A entrevista de emprego costuma ser um momento bastante decisivo na vida de muitos profissionais atuantes no mercado. Apesar de ser muito temida pelos candidatos, ela é uma eficiente técnica para conhecer pessoas e captar os trabalhadores mais capacitados a atuar em uma determinada organização.

Existem diversos tipos de entrevista de emprego. Neste artigo, você vai entender as características de cada um deles e a sua importância. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais!

1. Triagem

A triagem costuma ser a primeira etapa presente dentro dos processos seletivos. Ela nada mais é do que uma espécie de “separação”, em que o departamento de recursos humanos faz uma seleção inicial entre todos os candidatos interessados a uma determinada vaga.

Conduzida de forma presencial ou por telefone, a função principal da triagem é confirmar os dados contidos no currículo dos possíveis candidatos e, principalmente, enviar para a próxima fase os profissionais que estão mais aptos a exercer a função divulgada. Apenas os candidatos que preenchem os pré-requisitos do cargo passam para a próxima etapa, que é a entrevista comportamental ou técnica.

2. Entrevista comportamental

Nesse tipo de entrevista, é avaliado o comportamento do candidato, visando assim a reconhecer se ele tem uma personalidade que se encaixa com o perfil da empresa ou da vaga. Essa entrevista é geralmente conduzida pelos profissionais de recursos humanos, pois não avalia competências técnicas. Apenas são levadas em consideração as competências comportamentais das pessoas e a sua compatibilidade com a cultura organizacional. Exemplos: proatividade, criatividade, dinamismo etc.

3. Entrevista aberta

Esse é o tipo de entrevista mais comum e utilizado atualmente. Nesse modelo, o candidato fica frente a frente com o recrutador (geralmente também do RH), tendo por objetivo avaliar a personalidade, os talentos e as principais competências do profissional. Por meio dela, também é possível confirmar os dados e experiências contidos no currículo do participante.

PSC

Ela é importante, pois fornece um primeiro contato com o responsável pela seleção e é a oportunidade do candidato mostrar se está apto para seguir para uma próxima etapa ou até mesmo para ser diretamente contratado.

4. Entrevista técnica

Nesse tipo de entrevista, mais importante do que as características comportamentais do candidato, é a sua habilidade de resolver na prática os problemas do cargo que irá exercer. Com isso, são realizadas atividades práticas, simulando o que ele faria na empresa, caso fosse contratado. Essa etapa é geralmente aplicada pelo gestor da área da vaga ou por um profissional de RH diretamente supervisionado por esse gestor.

5. Entrevista em grupo

Esse modelo de entrevista é feito com a presença de todos os possíveis candidatos à vaga oferecida pela empresa ou organização. Nele, são feitos questionamentos, feedbacks e dinâmicas de grupo (atividades práticas) com o objetivo de avaliar a postura, o comportamento e a forma de trabalho em equipe de cada um dos participantes. Após essa entrevista, as pessoas que se sobressaem são chamadas para a realização de uma segunda etapa, até chegar a hora de contratar apenas um.

6. Entrevista de estresse

Esse costuma ser o tipo de entrevista mais temido pelos profissionais, pois tem por objetivo avaliar o nível de desgaste e estresse em que se encontra um candidato ou colaborador de uma empresa.

Nessa entrevista, são feitas muitas perguntas aleatórias sem tempo para resposta, com longas pausas, perguntas sem respostas exatas, tudo isso com o intuito de testar os candidatos e analisar as suas reações. A partir disso, é possível determinar se o profissional estará capacitado para a função e preparado para enfrentar a rotina, a pressão e os desafios inerentes ao cargo e à empresa.

7. Entrevista com vários recrutadores

Nesse tipo de entrevista, participam não só o RH da empresa como também outras pessoas envolvidas diretamente com a vaga, como o coordenador do departamento e diretores da empresa. Esse modelo de entrevista tem como objetivo tornar a contratação mais rápida, eficaz e precisa, por meio da observação e da avaliação de diferentes profissionais de uma organização. É um método avaliativo 360º, em que cada um dos recrutadores analisa um aspecto apresentado pelo candidato.

8. Entrevista por telefone

Nesse modelo, a seleção é feita por telefone, com o objetivo de captar ou eliminar candidatos aptos ou não para o cargo oferecido. Nessa espécie de triagem, são confirmados, avaliados e questionados os dados contidos no currículo para, só depois, ser marcada a entrevista pessoalmente. Devido ao distanciamento físico, as entrevistas por telefone geralmente são feitas apenas para as triagens iniciais, já que as análises mais completas ficam melhores em entrevistas presenciais.

9. Entrevista via internet

A internet tem sido um instrumento bastante eficiente nos processos seletivos a distância, pois reduz custos e o tempo gasto durante todo o processo, no caso de candidatos de outras cidades ou de seleção em filiais de uma determinada empresa, por exemplo. Ela é conduzida da mesma maneira que a entrevista aberta, só que pela internet. Geralmente, este bate papo é realizado por videochamadas, permitindo que os recrutadores e os candidatos se vejam e se ouçam ao longo do processo.

10. Entrevista formal

Após passar por todas as etapas necessárias, é feita a entrevista formal, que é realizada quando a pessoa provavelmente já está com o cargo garantido e só precisa de uma última conversa. Ela é realizada para tirar as últimas dúvidas, acertar detalhes de contratação e regularizar a documentação. É feita com alguém do RH ou com o gestor da área para formalizar a contratação, apresentar a empresa e acertar a data e o horário de início do trabalho.

E você, querida pessoa, de qual tipo de entrevista já participou? E quais outros modelos você conhece? Quais deles você considera os mais úteis ou importantes em um processo seletivo? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!