Roda da Vida

Monkey Business Images/Shutterstock A satisfação com a vida familiar é um dos elementos avaliados na Roda da Vida

A Roda da Vida é uma das mais poderosas ferramentas do Coaching, que avalia diferentes aspectos da vida de um indivíduo e foca no desenvolvimento e alcance da realização dos indivíduos. É um instrumento de mapeamento completo do estão atual da pessoa e ajuda na definição de seu estado desejado.

Você se considera uma pessoa realmente feliz? Está verdadeiramente satisfeito com a vida que leva? Em uma escala de 0 a 10, quanto você se sente plenamente realizado em sua vida pessoal e profissional? O que falta acontecer para que você se sinta realizado?

A Importância de Conquistar Satisfação na Vida

Conquistar uma vida plena e feliz é, sem dúvida, o desejo da maioria das pessoas. Porém, diversos problemas, dificuldades e a própria rotina acabam atrapalhando a busca pela realização. Fatores como um trabalho desgastante, falta de dinheiro, débitos a quitar e problemas afetivos e com a família afetam, e muito, a forma como vivemos e lidamos com as pessoas ao nosso redor e com nossas emoções, sentimentos e afetam diretamente os nossos resultados.

Apesar das dificuldades, é possível conquistar a desejada satisfação por meio do equilíbrio das diferentes áreas da vida. Isso porque todos os setores da nossa existência devem caminhar juntos, uma vez que eles influenciam diretamente um ao outro: se o trabalho vai mal, por exemplo, não há bem-estar e nem satisfação pessoal.

Quem deseja conquistar este estado de realização pessoal e profissional pode encontrar auxílio e orientação do Coaching, a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade. Este é um processo transformador, que visa à conquista de mudanças permanentes e o alcance rápido de resultados.

O Coaching faz com que as pessoas saiam de sua condição atual, chegando a seu estado desejado de forma acelerada e eficaz. Para isso, são utilizadas diversas técnicas e ferramentas altamente eficientes, com o objetivo de levar os indivíduos a alcançarem todos os seus objetivos, metas e sonhos no menor tempo possível.

 O Que é e Como Funciona a Roda da Vida?

Roda da vida
PSC

STUDIO GRAND OUEST/Shutterstock O grau de satisfação da pessoa com sua carreira e o trabalho também é revelado por meio da ferramenta Roda da Vida. E o seu, como está?

Trata-se de uma poderosa ferramenta do Coaching, que consiste na avaliação de diferentes aspectos da vida de um indivíduo. São eles:

Pessoal: desenvolvimento intelectual, saúde e disposição, equilíbrio emocional;

Profissional: realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social;

Relacionamentos: família, desenvolvimento amoroso, vida social;

Qualidade de vida: criatividade, hobbies e diversão, plenitude e felicidade, espiritualidade.

A Roda da Vida Avalia os aspectos listados acima, conferindo notas de 0 a 10 de acordo com o nível de satisfação associado a cada um deles. A partir desta avaliação, é feita uma reflexão sobre qual das áreas precisa ser trabalhada para equilibrar vida pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida.

Esta é uma ferramenta simples, mas que pode trazer muitos resultados positivos para quem é submetido ao processo. Isso porque a Roda da Vida consegue indicar com precisão quais aspectos tem impedido ou dificultado a conquista da satisfação plena.

Por fim, vale ressaltar ainda que eu utilizo esta poderosa ferramenta de autossatisfação amplamente em minha formação Professional & Self Coaching – PSC e, que por ser tão efetiva, ela também é replicada por meus alunos em seu trabalho como coaches profissionais com muito sucesso.