O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e, por conta disso, as empresas estão sempre em busca de formas de se destacarem no mercado. Nesse sentido, capacitar os funcionários é sempre o melhor caminho para a conquista de resultados maiores, melhores e mais sustentáveis.

A capacitação de colaboradores consiste em uma série de iniciativas que ampliem os conhecimentos e as habilidades dos funcionários das organizações. Isso desenvolve uma série de benefícios, como a elevação da produtividade, a redução de erros e o fortalecimento geral das empresas e das equipes.

Neste artigo, você vai compreender melhor a importância da capacitação de colaboradores nas organizações. Vai conhecer também os principais meios pelos quais esse processo pode acontecer. Ficou curioso? Então, para saber mais sobre o tema, é só dar continuidade à leitura a seguir!

Qual é a importância da capacitação de colaboradores nas organizações?

A professora de Administração de Empresas da Harvard Business School Cyntia Montgomery mostra que, para superar uma empresa que tem como base o investimento em:

  • Preço, seriam necessários 2 meses;
  • Publicidade e propaganda, seriam necessários 12 meses;
  • Pessoas, seriam necessários 7 anos.

Sendo assim, ressaltamos a importância de investir continuamente no capital intelectual dos seus profissionais para conseguir alçar voos cada vez mais altos. Profissionais capacitados prosperam e alcançam cargos maiores, o que desperta a sua motivação. Além disso, eles produzem mais em menos tempo, além de exercitarem a sua criatividade e de proporem as suas próprias ideias de melhorias.

Consequentemente, há menos erros, menos retrabalho, menos rotatividade profissional e mais acertos nos processos corporativos. Assim, resultados verdadeiramente expressivos são alcançados, já que a empresa depende primariamente do capital intelectual dos seus membros (conhecimentos, habilidades, competências comportamentais, talentos e atitudes).

Quais são as melhores formas de promover essa capacitação?

PSC

Confira, na sequência, os 4 pilares fundamentais da capacitação profissional nas organizações.

1. Treinamentos de gestão

Os líderes são peças-chave para investir em treinamentos em um primeiro momento, pois têm a missão de conduzir as suas equipes a atingir os resultados esperados pela empresa e pelos próprios liderados, a partir do aprimoramento das capacidades e habilidades dos seus times.

Por isso, os gestores da organização devem ser os primeiros a passar pelos cursos e treinamentos de capacitação. Esses processos devem abordar não apenas os conteúdos inerentes às suas respectivas áreas de atuação, mas também informações fundamentais sobre a liderança em si e sobre o desenvolvimento de pessoas — que é, aliás, a função de todo líder.

Nesse sentido, o treinamento Leader Coach é amplamente buscado por empresas que visam a obter líderes de alta performance e que geram grande impacto no sucesso da organização. Oferecida pelo Instituto Brasileiro de Coaching — IBC, essa formação é um importante diferencial para todo líder ou profissional que queira assumir essa função.

2. Treinamentos específicos

Bons profissionais são fundamentais em qualquer organização. Por isso, para atingir um nível de competência ainda mais elevado, é necessário propiciar novos conhecimentos sobre as suas respectivas áreas de atuação, de modo que novas ideias e estratégias sejam desenvolvidas. Isso reflete no aperfeiçoamento dos processos e no aumento da produtividade e dos resultados.

Os treinamentos específicos consistem em cursos e workshops que trabalham as competências técnicas de cada profissão. Hoje em dia, eles podem ser feitos coletivamente, em aulas ministradas na empresa ou em outro ambiente, mas também podem ser feitos online, em plataformas digitais de educação a distância.

Além das competências técnicas, também podem ser realizados cursos e treinamentos que abordam as competências comportamentais que a organização deseja ver nos seus liderados. Entre essas competências, podemos citar: organização, planejamento estratégico, criatividade, inteligência emocional, resolução de conflitos, bom relacionamento interpessoal, clareza de comunicação, tomadas de decisão, e por aí vai.

3. Educação continuada

Para conquistar sempre mais, é preciso estar em desenvolvimento contínuo. Como já dizia Albert Einstein: Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Dessa forma, MBAs, pós-graduações, palestras, workshops, cursos rápidos e seminários podem ser excelentes opções de educação continuada, pois trarão excelentes resultados nas tarefas cotidianas dos profissionais. Lembre-se sempre do resultado em longo prazo!

Algumas empresas investem muito nesse tipo de educação e até mesmo realizam parcerias com determinadas instituições de ensino. Isso garante cursos gratuitos ou sob preços bastante reduzidos para que os seus profissionais se capacitem. Se a sua empresa não tem um programa próprio de treinamentos, verifique se o RH consegue pesquisar e fazer parcerias com instituições de ensino que possam viabilizar uma formação mais avançada e de qualidade para o seu quadro de funcionários.

4. Educação corporativa

As maiores referências mundiais são aquelas empresas em que o time realmente “veste a camisa”, desde a equipe de limpeza até a diretoria. Assim, um ambiente corporativo colaborativo é o maior patrimônio de uma organização, uma fortaleza que nenhuma concorrência ou mercado pode combater.

Dessa forma, promova, sempre que possível, o desenvolvimento de todos os integrantes da sua empresa. Existem plataformas online que oferecem cursos gratuitos e até mesmo cursos pagos de valores muito acessíveis, de acordo com o número de participantes.

Além disso, lembre-se sempre de que a educação corporativa inclui diversas outras medidas que a organização pode tomar, como:

  • Avaliações de desempenho periódicas;
  • Feedbacks completos e humanizados, concedidos com frequência pelos gestores das equipes e pelo próprio departamento de recursos humanos;
  • Conversas e mentorias com os gestores e com profissionais mais experientes, que podem compartilhar conhecimentos e recomendar leituras edificantes;
  • Reuniões de equipe com dinâmicas, reflexões e workshops;
  • Participações em eventos da área que podem gerar valor e novos saberes;
  • Coaching empresarial — como as soluções corporativas oferecidas pelo IBC.

Motive os seus colaboradores a serem os melhores que eles podem ser, e ambas as partes serão beneficiadas. Por isso, para melhorar o clima organizacional e alcançar resultados extraordinários na sua empresa, invista na capacitação profissional!

Estas dicas foram úteis para você? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!