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Seja Ético – 5 Lições e Comportamentos que você Precisa Ter

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Ho Yeow Hui/Shutterstock A Ética evidencia o caráter do profissional por meio de seus comportamentos dentro e fora da empresa

Ética é uma palavra de origem grega, derivada do termo ethos. Denomina o caráter da pessoa e o conjunto de valores que guiam seus comportamentos e ações. Normalmente, associamos a ética a regras de conduta e, estas por sua vez, devem ser seguidas e respeitadas para que não haja prejuízos a ninguém.

Digo isso, porque em nosso trabalho, assim como em família e sociedade, todos nós devemos ter uma postura correta e respeitar as regras que visam garantir nossos direitos e deveres, como também o nosso bem-estar individual e coletivo. Assim, não podemos simplesmente chegar ao supermercado e colocar nosso carro na vaga destinada a portadores de deficiência e fingir que não vimos à placa de orientação, por exemplo.

Do mesmo modo, na empresa, não podemos usar sua estrutura computadores e telefone para resolver problemas pessoais ou ainda tentar derrubar um colega que tem o desempenho melhor que o seu. Não é assim que as coisas devem funcionar! Para conquistar grandes resultados e evoluir continuamente, é preciso que você seja ético e tenha a consciência de que suas ações, pensadas e impensadas, têm sempre consequências.

5 Lições e Comportamentos Éticos no Trabalho

  • Respeite seus Colegas: Respeito é uma das melhores formas de demonstrarmos nossa ética e que os valores que seguimos são bons. Por isso, busque sempre respeitar as diferenças sejam elas de opinião, formação, hierarquia, credo, cor ou gênero. Evite tratar as pessoas de modo pejorativo, criar atritos com seus pares, coloque-se no lugar do outro e sempre foque em ter um bom relacionamento interpessoal.
  • Seja Honesto e Justo: Tudo que fazemos ou deixamos fazer em nosso ambiente de trabalho impacta nos resultados de outras pessoas, pois cada um, da sua forma, contribui para o êxito da empresa. Sendo assim, quando errar admita sua falha e não culpe terceiros por isso ou mesmo faça isso de caso pensado para prejudicar alguém. Assuma seus erros, procure corrigi-los e aprender com eles.
  • Foque no Trabalho: Se você passa a maior parte de seu dia nas redes sociais, bate-papos no celular ou em conversas de corredor com seus colegas, dificilmente conseguirá entregar os resultados para os quais foi contratado. Esta não é uma postura ética, pois o profissional deve estar focado em atender suas demandas de forma assertiva e dentro dos prazos e, durante o expediente, concentrar-se apenas no trabalho.
  • Não Use a Estrutura em seu Benefício: Xerox, internet, ligações, carro e colegas, todos usados pelo profissional para atender interesses pessoais. Com certeza, este é um comportamento antiético, que além de elevar os custos da empresa com despesas extras com papel, tinta, combustível e energia, por exemplo, demonstra que o colaborador não se importa em usar o que não é seu ou em ajudar a manter a viabilidade financeira do negócio.
  • Respeite as Regras: Dar um jeitinho só abre precedentes para que outros colaboradores tenham o mesmo comportamento errado que você. Não seja mau exemplo, lembre-se que as regras e padrões foram criados para melhorar a realização do trabalho e garantir que sua execução seja feita de modo correto. Respeite os horários de entrada e saída, as normas internas de comportamento, higiene e tratamento.

Quanto mais cedo se adaptar, melhores serão os seus resultados. Seja ético!

E você, se considera um profissional ético no trabalho? Compartilhe logo abaixo sua opinião sobre este tema. Aproveite também, para curtir e compartilhar em suas redes sociais.

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