líder de jovens rodeado por seus liderados, explicando algo em seu notebook

Dotshock/Shutterstock Ser um líder de jovens é estar atento à sua forma de comunicação e relacionamento, dar feedbacks e ser um bom exemplo

Ser líder de jovens é cada vez mais comum no dia a dia das empresas brasileiras na atualidade e uma realidade que tem direcionado a forma de fazer gestão de pessoas. Entretanto, isso não acontece por acaso, os profissionais das novas gerações, a exemplo da Y, X e Z, estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho, marcando presença nas organizações e buscando seu lugar ao sol.

Também existe outra diferença para outras épocas anteriores, se antes as lideranças tinham um perfil um pouco mais sênior, hoje, é comum que existam gestores da mesma idade ou até mesmo mais novos que os seus próprios liderados. Por isso mesmo vamos conhecer algumas das principais características de um líder e entender, na prática, como pode gerir com sucesso pessoas na atualidade.

Principais Características de um Líder de Jovens

 Comunicação Assertiva

Tanto a forma de pensar como de se comunicar das novas gerações de profissionais é bem diferente de suas antecessoras. Quanto mais jovem é o liderado, mais clara e assertiva deve ser a comunicação direcionada a ele, pois é por meio dela que o gestor instrui seus colaboradores, delegas as tarefas, corrige os erros, esclarece dúvidas, orienta suas ações, compartilha a cultura da empresa e dá feedbacks de correção ou reconhecimento do seu trabalho.

Esta comunicação assertiva inclui também saber escolher os meios corretos para distribuir as informações. E-mails, mensagens de celular, intranet, endomarketing e comunicação direta: são alguns mecanismos que o líder pode dispor para fazer uma boa gestão e desenvolver uma comunicação efetiva com a geração mais jovem. Além disso, dar feedbacks é uma prática que deve estar presente na gestão, uma vez que este é o meio pelo qual os profissionais podem evoluir e uma das grandes exigências do perfil do colaborador atual.

Relacionamento Interpessoal

Do mesmo modo que a comunicação é importante, construir um relacionamento interpessoal positivo com a equipe é fundamental para que haja sinergia no trabalho do líder de jovens com seus liderados. Esta habilidade, que denota competências como: assertividade, empatia, clareza, respeito às diferenças, equidade e dar bons exemplos; são essenciais a que os profissionais sintam pertencentes e tenham na figura do gestor um ponto de confiança para realizar seu trabalho com engajamento, motivação e maestria.

Coerência

PSC

As novas gerações de profissionais são mais informadas e muito mais críticas e exigentes do que as anteriores. Como tal, esperam de seus liderados uma postura sempre ética e correta, gestores inspiradores e que tenham um discurso coerente com suas ações. Portanto, ter coerência é fundamental ao liderar jovens, uma vez que seus exemplos contam muito e, ter um apoio efetivo de um líder exemplar conta muito para sua motivação, engajamento, desenvolvimento profissional e na evolução de sua carreira.

Bom Líder

De modo geral, o que afasta os jovens talentos das empresas são problemas ligados à gestão de pessoas. Isso ocorre em todo o mundo, uma vez que lideranças negativas e despreparadas ainda são uma das maiores causas do turnover nas organizações. Para evitar este tipo de dificuldade e, garantir a manutenção da equipe, é muito importante que o líder seja bem preparado tanto técnica, emocional como comportamentalmente e torne-se verdadeiramente aquele gestor que todos querem ter como referência.

Estas são algumas das características que o líder de jovens deve ter para gerenciar sua equipe com assertividade, conquistar respeito e empatia dos seus liderados e para, juntos, conquistar grandes resultados para todos. Além disso, é importante estar muito bem preparado e aberto a compartilhar conhecimentos e experiências e a fomentar o crescimento dos seus profissionais.

Para isso, investir em Coaching para lideranças é essencial, uma vez que este poderoso método ajuda a acelerar e aperfeiçoar seu desenvolvimento como líder de forma contínua e a guiar, com efetividade e sucesso, suas ações e as pessoas. Ficou interessado? Conheça a formação Leader Coach Training – LCT e leve sua liderança além!