Estar numa posição de gestão de equipe pode pesar sobre os ombros de alguns líderes, por isso é essencial que eles consigam manter a resiliência individual, já que são exemplos para seu grupo de profissionais. Neste sentido, saber como enfrentar e sair de uma situação adversa, sem perder o controle emocional, é essencial para o sucesso da liderança.

Numa empresa é sempre o líder que tomará decisões nos momentos mais difíceis e, por isso mesmo, ele deve estar preparado para manter o foco na vitória e, especialmente, para inspirar a motivação dos seus profissionais também nestas horas.

Resiliência Individual: O Que é?

No campo da Psicologia, a resiliência individual é a capacidade que a pessoa tem de lidar com situações de dificuldade que têm tudo para lhes tirar do eixo. Conseguir se adaptar às mudanças de cenário, bem como superar obstáculos, por exemplo, demonstra que se trata de um indivíduo resiliente. Quando se tem esta qualidade, a pessoa consegue passar por situações que causariam choque emocional e, até, reações físicas negativas em outras pessoas, com tranquilidade e congruência.

O Papel da Resiliência Individual no Trabalho do Gestor de Equipe

Vamos entender melhor como ser resiliente ajuda na gestão de pessoas no dia a dia. Confira e inspire-se:

Maior Confiança

Num momento de crise, a equipe se voltará para o líder buscando nele calma e estratégia para vencer as dificuldades. Se o gestor demonstra que perdeu a confiança em si e no trabalho da equipe, os colaboradores tenderão a reduzir seus esforços e motivação também. As pessoas sentem muito claramente quando o líder desistiu. Dessa forma, o bom gestor não é somente aquele que delega tarefas, mas também aquele que sabe como motivar os seus liderados.

Estratégias de Emergências

Mantendo a resiliência individual, o gestor consegue ter mais facilidade para desenvolver estratégias de emergência para resolver os problemas pendentes e os momentos de crise. Trata-se da capacidade de se adaptar a novas situações e extrair delas uma saída possível e viável para reverter o caso e chegar ao sucesso.

Melhor Tomada de Decisões

PSC

O gestor que é resiliente não se intimida porque, num determinado projeto, os processos não saíram como esperado e se mantém pronto para tomar decisões melhores. Observe que não se trata de apenas continuar no comando, mas, também, de fazer isso assertivamente. A qualidade do trabalho é melhor quando se tem equilíbrio emocional.

Gestor Com Mais Empatia

Observa-se que pessoas que têm resiliência individual são mais empáticas e, num contexto organizacional, essa é uma característica bastante importante. Conseguir se ver no lugar do outro, ter empatia, torna mais fácil oferecer um direcionamento que realmente vá ajudar esse indivíduo a sair da situação que o incomoda. Também permite que haja um conhecimento mais profundo da equipe.

Estar preparado para as mudanças que ocorrem todos os dias é fundamental para ter jogo de cintura no ambiente de trabalho. Se você é um gestor deve ter ainda mais foco na resiliência individual para conseguir conduzir a sua equipe, não deixando ninguém pelo caminho. Mantenha-se firme!