Natasa Adzic/Shutterstock O Swadhisthana é o chacra que guia nossa energia reprodutora e as funções endócrinas

No segundo chacra está concentrada a energia sexual, produtora e reprodutora, a dualidade da existência, opostos atraindo e movendo-se um para o outro. Além disso, ele controla as funções renais e endócrinas. Pode ser conhecido como esplênico, sacro ou do baço.

O poder criador é o grande poder humano, aquele que nos aproxima das divindades, da possibilidade de dar vida a um ser que nasce da junção dos dois elementos vitais, o masculino e o feminino. As energias como a paixão, a expansão, sensualidade e a criatividade são manifesta­das por esse chacra.

Também está relacionado à expansão da personalidade e aos aspectos emocionais. Nas tradições orientais esse chacra é observado como o yin-yang, à polaridade da existência. A energia sexual e sensual tem um poder desestabilizador muito grande.

É muito comum encontrarmos campos energéticos totalmente desalinhados devido ao acúmulo e desequilíbrio da energia sexual. Quando excessivamente energizado, esse chacra pode provocar (ou indicar) excesso de hormônios, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

 O Sentido do Swadhistana

O nome deste chacra em sânscrito é Swadhistana que significa “Morada do Prazer”. Ele pode ser localizado abaixo do umbigo, na região da pélvis se expandindo até os genitais.

PSC

A cor deste chacra é laranja e seu elemento é a água. As principais funções desse chacra são a criatividade, a sexualidade e expansividade, o desejo e o prazer. Fisicamente está relacionado também às funções renais.

Quando bem equilibrado esse chacra contribui para a assimilação de novas ideias, o dar e receber, o desejo, as emoções, o prazer. Quando em desequilíbrio ou não ativado temos sensações de confusão, ciúme, impotência, problemas da bexiga e problemas sexuais.

Para equilibrá-lo use tons de laranja, essa cor é muito acolhedora e estimula a alegria. Você pode imaginar e, verdadeiramente, sentir uma luz laranja iluminando a área abaixo do umbigo, pode sentir que essa luz aquece esse ponto até uma sensação de bem-estar.

Na alimentação, reforce a ingestão de líquidos. Esse chacra está ligado à água, tanto ingerir líquidos como terapias em águas mornas e até mesmo dormir ao som de uma pequena cascata são boas formas de trabalhar esse ponto de energia.

Gostou? Então, continue acompanhando meu blog e descubra mais sobre todos os 7 chacras!