte!

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