Entenda o que é viver um ciclo de abundância e entenda como ela está presente em sua vida. | Depositphotos HASLOO

Você já parou para pensar sobre a quantidade de notícias ruins a que estamos expostos todos os dias? Melhor, você já parou para observar a quantidade de fatos maravilhosos, surpreendentes e positivos que também acontecem neste período? Você tem reparado nisso?

Fique tranquilo, você não é o único. Isso acontece de forma, quase inconsciente, pois como estamos expostos a uma quantidade infinda de informações negativas, são para elas que acabamos direcionando a nossa atenção.

Graças a nossa querida amígdala, o nosso sensor natural de alerta, acabamos realmente sendo mais impactados pelos fatos mais trágicos. Porém, isso não quer dizer que sejamos pessimistas, olhando pelo lado bom, isso também funciona como uma espécie de defesa, uma vez que, ao saber e ver, acabamos por “aprender” a nos defender de que algo violento nos aconteça.

Mas pensemos bem, será que realmente estamos vivendo num mundo obscuro, sem espaço para a gentileza, generosidade, respeito às diferenças, reconhecimento e amor? Será mesmo que além das catástrofes, desastres, atentados terroristas e guerras, não existe amor, inovação, mudança, cura, crescimento, evolução e motivações para seguirmos confiantes e otimistas com relação ao ser humano, à vida e ao nosso futuro?

Com certeza, a resposta é sim! Existem muitas razões para continuarmos acreditando. Apesar de todos os dramas humanos, temos muitos motivos para celebrar o Ciclo de Abundância que a humanidade vive.

Há 150 ou 100 anos, por exemplo, não contávamos com tantas vacinas, curas para determinadas doenças, tantas inovações tecnológicas, a possibilidade de passar férias no espaço e, nem podíamos imaginar que a internet seria o principal canal de comunicação das pessoas, em todo o planeta.

Reconhecer para Aproveitar os Recursos Abundantes

PSC

Para Peter Diamandis, engenheiro e físico, autor do TED: “Abundância é o Mundo”; este é o momento de a sociedade mundial render sua atenção para tudo de bom que a humanidade construiu até aqui. “O tremendo progresso que fizemos durante o último século, através de um conjunto de forças, está na verdade acelerando a tal ponto que, nas próximas três décadas, temos o potencial de criar um mundo de abundância”, destaca, de forma entusiasmada, o cientista.

Peter nos convida ainda a mais uma poderosa reflexão e faz um comparativo que ilustra bem o momento abundante que estamos vivendo. “Durante os últimos 100 anos, a média de vida útil mais que duplicou; o rendimento médio, per capita, ajustado à inflação, triplicou no mundo todo; a mortalidade infantil diminui… Adicione a isto, o custo da alimentação, eletricidade, transporte e comunicação, que caíram de 10 a 1000 vezes”; isso é viver um ciclo de abundância, ressalta o pesquisador.

Então pense mais um pouco e responda: tudo isso não seria realmente viver em abundância como afirma Diamandis? Pense em como seria sua vida hoje se, por exemplo, neste período de 100 anos, não tivessem sido inventados: internet, os telefones móveis, os computadores, as redes sociais e as novas formas de tecnologia.

Vá mais longe e imagine se pessoas, em todos os níveis, de todos os lugares do planeta, não tivessem tido grandes ideias, das mais simples às mais complexas, e com isso, facilitado e melhorado, expressivamente, as nossas vidas!

Sim, está tudo tão perfeitamente inserido em nosso cotidiano, que é até difícil imaginá-lo sem tudo isso. Sem estes progressos tecnológicos, por exemplo, provavelmente você nem mesmo estaria lendo este texto agora.

Antes habitantes, de várias partes do mundo, inclusive de nosso país, viviam isolados e tinham poucas ou quase nenhuma chance de acesso à educação ou mesmo oportunidades de melhorarem suas condições de vida. É certo que ainda existem muitas lacunas sociais, entretanto, com as melhorias que desenvolvemos até aqui, já descobrimos como construir os próprios caminhos para evoluir.

Hoje, em maior ou menor escala, milhões de pessoas foram incluídas no ciclo de abundância de recursos em que estamos inseridos. Mais e mais pessoas conquistam seu espaço e têm mais chances de cura, crescimento e evolução, no que tange sua saúde, educação, como também à produção de novas soluções para sanar os seus problemas e os do nosso planeta.

Com certeza, as condições de vida dos meus e dos seus bisavôs, por exemplo, eram infinitamente mais limitadas do que as nossas. Há poucos séculos, a expectativa de vida do brasileiro era de menos de 50 anos. Hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; este número subiu para 74,9 anos.

Isso comprova, na prática, que embora ainda tenhamos muito a melhorar no que tange os aspectos: técnico, comportamental, espiritual e humano; também é preciso reconhecer que já evoluímos muito neste sentido. Progressivamente, estamos mudando a nossa realidade, nos adaptando aos novos tempos e buscando ampliar os recursos, mesmo nos tempos de crise e escassez.

Antes não sabíamos ao certo o que estava por vir, de certa forma ainda continuamos sem saber. Porém, graças aos recursos e tecnologias que a humanidade vem desenvolvendo, estamos aprendendo mais rápido a lidar com este futuro, e vivendo com mais qualidade, o nosso aqui e agora.

Com certeza, isso é sim viver um Ciclo Virtuoso de Abundância. Convido você a assistir ao TED do DR. Peter Diamandis, que inspirou este texto e a ver, sentir e perceber, todos os dias, toda a abundância presente em sua vida. Ah, e lembre-se sempre de agradecer por ela!