Voltar

Saiba como Lidar com Pessoas de Personalidade Forte

Publicado em | 0 comentários
Personalidade forte

Kotin/Shutterstock Pessoas de personalidade forte têm opiniões firmes e gostam de desafios!

Você é uma pessoa de personalidade forte? Conhece alguém assim? Bem, todos nós temos uma forma de pensar e agir que diz muito sobre quem somos, entretanto quem tem uma personalidade considerada forte também é conhecido pela veemência de suas opiniões e, às vezes, pela inflexibilidade em aceitar que está errado e mudar de postura.

Isso pode tornar a convivência com um líder, colega, amigo ou cônjuge de personalidade forte um pouco difícil, uma vez que indivíduos assim são extremamente competitivos, podem ter certa dificuldade em ouvir a opinião dos outros e seguir regras que não sejam as suas. Porém, por outro lado são pessoas bastante focadas, que gostam de desafios, de liderar e que buscam por meio de sua habilidade de persuasão convencer os demais com inteligência e boa argumentação.

Além disso, quem tem personalidade forte não é alguém que nasceu para bastidor, ou seja, são aquelas pessoas que, independente do que façam, sempre estão no centro das atenções, pois se destacam por sua forma de ser, se expressar e por seus comportamentos diferentes. Também não gostam de indivíduos que querem usar de sua posição para oprimi-los e que agem de maneira grosseira e autoritária para impor sua opinião.

Como Se Relacionar com Pessoas de Personalidade Forte

Não existe uma regra que diz como você deve ou não se relacionar com uma pessoa de personalidade forte, até porque cada um de nós possui características únicas que nos tornam únicos também. Além disso, no final das contas, somos todos seres humanos e as nossas necessidades básicas, como defende a teoria de Abraham Maslow, são as mesmas.

Portanto, para se relacionar com alguém assim é importante que encontre a melhor forma de se comunicar com a pessoa, do mesmo modo é importante demonstrar respeito ao seu espaço e perfil, valorizar suas qualidades e aprender a conviver com suas sombras. De modo geral, isso é o que acontece com amizades e as relações em geral, para criar um vínculo verdadeiro, nos adaptamos uns aos outros e vamos construindo um relacionamento a partir disso.

Por isso, seja com uma pessoa considerada de personalidade forte ou não, de modo universal é essencial sempre ter atitudes positivas e demonstrar respeito ao seu jeito de ser assim como gostamos que a nossa forma de ser seja respeitada.

Este é o princípio da reciprocidade, elemento essencial para termos empatia uns pelos outros e vermos as pessoas além dos seus perfis, personalidades e defeitos.  Pense nisso, evite julgamentos e aprenda a se comunicar e se relacionar positivamente com todo tipo de ser humano, isso sim é o mais importante!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!