Voltar

Conheça os principais Tipos de Entrevista de Emprego

Publicado em | 0 comentários
entrevista emprego

Momento decisivo na vida de muitos profissionais atuantes no mercado
Créditos da Imagem: Photography33   Via: Depositphotos

A entrevista de emprego costuma ser um momento bastante decisivo na vida de muitos profissionais atuantes no mercado. Apesar de ser muito temida por muitos candidatos, ela é uma eficiente técnica para conhecer pessoas e captar trabalhadores mais capacitados a atuar em uma determinada organização.

Existem diversos tipos de entrevista de emprego. Conheça os principais e como funciona cada uma deles:

TRIAGEM

A triagem costuma ser a primeira etapa presente dentro dos processos seletivos. Ela nada mais é do que uma espécie de “separação”, onde o departamento de Recursos Humanos fará uma seleção inicial entre todos os candidatos interessados a uma determinada vaga.

Conduzida de forma pessoal ou por telefone, a função principal da triagem é confirmar dados contidos no currículo dos possíveis candidatos e, principalmente, enviar para a próxima fase os profissionais que estão mais aptos a exercer a função divulgada. Apenas os candidatos com as características e experiências pertinentes ao cargo passam para a próxima etapa, que é a entrevista formal.

ENTREVISTA COMPORTAMENTAL

Nesse tipo de entrevista, é avaliado o comportamento do candidato, visando assim reconhecer se ele tem uma personalidade que se encaixa com o perfil da empresa ou da vaga.

ENTREVISTA ABERTA

Este é o tipo de entrevista mais comum e utilizado atualmente. Neste modelo, o candidato fica frente a frente com o recrutador e tem por objetivo avaliar a personalidade, talentos e principais competências do profissional. Através dela também é possível confirmar dados e experiências contidas no currículo do participante. Ela é importante, pois fornece um primeiro contato com o responsável pela seleção, e é a oportunidade do candidato mostrar se está apto para seguir para uma próxima etapa ou até mesmo para ser diretamente contratado.

ENTREVISTA TÉCNICA

Nesse tipo de entrevista, mais importante do que as características comportamentais do candidato é a sua habilidade de resolver na prática os problemas do cargo que irá exercer. Com isso, são realizadas atividades práticas, simulando o que ele iria fazer na empresa, caso fosse contratado.

ENTREVISTA EM GRUPO

Este modelo de entrevista é feito com a presença de todos os possíveis candidatos à vaga oferecida pela empresa ou organização. Nela, são feitos questionamentos, feedbacks e dinâmicas de grupo com o objetivo de avaliar a postura, comportamento e a forma de trabalho em equipe de cada um dos participantes. Após essa entrevista, as pessoas que se sobressaíram são chamadas para a realização de uma segunda etapa, até chegar a hora de contratar apenas um.

ENTREVISTA DE ESTRESSE

Este costuma ser o tipo de entrevista mais temido pelos profissionais, pois tem por objetivo avaliar o nível de desgaste e estresse em que se encontra um candidato ou colaborador de uma empresa.

Nela, são feitas muitas perguntas aleatórias sem tempo para resposta, longas pausas, perguntas sem respostas exatas, tudo isso com o intuito de testar os candidatos e analisar suas reações para, a partir disso, determinar se o profissional estará capacitado para a função e preparado para enfrentar a rotina, pressão, desafios etc.

ENTREVISTA COM VÁRIOS RECRUTADORES

Neste tipo de entrevista, participam não só o RH da empresa como também outras pessoas envolvidas diretamente com a vaga, como o coordenador do departamento, por exemplo. Este modelo de entrevista tem como objetivo tornar a contratação mais rápida, eficaz e assertiva através da observação e avaliação de diferentes profissionais de uma organização.

ENTREVISTA POR TELEFONE

Neste modelo, a seleção é feita por telefone com o objetivo de captar ou eliminar candidatos aptos ou não para o cargo oferecido. Nesta espécie de triagem, são confirmados, avaliados e questionados dados contidos no currículo para, só depois, ser marcada a entrevista pessoalmente.

ENTREVISTA VIA INTERNET

A internet tem sido um instrumento bastante eficiente nos processos seletivos à distância, pois reduz custos e o tempo gasto durante todo o processo no caso de candidatos presentes em outras cidades ou mesmo seleção em filiais de uma determinada empresa, por exemplo. Ela é conduzida da mesma maneira que a entrevista aberta, só que pela internet. Geralmente, este bate papo é realizado via Skype, ferramenta de conversação digital disponível no ambiente online.

ENTREVISTA FORMAL

Após passar por todas as etapas necessárias, é feita a entrevista formal, que é quando a pessoa provavelmente já está com o cargo garantido e só precisa de uma última conversa ou com alguém do RH ou com o gestor da área para formalizar a contratação.

Qual tipo de entrevista você já participou? E quais outros modelos você conhece? Compartilhe comigo o seu comentário!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!