Com o passar dos anos, através das experiências vividas e do que se aprende, cada indivíduo vai formando as suas crenças e ideias, que têm um grande impacto em seu comportamento e decisões. Por mais que essas informações representem a sua essência, sugiro que sempre reveja seus conceitos, a fim de verificar se existe algum pensamento que possa estar comprometendo o seu desenvolvimento ou o seu relacionamento com outras pessoas.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Reveja os Seus Conceitos e Se Permita Conhecer o Novo

Para deixar claro o sentido de rever conceitos, irei utilizar um exemplo bastante simples. Vamos supor que, na infância, você tenha afirmado que não gostava de tomate. Então, cresceu com essa ideia e continua até hoje sem consumir esse vegetal. Nesse caso, rever os seus conceitos incluiria experimentar para se certificar de que realmente não gosta do sabor do tomate. Talvez perceba que seu paladar mudou e que passou a gostar, ou reforce a ideia de que realmente não é algo que lhe agrada.

O exemplo do tomate pode se aplicar às mais diferentes áreas da vida, e se permitir conhecer algo que julga não gostar é se dar uma oportunidade de conhecer o novo. Uma profissão, uma pessoa, um lugar, uma ideia, um sabor, um esporte, uma atitude, são exemplos de coisas sobre as quais é natural mudar de opinião com o passar do tempo. Talvez hoje você não cogite a ideia de abrir um negócio, por exemplo, mas no futuro, quem sabe.

Mudar de ideia não é um pecado e nem fará de você uma pessoa sem opinião ou do tipo maria-vai-com-as-outras. Pense bem, a média de expectativa de vida dos brasileiros é de 74 anos. Já imaginou passar todo esse tempo com os mesmos gostos e opiniões? Alguém que decide agir assim certamente está deixando passar grandes oportunidades de conhecer coisas novas, aprender e se desenvolver.

As Vantagens de Rever Conceitos e Se Permitir Mudar de Ideia

Para te mostrar ainda mais indícios do quanto é importante reavaliar as suas opiniões no decorrer da vida, preparei uma lista com motivos mais do que justos. Confira!

1 – Conhecer Melhor as Pessoas

PSC

Imagine a situação: você conhece uma pessoa e acha que o santo de vocês não bateu, então, passa a evitá-la e acredita que nunca se darão bem. Porém, um dia tem a oportunidade de conhecê-la melhor e descobre que têm uma série de afinidades. Se isso já aconteceu contigo é sinal de que se permitiu rever os conceitos que tinha feito sobre alguém, e isso é maravilhoso. Que tal repetir essa atitude mais vezes? Sempre que achar que não se simpatizou com uma pessoa, experimente conhecê-la melhor, dê essa oportunidade a ela e a si mesmo.

2 – Definir Novos Objetivos

Os objetivos de vida são coisas que também podem mudar com o passar do tempo. Um indivíduo que na juventude optou por determinada carreira, por exemplo, depois de alguns anos pode descobrir que sua vocação era outra. Ao reavaliar as suas metas para o futuro, estará se permitindo se reinventar e alterar as rotas que te levarão para o caminho da sua felicidade. Lembre-se que quando se trata de se sentir feliz e realizado não existe uma receita pronta, é necessário que cada um saiba encontrar as respostas dentro de si.

3 – Ter Mais Humildade

Aqueles que não reveem os seus conceitos, geralmente o fazem por acreditarem que são donos da verdade e que, por isso, estão sempre certos. Nesse sentido, se permitir refletir a respeito de suas opiniões é uma grande demonstração de humildade, algo que é essencial para o desenvolvimento humano. Ser humilde é assumir uma condição de eterno aprendiz, que está sempre disposto a descobrir coisas novas e reavaliar seus pensamentos.

4 – Descobrir Coisas Novas

Se permitir rever conceitos irá possibilitar que descubra uma infinidade de coisas novas, nas mais diversas áreas. Sabores, lugares, visões políticas, crenças religiosas, sentimentos, arte, lazer, são apenas alguns exemplos do que pode encontrar. Claro que se permitir conhecer algo não é garantia de que irá gostar e adotar aquilo para a sua vida. Contudo, apenas o ato de experimentar e saber mais a respeito já será extremamente enriquecedor e te ensinará a lidar de forma mais positiva com o que é diferente.

5 – Ressignificar Experiências

Uma mesma experiência pode ser sentida de maneiras diferentes, já que as percepções de cada pessoa são guiadas por suas crenças e valores. Entretanto, isso não significa que a lembrança de um acontecimento deve permanecer igual por toda a vida. Uma experiência ruim, por exemplo, pode ganhar um novo significado quando é revista e novos aspectos são considerados. Assim, algo que trazia memórias negativas pode ganhar um viés positivo e que proporcione aprendizado e desenvolvimento.

6 – Eliminar Crenças Limitantes

Existem determinadas ideias que limitam as ações e o crescimento de uma pessoa e, por isso, vencê-las é de grande importância para conseguir se desenvolver e ir além. Alguns exemplos de crenças limitantes incluem: “fazer investimentos é coisa de rico”, “eu não tenho capacidade para conseguir um bom emprego”, “não tenho sorte no amor”, “não tenho mais idade para iniciar um novo negócio”. Quando se permite rever conceitos, torna-se possível entender a origem dessas crenças bloqueadoras e, assim, eliminá-las da mente.

Para ser feliz é preciso viver por um propósito maior.
. Quer descobrir qual o seu nível de felicidade? Faça o nosso teste!

7 – Livrar-se de Mágoas e do Sentimento de Culpa

Por fim, o último dos benefícios de rever os conceitos que compartilho é o mais libertador, que é o de ter a oportunidade de se livrar de mágoas e do sentimento de culpa em relação a experiências vividas no passado. Pensar racionalmente sobre lembranças que te causam sofrimento e rever as suas opiniões a respeito delas é uma ótima maneira de se libertar e abrir espaço em seu interior para sentimentos positivos e que tragam coisas boas para a sua vida.

Rever conceitos é uma espécie de autoanálise que todos nós devemos sempre fazer. Assim, temos a oportunidade de reavaliar as percepções que tivemos a respeito de alguém, de uma ideia ou de uma situação. Portanto, se você é do tipo que acredita que a primeira impressão é a que fica, experimente se dar uma segunda chance para conhecer algo novo. Faça isso e verá o quanto poderá fazer descobertas extraordinárias!

 

Copyright: 540646219 – https://www.shutterstock.com/pt/g/michael%20traitov