Daxiao Procuction’s/Shutterstock Demonstre seu profissionalismo e saia de férias deixando tudo em ordem

Férias: aquele momento tão esperado onde podemos desfrutar de nosso merecido descanso e renovar as energias, não é mesmo? Entretanto, antes de desligar-se totalmente do trabalho, é muito importante garantir que tudo ficará em perfeita ordem até você voltar.

Esse planejamento estratégico antecipado é essencial para que a empresa possa atribuir suas funções a outro colaborador e garantir que suas demandas continuem sendo realizadas, mesmo durante sua ausência. Deste modo, o fluxo de trabalho não é alterado e, os processos e clientes, também não são prejudicados.

Recomendações Antes de Tirar Férias

Daí você se pergunta – Qual o meu papel neste contexto? Sua função é orientar, assertivamente, o seu substituto, para que este possa realizar as tarefas de modo correto e eficiente.

Este alinhamento é muito importante para garantir a continuação do seu trabalho, pois, com certeza, ninguém quer voltar de um período de férias e encontrar tudo de cabeça para baixo. Imagino que você também não!

Por isso mesmo, nada de ficar escondendo informações, ocultando detalhes técnicos como, por exemplo, senhas de acesso ao seu computador, e tentando dificultar e boicotar o desempenho do outro. Facilite as coisas e busque criar um processo onde você possa ensinar o trabalho, de forma prática e objetiva.

PSC

Demonstre Maturidade Profissional

Muitos profissionais, por passarem muito tempo trabalhando sozinhos, tendem a ter mais dificuldades em delegar seu trabalho a outras pessoas. Por terem este perfil centralizador, passar o bastão e, se desligar completamente do trabalho, mesmo nas férias, para eles são tarefas bastante difíceis.

Também por estes motivos é que o período de descanso se faz ainda mais necessário, pois é onde estes profissionais poderão perceber, na prática, que este afastamento programado, é muito benéfico para seu corpo e sua mente.

Neste sentido, antes de sair, é fundamental demonstrar maturidade profissional e proporcionar ao colega, que irá substituí-lo, condições favoráveis para realizar suas funções.  E antes que pense o contrário, ressalto que este comportamento não quer dizer que você esteja entregando seu cargo, de bandeja a outro.

Isso demonstra maturidade e que você é um profissional ético, responsável e respeitoso, que compreende a importância de manter suas atividades e demandas, nos prazos, mesmo durante sua ausência.

Este planejamento permite desfrutar deste descanso, por mais tempo, uma vez que, ao voltar às funções, o profissional pode encontrar seu trabalho, em dia, e dar continuidade ao mesmo, sem maiores problemas.

Assim, com a mente e o corpo reenergizados, o colaborador tem mais condições de executar bem as suas tarefas, produzir com qualidade e entregar os resultados extraordinários que toda empresa deseja. Permita-se!

E você, como se prepara para as férias no trabalho? Compartilhe com a gente!