Você não é obrigado, e nem deve, concordar sempre com tudo o que ouve. E isso, ao contrário do que muitos pensam, não é ser rebelde sem causa. Discordar e dar a sua opinião a respeito dos mais diferentes assuntos é saudável, mostra seu interesse em conhecer o mundo, e permite que você ensine sobre diferentes pontos de vista e também aprenda isso ao ouvir outras pessoas.

O ato de ter segurança para se expressar é chamado de assertividade e é fundamental para que consiga encontrar o equilíbrio entre parecer arrogante ou aceitar tudo o que dizem com passividade. Desfrute do seu direito de expor suas ideias e vontades e dê a sua contribuição para os demais também possa ter essa possibilidade.

A Importância de Ter Segurança Para Discordar

Já imaginou como o mundo seria se todos tivessem as mesmas opiniões? Não haveria conflitos, mas, por outro lado, perderíamos em conhecimento e experiência. Debater uma ideia com outra pessoa, desde que de forma educada e respeitosa, é muito positivo e enriquecedor para ambas as partes. Seja no trabalho, em família, entre amigos ou no relacionamento amoroso, é natural que haja divergência de opiniões entre os envolvidos. O que não é saudável é abafar suas vontades apenas por medo de desagradar e ser rejeitado ou atacar as pessoas verbal ou fisicamente por discordarem de você.

Se você está envolvido em uma situação que precisa discordar de alguém, é sinal de que as decisões que serão tomadas irão impactar em sua vida. Então, nada mais justo que opine e dê a sua visão a respeito do assunto. Mesmo que tenha um histórico de passividade ou de exaltação, saiba que tem todas as condições de desenvolver autoconfiança, autocontrole e conseguir discordar sem entrar em conflitos e criar inimizades.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Dicas Poderosas Para Discordar Sem Causar Conflitos

Sentir-se inseguro para se impor é natural, mas se trata de um comportamento que pode te prejudicar e te transformar em um mero espectador da sua própria vida. Nesse sentido, é necessário que assuma o seu posto como alguém que deve ter o poder de tomar decisões a respeito daquilo que o compete. A ideia não é que seja intransigente e não aceite o que os outros dizem, mas sim que tenha segurança para se expressar e dizer o que pensa com respeito e educação.

1 – Escolha os Pontos de Discordância Com Sabedoria

PSC

Expressar as suas ideias e discordar quando alguém diz algo que não concorda é importante. Entretanto, o ideal é que tenha sabedoria para escolher as situações de discordância em que irá entrar, identificando o que realmente vale a pena ou não discutir. Ser o tipo de pessoa que discorda de tudo e de todos fará com que passe uma imagem de intransigência ou rebeldia, o que pode prejudicar seus relacionamentos pessoais e profissionais.

Ninguém deve condicionar suas ações para agradar aos outros, mas não é por isso que irá sair por aí discordando de tudo o que disserem. Encontre o equilíbrio e canalize sua energia para as situações que realmente tenham um sentido e impacto significativo. Então, poderá agir com segurança e saberá que o seu esforço em se impor tem motivos justos.

2 – Evite Discordar Se Estiver Irritado

Todos os seres humanos têm aqueles dias em que estão irritados, seja porque estão com algum problema, por não terem dormido bem ou por mais uma infinidade de motivos. Nesses dias, as emoções costumam estar um pouco descontroladas, então as chances de se exaltar e transformar o diálogo em uma discussão se tornam muito grandes. Por isso, o ideal é evitar discordar de alguém quando estiver assim ou mesmo de entrar em discussões.

Dependendo da situação, se for algo que realmente precisa dar a sua opinião, diga que poderão voltar a falar no assunto depois, com maior tranquilidade. A calma é um elemento fundamental para conseguir se expressar com clareza, evitando que seja mal interpretado ou fale coisas das quais venha a se arrepender depois. Tenha inteligência emocional para saber a hora de recuar.

3 – Reforce os Pontos Positivos da Opinião da Outra Pessoa

Evite chegar falando logo de início os pontos que discorda do que acabou de ouvir. Analise a fala do outro e verifique se há alguma parte que concorde. Assim, poderá iniciar a sua fala citando esses pontos de concordância para, então, entrar com a parte que discorda. Simule um diálogo em sua mente fazendo isso e verá o quanto irá soar diferente e bem mais amigável.

Além de ajudar a evitar conflitos, essa atitude fará com que se esforce para verificar os pontos que concorda em relação à opinião dos outros. Esse é um sinal de humildade, respeito e de reconhecer que, mesmo aqueles que pensam diferente de você, na maioria dos casos, podem ter muito a te ensinar e a acrescentar à conversa.

4 – Ouça o Que o Outro Tem a Dizer na Essência

Muitos conflitos acontecem porque os envolvidos não ouvem o que o outro diz e apenas esperam pela sua vez de falar. Nesse sentido, mesmo que tenha a sua opinião formada e esteja convicto em relação ao que pensa, ouça o que o outro tem a dizer e faça isso na essência, dedicando-se inteiramente para aquele momento. Mostrar que tem um interesse genuíno em ouvir e entender o que a outra pessoa está dizendo fará com que ela também se sinta mais aberta para te ouvir.

Dedicar a sua atenção ao interlocutor é um sinal de boa educação e de que respeita as ideias dele. Além disso, poderá entender o que ele realmente está dizendo, aumentando as chances de entendimento. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer de que todos podem ter muito a te ensinar, basta que abra seus ouvidos e evite fazer julgamentos precipitados.

Manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é um fator importante para a felicidade.Descubra como está a
sua aqui!

5 – Mantenha o Tom Educado e Respeitoso

Ao manter uma postura educada, respeitosa e utilizar o seu tom de voz natural poderá dizer qualquer coisa para quem quer que seja. Independente do grau de intimidade que tiver com a outra pessoa, mantenha o respeito. A intenção da conversa deve ser sempre discutir as ideias, sem levar para o pessoal ou fazer acusações que em nada irão acrescentar ao diálogo. Você não precisa atacar o outro para se impor. Concentre-se em defender o seu ponto de vista.

Ninguém precisa entrar em discussões acaloradas para mostrar que suas ideias são diferentes ou melhores que as de outras pessoas. É perfeitamente possível se expressar mantendo a calma e, principalmente, o respeito, que é um elemento fundamental em qualquer tipo de relação humana. Não tenha medo de dizer o que pensa e contribua com a sua opinião sempre que julgar necessário, pois você pode ter muito a agregar.

Desfrute do seu direito de expressar as suas ideias e respeite o direito dos outros de fazerem o mesmo. Esse é o principal caminho para se chegar ao entendimento e criar um ambiente onde o diálogo e o respeito caminhem sempre juntos.

Copyright: 397094602 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem