Voltar

Saiba dizer não!

Publicado em | 0 comentários
homem apontando para a apalavra não

g-stockstudio / Shutterstock Lembre-se que ninguém se trona melhor ou pior porque disse “não” a outra pessoa.

Um dos principais problemas enfrentados pelas pessoas de baixa autoestima é não saber como dizer “não”. Isso acontece porque, ao dizer sim, estes indivíduos têm a sensação de que serão melhor aceitos pelas pessoas ao seu redor.

Muitas vezes, a pessoa tem até vontade de negar determinado pedido, mas também tem tanta vontade de agradar o outro que acaba fazendo sacrifícios apenas para se sentir incluído. Este tipo de atitude representa um nível de dependência emocional tão grande, que a pessoa não consegue demonstrar sua real vontade.

Em geral, pessoas interesseiras tendem a se aproveitar desta incapacidade de dizer não. Agindo de má fé, estes indivíduos passam a exigir que amigos, familiares e colegas de trabalho que apresentam dificuldade de negação, façam diversas coisas em seu benefício.

Favores no trabalho, empréstimos de bens, dinheiro, roupas e até uma forcinha nos trabalhos da faculdade são algumas das situações que fazem parte do cotidiano de pessoas que não sabem dizer não. Na maioria das vezes, estes favores provocam sérios prejuízos e só aumentam a dependência emocional.

Aprendendo a dizer não

Para aprender a dizer não — ou dizer “sim” de maneira justa e honesta —, o primeiro passo é entender que ninguém se torna melhor ou pior porque disse “não” a outra pessoa.

Pessoas que apresentam dificuldade em dizer não precisam trabalhar sua autoestima e identificar os motivos de sua postura servil. A partir daí, é possível entender que nada que vai contra suas crenças e valores pode ser benéfico e positivo.

Permita-se fazer diferente!

Coloque sua vontade em primeiro plano, e avalie se você realmente tem condições de atender aos pedidos que lhe fazem. Seja sincero e não se preocupe tanto em ser aceito, pois as pessoas que realmente gostam de você você não te abandonarão por fazer aquilo que é certo e bom para sua vida.

Conceda favores na medida de suas possibilidades, sempre levando em conta a sua vontade. Embora essa pareça uma resolução egoísta, trata-se de autopreservação e manutenção da autoestima.

Lembre-se de que, em nenhum campo da vida, é possível dizer ou ouvir sempre um “sim”. Portanto, uma negativa é bastante natural e pode ser até educativa.

Gostou das dicas? Comente sua experiência abaixo!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!