Alphaspirit/Shutterstock Os dilemas nos tiram o sono, mas também nos levam a refletir melhor sobre nossas escolhas

Uma coisa é certa – ao longo de nossa vida todos nós iremos enfrentar diversos tipos de dilemas. Estes, por sua vez, são aqueles problemas que possuem duas soluções, porém contrárias, ou seja, que se opõem entre si.

A palavra dilema tem origem no latim, do termo dilemma, e aponta que uma questão tem dois caminhos diferentes.  Esta resposta pode ser racional (baseada em fatos e dados do que é melhor para a pessoa) ou emocional (baseada no que o indivíduo realmente sente e deseja).

Para decidir qual a melhor opção sempre nos baseamos em nossos valores éticos, morais, pessoais e profissionais. Ainda assim, no caso de um dilema, como as alternativas são sempre contraditórias e, pouco aceitáveis, nem sempre saímos satisfeitos com nossa tomada de decisão.

Os Dilemas da Vida Moderna

Atualmente queremos ser tudo ao mesmo tempo e, às vezes, até mesmo escolher o que fazer nas próximas horas parece ser uma tarefa difícil. Neste contexto, surgem os dilemas da vida moderna, o tal do famoso e constante – ser ou não ser, fazer ou não fazer, ter ou não ter!

No trabalho, nos questionamos se devemos aceitar um convite e mudar de empresa (por um cargo e salário melhores) ou ficar onde estamos (com o mesmo salário, o mesmo cargo, mas fazendo realmente o que gostamos).  Ou então, sair do emprego atual e empreender seu negócio dos sonhos ou continuar a ser empregado, estabilizado, mas infeliz com a carreira?

Nestes exemplos, podemos perceber perfeitos dilemas entre o racional e o emocional – ter mais dinheiro ou fazer o que ama? Ter estabilidade financeira ou sair da zona de conforto e investir em seu próprio empreendimento? Aqui uma opção inevitavelmente anula a outra e leva embora as vantagens e desvantagens de tomar X ou Y decisão.

PSC

O mesmo se aplica em nossa vida pessoal, quando nos vemos indecisos e enfrentamos dilemas sobre quais os melhores caminhos a seguir; o que é melhor para a educação dos nossos filhos; sobre a relação com nosso parceiro (casar ou comprar uma bicicleta?); sobre qual tratamento fazer quando nos vemos doentes ou mesmo onde passar nossas férias.

Mas fique tranquilo, por piores que possam parecer, os dilemas são excelentes oportunidades para refletirmos sobre nossa vida e decidir, com mais clareza, o que realmente é melhor para nós, em determinado momento.  Por mais que nos tirem o sono, sem eles não teríamos condições de entender nossos objetivos e desejos e viver nossa jornada evolutiva conforme os nossos princípios morais e éticos.

Então, ao enfrentar seus dilemas, diga Ma-ra-vi-lho-so e siga em frente! E lembre-se: são as decisões e não os dilemas que mudam a nossa vida. Permita-se decidir o que é melhor para você e conquiste seus resultados extraordinários!

E você, como lida com seus dilemas? Comente e compartilhe este artigo em suas redes sociais!