Você já ouviu falar de remuneração por habilidade? Talvez os profissionais da área de vendas estejam mais familiarizados com o assunto. De qualquer forma, esse artigo vai abordar as vantagens e desvantagens deste modelo de pagamento tanto para o colaborador quanto para a empresa. Acompanhe e veja se ele é interessante para você!

Em um mercado cada vez mais competitivo, a remuneração por habilidades é uma forma de incentivar os funcionários que se esforçam para fazer entregas com mais qualidade. Ao contrário do salário em função do cargo, essa modalidade varia de acordo com as competências e habilidades dos profissionais em determinado período.  

Quer ver um exemplo comum? Duas pessoas, que têm cargos de mesmo nível dentro da mesma organização, podem ter salários diferentes por conta da execução das competências no dia a dia.

Agora que o conceito de remuneração por habilidades está mais claro, vou te mostrar o lado positivo e o lado negativo. É só continuar lendo para saber mais!

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e
baixe meu ebook!

3 principais vantagens da remuneração por habilidades

Agora você vai conhecer quais são os pontos positivos desse tipo de remuneração para o colaborador e para a empresa. Confira quais são os 3 mais importantes:

  • Incentivo para o crescimento: muitos profissionais não têm motivação para fazer cursos e se capacitar mais, pois sabem que vão continuar ganhando o mesmo salário. Com a remuneração por habilidades, eles podem se sentir mais estimulados a buscarem mais conhecimento técnicos, emocionais e comportamentais por meios de cursos complementares e de coaching, por exemplo. Aqui já fica a super dica de que o método coaching é uma excelente forma de praticar o autoconhecimento, autodesenvolvimento e a inteligência emocional, essenciais para a vida profissional e pessoal.
  • Melhoria contínua: as empresas que adotam a melhoria contínua como parte da sua política interna têm muitos benefícios ao adotarem o salário por competência, pois esta é uma forma de incentivar a evolução continuada do seu capital humano. Todos passam a ficar engajados em melhorar, o que pode trazer ótimos resultados humanos e financeiros para a organização.
  • Competências que se tornam mais valorizadas: para muitos profissionais e empresa é excelente trabalhar no mesmo local por muito tempo. Porém, isso pode se tornar negativo, caso esses colaboradores sejam resistentes às mudanças. Com a remuneração por habilidades, o foco fica no desempenho de cada um e não no tempo de casa. Essa mudança de mindset faz com que apenas os trabalhadores que estejam dispostos a se aperfeiçoar cada vez mais permaneçam.

Você conhece alguma outra vantagem que não está por aqui? Então, compartilhe nos comentários no fim do artigo!

3 desvantagens desse tipo de pagamento

PSC

Chegou o momento de conhecer qual é o lado negativo da remuneração por habilidades. Veja quais são os 3 principais:

  • Dificuldade para definir quais são as habilidades: pode ser um pouco complexo definir quais devem ser os valores pagos pelas habilidades e formações, principalmente em conceitos mais subjetivos, como liderança e proatividade. Por isso, é essencial que as empresas adotem parâmetros claros e concisos para reconhecerem seus funcionários de destaque.
  • Acusações de favoritismo: infelizmente um colaborador pode acreditar que a sua função pode ser mais importante do que a de outro. Se uma pessoa com esse tipo de perfil descobre que quem não é merecedor, recebeu aumento salarial, pode achar que está sendo injustiçado. Aí começam as histórias de favoritismo. É preciso estar atento para que o incentivo não se torne fonte de conflitos.
  • Dificuldade para relacionar competências e desempenho: como disse acima, é preciso ter parâmetros claros para estabelecer quais as competências que resultam em melhor desempenho no trabalho ou aumento da produtividade. Também para definir quem vai ou não ser prestigiado pelo benefício da remuneração por habilidades.

Sabe de mais alguma desvantagem que não leu acima? É só comentar no fim do texto!

Será que esse é o tipo de remuneração ideal para a minha empresa?

Provavelmente, quem é proprietário ou gestor em uma organização pensou logo no início do artigo sobre a relevância da remuneração por habilidades para o seu negócio. Agora, depois de entender o conceito e suas principais características positivas e negativas, é hora de analisar a validade dele.

De modo geral, a remuneração por habilidades é uma ótima forma de incentivar os colaboradores a estarem em constante desenvolvimento das competências e entregas, cooperando para sua evolução profissional. Também é uma forma dele ser reconhecido por todo o esforço, o que pode incentivar outros funcionários a seguirem o exemplo.

Apesar de ser um processo interessante, é essencial que ele siga uma lista de pré-requisitos básicos, tais como:

  • Estabelecimento do tipo de profissional: a reunião das áreas como recursos humanos (RH), departamento pessoal (DP), proprietários, gestão e financeiro é o primeiro passo para a definição do perfil de profissional que recebe esse tipo de remuneração dentro da organização.
  • Definição de motivos e regras: caso a empresa ou a área em questão esteja começando é importante que os setores envolvidos determinem quais são os motivos da opção da remuneração por habilidade e quais são as regras. Porém, caso algum setor já existente necessite passar pela mudança, é essencial que os colaboradores impactados sejam comunicados sobre os motivos da mudança, quais são as regras da novidade e quais são os benefícios. Nesse ponto, não se esqueça de fortalecer pilares como a valorização de cada colaborador, comprometimento com o crescimento e desenvolvimento da carreira. Além disso, é importante considerar um cronograma de implementação.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

As ações de citadas acima são fundamentais, pois ajudam a evitar desentendimentos, fofoca, falhas na comunicação e a alimentação do sentimento de injustiça de alguns funcionários. Além disso, elas demonstram que a empresa se planeja e está preocupada com o bem-estar dos colaboradores.

Você já usou esse modelo de remuneração em sua empresa ou já trabalhou em uma organização que utilizava o método? Se sim, compartilhe sua experiência e opinião nos comentários. E se tiver dúvidas, pode escrever também.

Até a próxima, pessoa querida!

 

Copyright:www.shutterstock.com