Voltar

A relação entre Psicologia Comportamental e Coaching

Publicado em | 0 comentários
desenho de cérebro humano

© Depositphotos.com / leeser A Psicologia Comportamental estuda o desenvolvimento humano com base na análise do comportamento do indivíduo, observando as interações entre pensamentos e ações.

A Psicologia Comportamental é um ramo de atuação dos psicólogos, que foca em trabalhar o desenvolvimento humano com base na análise do comportamento do indivíduo, observando as interações entre pensamentos e ações. Este campo da Psicologia baseia-se no behaviorismo, do termo americano behavior, que significa conduta/comportamento.

A base teórica da Psicologia Comportamental foi desenvolvida em 1913 por Edward L. Thorndike e John Watson, que acreditavam que a psicologia só atingiria um patamar de confiabilidade quando se limitasse apenas ao estudo do comportamento observável. Os especialistas defendiam, portanto, que não deveriam estudar os processos internos da mente, mas o comportamento visível e passível de observação.

Segundo Thorndike e Watson, o método de Psicologia Comportamental torna possível prever e controlar toda a conduta humana, com base no estudo do meio em que o indivíduo vive. A especialidade divide as pessoas em perfis de comportamento que são modificados e definidos de acordo com seu padrão de repetição.

Existem duas formas de lapidação comportamental:

Reforço Positivo: Quando o indivíduo age de maneira positiva ao ambiente em que está inserido, e é recompensado por isso.

Reforço Negativo: Quando o indivíduo elimina um comportamento aversivo assim que o faz, tendendo a não se portar da mesma maneira em outra situação, pois a mente entende a repreensão como forma de punição.

Pela lei do reforço, o indivíduo passa a se comportar por assimilação, em que a aprendizagem de uma situação passa a ser replicada em outro contexto semelhante.

Como o Coaching utiliza a Psicologia Comportamental

O foco do Coaching é trabalhar com comportamentos, atitudes e ações que auxiliem o indivíduo a se desenvolver continuamente, adquirindo habilidades e competências que contribuam para seu crescimento e evolução, englobando os âmbitos gerais de sua vida. Para isso, o método se utiliza de técnicas, teorias e ferramentas de variadas ciências da área humana.

Nesse sentido, é possível aproveitar as bases da psicologia comportamental para fundamentar as observações e percepções adquiridas ao longo do processo de Coaching. Desse modo, o coach pode aplicar, de maneira assertiva, as tarefas que efetivamente contribuem para a construção de hábitos e comportamentos favoráveis ao alcance do estado desejado do indivíduo.

A Psicologia Positiva também é outro poderoso campo da psicologia que estrutura a base do Coaching.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!