Voltar

Saiba o que é feedback

Publicado em | 0 comentários
homem escolhendo entre bom e ruim

© Depositphotos.com / iqoncept Sempre com o objetivo de ser construtivo, o feedback é consiste em apontar pontos positivos que podem ser potencializados e oportunidades de melhoria.

O feedback é uma ferramenta simples e poderosa, amplamente utilizada no ambiente organizacional para promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Trata-se do ato de dar informações relacionadas aos pontos positivos que podem ser potencializados e apontar oportunidades de melhoria.

O feedback pode ser realizado tanto pelo gestor quanto por seus respectivos liderados, e não se trata de uma opinião particular a respeito de alguém ou alguma situação. É, na verdade, uma retroalimentação ou validação pautada em parâmetros claros, objetivos e verificáveis.

O objetivo do feedback é sempre construtivo, no sentido de prover orientação e auxílio no aprimoramento do profissional a quem se refere. Jamais deverá ter uma conotação punitiva ou que possa denegrir a imagem do funcionário diante de seus colegas de trabalho.

Tipos de feedback

Quando bem utilizado, o feedback é um combustível acelerador que promove o crescimento de todos. Confira abaixo duas formas de aplicá-lo, gerando impacto substancial na promoção da alta performance organizacional:

Feedback positivo

Geralmente utilizado apenas para destacar pontos positivos, o feedback positivo é muito importante para a gestão do capital humano. Isso porque a ferramenta enfatiza os acertos do profissional e estimula a continuidade do comportamento positivo. O feedback positivo não deve se restringir a elogios, e sim ressaltar aspectos como produtividade, motivação, foco, entre outros fatores que contribuem para a potencialização dos resultados.

Feedback bilateral

Embora a maioria das pessoas pense em feedback apenas como uma ação que parte do gestor para seu subordinado, o inverso também se faz necessário. Isso porque, para que uma empresa atinja patamares cada vez maiores, é preciso que todo o quadro de funcionários se desenvolva continuamente. E isso inclui também os líderes.

Nesse sentido, é altamente recomendado que os gestores também contem com o feedback de sua equipe a respeito de seu desempenho. Para atender essa necessidade, a ferramenta 360º pode ser uma excelente facilitadora do processo de avaliação de desempenho e feedback.

Saiba como funciona esta ferramenta no vídeo abaixo:

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!