Voltar

Saiba as vantagens e desvantagens das redes sociais para a sua empresa

Publicado em | 0 comentários
mapa com símbolo de mídias sociais

© Depositphotos.com / alliesinteract Muitas empresas têm adotado as redes sociais como canal de comunicação para aproximar seus consumidores e colaboradores.

As redes sociais se tornaram parte da vida das pessoas. Justamente por isso, muitas empresas têm adotado este canal de comunicação para se aproximar de seus consumidores, além de divulgar e fortalecer a sua marca. As redes sociais também podem ser uma excelente forma de manter a comunicação dentro da organização, desde que usadas com profissionalismo.

Vantagens e desvantagens das redes sociais

Confira, abaixo, o lado positivo e os perigos das redes sociais nas organizações:

Vantagens

Otimização de tempo: Hoje em dia, reuniões e até mesmo entrevistas de emprego podem ser realizadas pelas redes sociais ou pela internet. O Skype, por exemplo, é uma das ferramentas mais utilizadas para estabelecer conexão rápida sem gastar tempo com deslocamento;

Alinhamento de informações: As redes sociais, quando utilizadas internamente nas empresas, colaboram substancialmente para a integração dos colaboradores. Isso porque este é um canal que permite a troca de informações, divulgação de notícias e novidades, além de abrir espaço para estimular uma cultura colaborativa e proativa, em que os colaboradores enviam sugestões e ideias;

Proximidade com o consumidor: O uso de redes sociais permite que as empresas estabeleçam uma relação próxima de seu público, aumentando o nível de fidelização dos clientes. Além disso, uma empresa pode ser reconhecida mundialmente por conta de sua ação no universo virtual, impulsionando substancialmente os negócios.

Desvantagens

Queda de produtividade: Um dos principais problemas causados pelo uso de redes sociais é a queda na produtividade dos colaboradores, causada pela falta de foco. A moderação é sempre a palavra chave para tudo: quando os profissionais usam a internet mais que o tempo necessário, é inevitável que o desempenho acabe prejudicado;

Divulgação negativa: Nas redes sociais, as pessoas se tornaram formadoras de opinião. Isso porque é muito comum que o usuário compartilhe suas experiências — positivas ou negativas —com determinada empresa. Nesse sentido, as marcas ficaram mais vulneráveis, uma vez que o alcance da rede pode ser gigantesco.

Por isso, é fundamental contar com profissionais qualificados e capacitados para gerir as redes sociais da empresa, evitando e gerenciando possíveis crises.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe o conhecimento em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!