Profissionais em reunião, analisando gráficos coloridos e verificando a saúde organizacional da empresa

Micolas/Shutterstock Cuidar da saúde organizacional é essencial ao crescimento da empresa!

Em se tratando da Saúde Organizacional podemos dizer que consiste em empresas alinhadas, que trabalham com metas de longo prazo, que têm foco, conseguem colocá-las realmente em prática, fazer com que seus colaboradores estejam sempre motivados, comprometidos e engajados em prol dos seus objetivos, para que de forma consciente colaborem para o alcance efetivo dos resultados planejados pela organização.

Mas por que cuidar da saúde da empresa é tão importante? Bem, segundo a consultoria McKinsey & Company, investir em saúde organizacional pode potencializar em até três vezes os resultados positivos do negócio e isso também representa até 50% de aumento na performance de seus profissionais.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”
é um presente!

Entretanto, para que se alcancem bons resultados é preciso que haja um alinhamento efetivo entre as metas da empresa e o que se espera do desempenho dos profissionais. Portanto, não adianta apenas definir alvos audaciosos, se a organização não acompanhar todo o seu processo de trabalho. Na prática, isso representa desenvolver o que chamamos de pensamento sistêmico, uma vez que esta visão do todo é fundamental para que todos estejam comprometidos e, para que estes importantes objetivos não se percam ao longo do caminho.

A Importância de Investir da Saúde Organizacional

O que diferencia uma empresa com objetivos de uma empresa que realiza realmente seus alvos, com certeza, é a saúde organizacional. Isso significa que suas metas estão alinhadas com seus processos, pois é isso que favorece seu excelente desempenho na construção dos seus resultados extraordinários.

Esta falta de alinhamento é geralmente um dos principais gaps das organizações, pois quando os profissionais não sabem pelo quê estão trabalhando e quando a infraestrutura processual também não reflete este direcionamento, fica bem mais difícil de chegar a algum lugar.

PSC

Pensando nisso e olhando para sua empresa hoje, como está sua saúde organizacional? As metas e os processos são congruentes e orientam seus profissionais na direção certa? Seus projetos saem do papel com facilidade ou sempre esbarram em empecilhos como a falta de engajamento ou de procedimentos e estrutura? Reflita e pense onde o seu negócio está acertando e, principalmente, onde pode melhorar.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Vale ressaltar que para que suas ações surtam os efeitos desejados e levem seu negócio para o próximo nível, além de ter processos muito bem estruturados, é essencial que seus profissionais sintam-se parte do processo de construção dos resultados. Isso quer dizer que é importante integrá-los, orientá-los, fazer com que se sintam pertencentes, importantes para que as metas sejam alcançadas.

E mais, também é fundamental que seu comprometimento, foco e sucessos obtidos nestes projetos sejam sempre reconhecidos de forma justa e coesa. Isso ajuda a aumentar e manter a motivação da equipe e torná-la mais proativa e atuante.