Todas as empresas possuem, em maior ou menor grau, alguns gaps que devem ser identificados e devidamente eliminados. Estas lacunas demandam atenção constante por parte dos líderes e precisam de políticas de gestão assertivas, que incluam o investimento na capacitação técnica e comportamental de seus colaboradores.

Existem diversos tipos de treinamentos empresariais, com diferentes métodos e finalidades. Os cursos internos, por exemplo, são realizados na própria empresa, geralmente ministrados por um gestor ou por um profissional de fora.

Já os cursos externos são realizados quando a instituição contrata um serviço/curso de outra empresa ou prefere realizá-lo fora do ambiente de trabalho. Neste caso, o objetivo é oferecer aos funcionários a oportunidade de desenvolver habilidades e competências que ainda lhe faltam.

Com a intenção de obter melhores resultados, muitas empresam preferem tirar os seus colaboradores de seu ambiente interno. Assim todos podem dedicar toda a atenção e foco ao aprendizado que está sendo oferecido. Neste modelo, ainda que realizado fora da empresa, o treinamento pode ser ministrado por algum membro da organização.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Tipos de Treinamento Empresarial

Leader Coach Training

Os líderes são os principais responsáveis por tomar as decisões, gerir pessoas, desenvolver equipes e criar estratégias efetivas para alcançar, progressivamente, resultados extraordináriosPor isso, cresce cada vez mais a procura por treinamentos de liderança. Neste sentido, a formação Leader Coach Training se destaca como uma das melhores do país, uma vez que utiliza as técnicas e ferramentas do Coaching para formar líderes mais preparados para lidar com as novas demandas do mercado e da gestão como um todo.

Palestras e Workshops

PSC

Palestras motivacionais e workshops são outras excelentes opções de treinamento. Por serem mais curtas — palestras geralmente duram algumas horas, enquanto o workshops ocupa no máximo um dia —, algumas empresas preferem investir nestes modelos. O intuito é levar aos profissionais uma oportunidade de aprimoramento, desenvolvimento específico de habilidades, aumento de motivação ou simplesmente abrir espaço para a descontração.

Coaching Executivo

Este tipo de treinamento é oferecido aos líderes e executivos que precisam desenvolver competências específicas. Como os resultados do processo de Coaching são mais rápidos e as empresas não têm tempo a perder, o Coaching Executivo possibilita que os colaboradores possam eliminar seus gaps e desenvolver novas competências de forma direcionada, assertiva e otimizada.

Analista Comportamental

Este tipo de treinamento é direcionado a profissionais que atuam nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, geralmente responsáveis por selecionar os futuros colaboradores da empresa. Quanto mais preparados estiverem, melhores serão as contratações e menor o turnover. Por meio do Coaching Assessment, ferramenta exclusiva do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, os gestores de pessoas aprendem a mapear os perfis profissionais, aumentando a eficiência dos processos de admissão, promoção ou realocação de colaboradores.

Avaliação 360º

Esta é outra ferramenta de mapeamento dos líderes. Os cursos de Avaliação 360º permitem aos gestores de recursos humanos analisarem o perfil comportamental dos seus líderes, verificando se a sua forma de liderar e sua postura profissional são coerentes o que a empresa e os liderados precisam.

Treinamento de Orientação

A orientação é o tipo mais comum de treinamento de funcionários. É um treinamento feito unicamente e que tem o objetivo de dar as “boas vindas” de um jeito mais formal, apresentando as novas contratações à empresa. Isso acontece já na primeira semana de trabalho. Esse treinamento é feito com todos os perfis da empresa e são ministrados pelo Recursos Humanos observando a questão da missão, visão, valores da empresa, cultura corporativa, a estrutura organizacional da empresa, apresentação dos líderes e visão geral de todos os benefícios da organização. 

Treinamento de Integração

Este tipo de treinamento, apesar de ser confundido com o treinamento de orientação, ao contrário, é um tipo totalmente diferente. Enquanto o treinamento de orientação é único e com o objetivo de informar todos os colaboradores sobre a empresa, o de integração é formado por uma série de encontros, específicos de cada departamento, com uma periodicidade maior. O objetivo desse treinamento é permitir que os novos colaboradores da empresa se enquandrem cada um em sua função e sejam bem sucedidos. 

São feitos vários treinamentos de capacitação profissional que podem durar durante um longo período, de acordo com a necessidade da equipe. Quem prepara esses treinamentos são os líderes de cada equipe/departamento e tem o foco de garantir que cada colaborador compreenda o objetivo geral da empresa. O foco é desenvolver suas habilidades necessárias para realizar seu trabalho com eficiência e maximizar o envolvimento dos funcionários.

Treinamento prático

O treinamento prático inclui qualquer treinamento experimental que esteja focado nas necessidades individuais do funcionário. É conduzido diretamente no trabalho. O treinamento prático pode ajudar os funcionários a se encaixarem perfeitamente em seu papel futuro ou atual, ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades atuais. Uma vantagem do treinamento prático é que ele é aplicável ​​imediatamente aos trabalhos dos funcionários. Ele também pode ser muito eficaz quando da aquisição de novos equipamentos e procedimentos dentro da empresa.  Esse é um método de treinamento que exige um pouco mais de tempo, porém, é melhor usado quando há recursos suficientes disponíveis para dar suporte aos funcionários durante o programa.

Para todos os tipos de empresas e necessidade, existe algum modelo de treinamento empresarial adequado. No Coaching Corporativo, por exemplo, a capacitação é desenvolvida de forma customizada: a empresa apresenta os seus objetivos com o treinamento, e o IBC desenvolve as soluções que melhor atendam as expectativas e promovam o alcance dos resultados esperados.

Sempre utilizando como base a metodologia do Coaching, este tipo de treinamento empresarial permite a eliminação de diversos tipos de problemas, tais como: lacunas na comunicação, nos relacionamentos interpessoais, na produtividade, motivação e no desenvolvimento das lideranças e colaboradores.

Por meio da implantação da Cultura de Coaching, pautada em resultados e na efetiva gestão do capital humano, empresas de qualquer segmento ou porte podem conquistar resultados ainda mais extraordinários. Experiente e leve os benefícios do Coaching para sua empresa!

 

Copyright: © Depositphotos.com / varlyte