Colegas de trabalho reunidos juntos, com uma pessoa mostrando indiferença

Nestor Rizhniak’s/Shutterstock Ajudar um colega de trabalho que fala além da conta é uma forma de ajudar todos

No dia a dia de uma empresa, lidar com colegas de trabalho que falam demais é um dos principais fatores que levam a conflitos profissionais e desajustes no ambiente de trabalho. Tanto para quem extrapola os limites do bom senso como para quem é vitima destas conversas, este comportamento é extremamente negativo, pois dificulta a construção de relações positivas entre os colegas e enfraquece o trabalho em equipe.

Ai entra algumas questões – como dar um toque em colegas de trabalho que falam demais? Como ajudar sem ofendê-los? E como não ser entendido de forma errada? Bem, com certeza estes são questionamentos válidos, afinal, esta é uma questão bastante delicada e se não tratada com o devido cuidado, pode gerar ainda mais conflitos no trabalho.

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Colegas de Trabalho – Dicas de como lidar com os que falam demais!

Exatamente pensando em evitar que problemas desta natureza aconteçam em seu ambiente profissional, eu trouxe dicas poderosas para você. Continue lendo e confira!

Tenha bom senso

Antes de partir para ação, reflita se você é realmente a pessoa certa para falar com o colega e dar-lhe o toque sobre seus comportamentos. Se não tem nenhuma intimidade ou proximidade, pode ser que sua abordagem possa ser vista de forma errada e considerada um tanto invasiva.

Não repita comportamentos errados

PSC

Se você fala mal dos atos dos seus colegas que falam demais, de certa forma você esta repetindo seus comportamentos e repercutindo seus erros. Antes de julgar o outro, faça uma autorreflexão e reveja suas próprias atitudes.

Escolha as palavras certas

A forma como você comunica suas ideias, quando não assertiva, pode mais ofender do que ajudar. Portanto, escolha bem suas palavras, evite fazer críticas muito pesadas, mostre a pessoa que suas intenções são positivas e que deseja apenas ajudá-la.

Dê feedbacks de forma reservada

Ao decidir dar um toque no amigo de trabalho, procure fazer isso sempre de forma reservada e, de preferência fora do ambiente da empresa. Faça observações sobre seus comportamentos e os efeitos negativos que isso causa em todos ao seu redor e mostre a importância de refletir sobre suas ações.

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Deste modo, além de ajudar o profissional a cuidar melhor de sua carreira, você ainda evita que outras pessoas ouçam sua conversa, acabem comentando o que foi dito e interpretando sua ação de forma errada. Ser discreto também é essencial para preservar seus colegas e não expô-los a constrangimentos diante de todos.

Aproveite estas dicas e avalie se você também pode ajudar seus colegas de trabalho a melhorarem seus comportamentos e não falar mais do que devem ou podem.  Toda contribuição é bem-vinda, quando feita de modo assertivo, respeitoso e humano, pois quanto melhorar é o seu ambiente de trabalho, maiores também são as chances de todos crescerem, serem produtivos e conviverem de forma harmônica.