Voltar

Saiba o que é Inconsciente Coletivo

Publicado em | 0 comentários

Ollyy Saiba existe por trás do nosso Inconsciente Coletivo

O termo inconsciente coletivo na Psicologia foi criado e desenvolvido pelo psicólogo suíço chamado Carl Gustav Jung que defendia, entre outras coisas, que o ser humano devia ser estudado de forma integral, avaliando sua totalidade em sociedade e não somente de forma individual.

Mas, antes de compreendermos a fundo o conceito e a definição de inconsciente coletivo, é importante entender primeiro o significado da palavra inconsciente.

Segundo o dicionário a palavra inconsciente significa o conjunto formado pelos fatos psíquicos e pela atividade mental que escapam à consciência; aquilo que é feito sem a consciência dos próprios atos; aquilo que ocorre de maneira espontânea, automática e instintiva.

Trata-se de tudo aquilo que nós fazemos ou executamos diariamente sem estarmos conscientes, ou seja, acontecem de forma involuntária, natural e imediata, sem pensarmos ou refletirmos antes.

Inconsciente Coletivo x Pessoal

A partir disso, Carl Jung descobriu, então, que o termo inconsciente podia ser diferenciado e dividido entre inconsciente pessoal e coletivo. Sendo assim, no inconsciente pessoal está tudo aquilo que vivemos de forma individual e esquecemos ou deixamos guardados durante longos anos e que, as vezes, em alguns momentos, aparecem através de sonhos, atitudes inesperadas, comportamentos que cometemos e nos arrependemos e até mesmo em sintomas físicos e psicológicos.

Já o inconsciente coletivo diz respeito a tudo aquilo que nós vivemos enquanto sociedade e humanidade, diferente de tudo o que eu vivi de forma pessoal e individual.

É tudo aquilo que adquirimos com contribuições do mundo como um todo, seja pelas histórias, mitos, lendas ou verdades que aprendemos ao longo de nossas vidas. Trata-se de tudo o herdamos do mundo e que formam o nosso caráter, pensamento e atitudes pessoais.

Segundo ele, tudo o que está presente em nossa sociedade pode também estar presente, de forma inconsciente, em nossas vidas. Ou seja, sem conhecermos, por exemplo, determinadas histórias ou experiências vividas por outrens, podemos passar ou vivenciar as mesmas coisas ou situações parecidas sem nos darmos conta disso.

Quer um exemplo prático de como o inconsciente coletivo acontece? Com certeza você já ouviu alguém dizer “minha vida poderia ser transformada em um livro”, não é mesmo? Isso porque muitas das experiências vividas por esse indivíduo já foram retratadas, de alguma forma, em livros, filmes ou vivenciadas por pessoas públicas ou não.

Isso quer dizer que o inconsciente coletivo está sempre presente em nossas vidas, seja ao ver um filme onde podemos identificar semelhanças de nossas vidas com a história retratada, seja conhecendo a história de vida do próximo e nos identificamos etc. Isso porque a nossa vida não pode ser construída apenas com nossas próprias experiências e memórias mas também com a contribuição do mundo, das pessoas e do universo também.

E você, já conhecia a definição de inconsciente coletivo?Já passou por alguma experiência dessas? Compartilhe comigo o seu comentário e contribua com a propagação do conhecimento.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!