Como o Coaching pode ajudar a superar a morte

natu Como o Coaching pode ajudar a superar a morte

Todos nós passamos por situações difíceis, seja a falta de um emprego, uma doença terminal, crise conjugal, instabilidade financeira, problemas de saúde e tantos outros. Mas a verdade é que nenhuma delas pode ser maior ou pior do que a dor do luto.

A angústia de perder alguém que amamos é, sem dúvida, um dos sofrimentos mais difíceis de lidar. Isso porque a morte nos separa de alguém que fez parte da nossa vida e de tudo o que é importante para nós. É uma dor inimaginável.

Sabemos que a morte faz parte do ciclo natural das coisas. Todos nós nascemos, crescemos, constituímos famílias, nos realizamos pessoal e profissionalmente, envelhecemos e morremos. Essa é a lei da vida. Mas, apesar de sabermos que um dia partiremos e quem amamos também, nenhum de nós está realmente pronto para lidar com este fato. A verdade é que ninguém nasce sabendo lidar com a perda, com a separação, com o fim de uma vida.

Mas hoje, através deste artigo, quero mostrar a você que, mesmo não estando preparados, existe sim uma luz no fim do túnel e uma esperança em meio a dor e ao óbito.Se você está passando por este momento tão difícil e delicado, já vivenciou ou conhece alguém que está passando pelo luto, quero te dizer que é possível superar a morte e continuar a viver através do Coaching.

Não estou dizendo que esta ferida será dissipada. Pelo contrário, ela continuará ali, mas será cicatrizada, curada e restaurada de uma forma positiva e equilibrada.

Quero apenas te ensinar como o Coaching, a melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana da atualidade pode te ajudar a superar o falecimento de alguém e seguir em frente.

PSC

Quero apenas te encorajar, te estimular e te mostrar que o processo que mudou a minha vida e a minha história pode mudar a sua também. Quero te mostrar como o Coaching pode trocar a dor do luto pela superação e, ainda, como ele pode te auxiliar a continuar a sua jornada sem tristeza e mágoas, apenas com as boas lembranças e a esperança de que algum dia, em algum momento ou plano, nos reencontraremos novamente com aqueles que já partiram.

Você já deve ter ouvido falar em algum de meus artigos, materiais, livros ou formações sobre o extraordinário poder do Coaching para mudar e transformar a vida de pessoas e profissionais em qualquer situação. E quero apenas salientar que este processo não é apenas uma metodologia ou um conhecimento, é uma mudança, uma experiência de vida que, quando aplicada de forma eficaz, pode impactar todas as áreas da sua vida.

Por isso, quero compartilhar com você alguns aspectos importantes que o Coaching pode trabalhar para ajudar a superar a morte.

Dicas de Coaching para lidar com a morte

 

Confira 3 dicas de Coaching para superar e lidar com a morte:

·         Legado eterno

 

A morte nos separa daqueles a quem amamos, mas tudo o que essa pessoa fez de bom, proveitoso e benéfico para a família, amigos e o mundo ao seu redor continuará eternamente. Esse é um registro que ficará marcado durante todos os nossos dias. É o que eu costumo chamar de legado. Ele existe essencialmente porque todos nós partiremos um dia e queremos deixar a nossa marca no mundo.

Qual foi o legado que o seu ente deixou em sua vida, em sua memória e no mundo? Qual foi a missão de vida dele? Quais foram os pontos positivos que ele deixou depois da partida? O que você pode aprender com ele?

Reflita sobre isso e veja como os seus sentimentos podem ser transformados em ações e lembranças positivas e permanentes para você e para todos a sua volta.

·         Lidando com as emoções

A morte acarreta uma série de sentimentos maléficos e destrutivos que podem ocasionar doenças como a solidão, a baixa auto estima, o estresse, a depressão e até mesmo o pensamento de suicídio.

Todos nós sabemos que sofrer se faz necessário durante o momento da perda, mas quero te lembrar que o sofrimento é passageiro, mas a dor de permanecer nele é uma escolha sua. Você tem duas opções: mergulhar num lago profundo de dor, tristeza e lembranças dolorosas constantes que podem te impedir de viver e só fará mal para a sua mente, emoções e para a sua vida ou escolher suportar a dor com otimismo.

Isso é aceitar a perda mas lembrar que a vida continua, que os seus sonhos continuam e que os sonhos daquele que partiu também podem continuar através da sua vida e das suas ações.

·         Cultive boas recordações

 

A pessoa que se foi sempre fará parte da sua vida mesmo não presente fisicamente. Por isso tente cultivar apenas boas lembranças e recordações com otimismo e força.

A pessoa que partiu jamais será esquecida, mas é importante ter em mente que qualquer um que já não esteja entre nós gostaria que seguíssemos em frente, que continuássemos nossas jornadas com fé e otimismo, guardando apenas a saudade e a esperança de um dia vê-los novamente.

E você, está passando por um momento parecido? Como você tem enfrentado essa situação? Deixe o seu comentário e compartilhe comigo a sua história para que mais pessoas sejam edificadas através do seu relato. Espero que o Coaching, verdadeiramente, possa te apoiar e ajudar a superar a morte de uma forma positiva.

Paz e Luz,